EtherCAT: características, vantagens e informações importantes
Automação Industrial

EtherCAT: características, vantagens e informações importantes

Você conhece a EtherCAT?

A comunicação industrial é feita por meio de protocolos que apresentam características e especificações únicas e são capazes de atender a diferentes necessidades.

Uma das opções disponíveis é justamente a tecnologia EtherCAT, que tem como base a Ethernet, oferecendo benefícios principalmente para a automação industrial, estabelecendo novos padrões de desempenho em tempo real e flexibilidade de topologia.

Neste artigo abordamos os principais pontos sobre essa importante rede industrial. Boa leitura!

O que é EtherCAT?

EtherCAT é uma rede Ethernet que atende às necessidades de comunicação de alta velocidade de aplicações de controle de movimento. A rede EtherCAT se destaca frente a outros protocolos devido a sua topologia flexível e manuseio simples.

Tem natureza determinística e foi projetada com ênfase em interoperabilidade, especificamente para atender às necessidades da automação industrial, que incluem, por exemplo, tempos de resposta rápidos e requisitos mínimos de dados para cada dispositivo.

A tecnologia EtherCAT é aberta, ou seja, qualquer pessoa pode implementá-la ou usá-la. Além disso, tem baixo custo de implementação e bastante estabilidade: suas especificações nunca foram alteradas, apesar de sua compatibilidade já ter sido estendida.

EtherCAT: como e por que surgiu?

A Beckhoff Automation, fabricante de Controladores Lógico Programáveis, desenvolveu sua própria versão do sistema de comunicação digital Fieldbus, como solução para o problema de largura de banda de outras interfaces.

Os estudos e esforços aplicados a esse protocolo resultaram na criação do EtherCAT, que foi apresentado ao mercado em abril de 2003 e passou a ser promovido pelo EtherCAT Technology Group.

Como funciona o EtherCAT?

O protocolo EtherCAT transporta os dados diretamente de um quadro Ethernet padrão sem mudar sua estrutura. 

A base de funcionamento do EtherCAT consiste na forma como seus nós processam os quadros: cada nó faz a leitura dos dados endereçados a ele e grava seus dados de volta no quadro, enquanto ele está se movendo.

Isto leva a um melhor uso da largura de banda, pois um quadro por ciclo é, muitas vezes, suficiente para a comunicação, ao mesmo tempo que elimina a necessidade de switches ou hubs.

Principais características da rede EtherCAT

  • Tecnologia aberta;
  • Permite troca de informações entre sistemas;
  • Armazena dados em bancos;
  • Fácil integração às máquinas;
  • Comunicação veloz;
  • Topologia flexível;
  • Alta eficiência;
  • Confiabilidade;
  • Boa relação custo/benefício;
  • Segurança e facilidade de manuseio.

EtherCAT vs Ethernet: entenda as diferenças

Embora os resultados dos protocolos sejam semelhantes, a maneira como eles realizam a entrega de dados é bem diferente.

EtherCAT atua em tempo real, com envio de mensagens para o próximo nó no anel antes de serem processadas por esse nó, proporcionando uma rede rápida, muito eficiente e sincronizada.

A Ethernet, por sua vez, pode apresentar atrasos, latências, custos e sobrecargas em sistemas de controle de movimento.

Topologia EtherCAT vs Ethernet

A Ethernet é muito útil nas indústrias, mas, para algumas aplicações, não é prática, pois encaminha quadros de dados para uma grande quantidade de endereços separados, individualmente, exigindo largura de banda massiva.

Além disso, a  movimentação dos pacotes de dados só é feita quando o mestre cliente solicita as informações.

Já o protocolo EtherCAT, apesar de usar as mesmas camadas físicas e de enlace de dados que a Ethernet, é capaz de rotear dados por meio de diversos nós diferentes, em uma configuração mestre/escravo sem a necessidade de usar endereços ou switches IP.

Na rede Ethercat o envio e recebimento de dados é feito com base em solicitações, com o mestre sendo o único com permissão para enviar um quadro, em uma abordagem que garante a operação em tempo real, evitando atrasos, e essa forma de entrega é chamada “Ethernet-on-the-fly”.

Aproveite e conheça também outros protocolos de comunicação:

Quais são as vantagens do protocolo EtherCAT?

