A Automação Industrial já é uma realidade em sua empresa? Se sua resposta é não, você precisa ler este artigo.
Neste texto a Kalatec apresenta o que é Automação Industrial e qual a importância dessa inovação para sua empresa.
Você vai entender como a automação tem evoluído na indústria e conferir 7 vantagens que ela pode proporcionar ao seu projeto.
Também vai saber como a Kalatec pode ajudá-lo a implantar este novo conceito de produção em seu empreendimento. Boa leitura!
A Automação Industrial é a junção de diversas tecnologias de software (programas de controle), hardware (equipamentos físicos) e outros equipamentos específicos, aplicados nos mais variados processos produtivos.
Usando alguns sistemas de controle, como computadores, robôs e tecnologias da informação em processos de fabricação, dispensam a necessidade de operadores humanos.
Seu objetivo é melhorar os processos industriais por meio de sistemas automatizados, atuando na gestão e controle de variáveis, integrando processos de produção com o ambiente virtual.
Um conceito moderno de fabricação, essencialmente conectado à Indústria 4.0 que reúne Sistemas ciber-físicos, Internet das Coisas, Computação em Nuvem, dentre outras ferramentas.
E é desse novo conceito que se origina o que chamamos hoje de “fábrica inteligente”.
Essa solução amplia a eficiência dos processos e maximiza a produção de sua empresa, com menor consumo de energia, diminuição de resíduos e possibilidade de erros, garantindo segurança e aumento no desempenho.
Além disso, melhora as condições de trabalho, simplifica as operações, diminui ao máximo o esforço humano na cadeia de valor e muito mais.
Investir na automação é garantir o retorno rápido do investimento enquanto potencializa a capacidade de produção com aumento na qualidade, ter vantagem para customização de demandas, e consequentemente, se destacar no mercado.
O uso de recursos automáticos possibilita atender as demandas cada vez mais urgentes e com mais especificações, em um curto prazo de tempo, e com mais qualidade.
A ação por robôs também reduz o desperdício de insumos, possibilitando programar o fluxo