A EtherCAT possibilitou a velocidade de comunicação e uma fácil integração das redes corporativas, tornando-se uma ferramenta valiosa para a indústria moderna. Confira suas principais vantagens.

Velocidade

EtherCAT é muito rápida e otimiza os pacotes de dados que circulam na rede, atendendo às exigências de troca de dados dos ambientes fabris. É ideal para sistemas de controle com requisitos de tempo muito curto e alta precisão.

Conectividade da EtherCAT

A conexão dos agentes EtherCAT é simplificada, com o uso de cabeamento CAT6 – similar ao adotado em ambientes de TI. Isso baixa os custos e torna a manutenção mais veloz.

Um grande diferencial é que o tamanho da rede é ilimitado, atendendo às características das mais variadas aplicações industriais.

imagem ilustrativa de fios iluminados, representando o protocolo ethercat

Fácil implementação e manuseio

Em comparação a outros protocolos (até mesmo o Ethernet), a EtherCAT é uma boa escolha, pois é mais fácil de usar, não exige a configuração de switches e oferece recursos importantes, como: a definição de endereços de forma automática; a não necessidade de ajuste de rede; e o diagnóstico rápido de falhas.

Redução de custos com a EtherCAT

Mesmo com muitos recursos, a tecnologia tem preços acessíveis e baixo custo de implementação, quando comparada a outras redes industriais. Isso porque a EtherCAT usa cabeamento padrão e não requer nenhum ativo componente de infraestrutura, como switches e hubs.

Além disso, não é preciso interfaces especiais e os dispositivos conectados utilizam chips de alta integração e muito econômicos. Também não se exige mão de obra especializada de TI para operar o sistema.

Topologia flexível

Uma rede EtherCAT pode suportar até 65.535 dispositivos e permite o emprego de várias topologias: estrela, árvore, linha, barramento, etc. 

Vale pontuar que é necessária uma distância de até 100m entre dois dispositivos (distâncias maiores são possíveis por meio de aplicação de fibra óptica).

Principais aplicações da EtherCAT em ambientes industriais

A rede EtherCAT é usada em todo o mundo em uma ampla gama de aplicações industriais que envolvem o controle de máquinas, equipamentos de medição, centros de processamento de CNC, sistemas embarcados, etc. 

Sistemas de gerenciamento

EtherCAT combina com as tarefas de controle e automação de um ambiente industrial, pois apresenta um importante fator: o determinismo, que é a capacidade de garantir que um pacote de dados seja enviado e recebido em um período específico de tempo.

Assim, proporciona a troca de informações entre sistemas de gerenciamento e supervisão, garantindo a comunicação entre máquinas.

Armazenamento e troca de informações em bancos de dados

O protocolo permite a troca de dados síncrona com dados de processo predefinidos. Além disso, armazena informações em bancos de dados, auxiliando o gerenciamento e a supervisão das atividades industriais.

Dessa forma, muitos problemas podem ser evitados, como: baixa performance, mau funcionamento, interrupção de operações e perda de registros.

Integração entre redes

O padrão EtherCAT é uma boa opção para o chão de fábrica pois pode ser diretamente integrado aos sistemas de TI e é aberto a outros protocolos, o que reduz significativamente os custos de engenharia e instalação de sistemas de automação industrial.

A Kalatec é especialista em automações e protocolos industriais, visite o nosso site e saiba mais!

banner Kalatec

Conclusão

A Ethernet convencional, usada principalmente em escritórios, não tem as características de determinismo necessárias para as tarefas de controle e automação de um ambiente fabril.

Para atender a essa demanda, surgiu a EtherCAT, amplamente utilizada nas fábricas de todo o mundo, devido à sua eficiência e simplicidade, imprescindíveis para uma comunicação adequada entre máquinas e sistemas corporativos.

Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre redes industriais? Confira outros artigos aqui no blog! Até mais!

Posts relacionados

Edilson Cravo

Edilson Cravo

Engenheiro de Aplicação da KALATEC, 23 anos de experiência com mais de 5000 visitas únicas em Indústrias. Especialista em Automação Industrial e apaixonado por Servos Motores, foi treinado nas fábricas EMERSON MOTION CONTROL, YASKAWA, WEG, DELTA, HNC, LEADSHINE e ESTUN. Foi consultor de projetos no Instituto Nuclear Brasileiro, Embraer, Rede Globo, USP (Projeto Inspire) entre outros.

Veja também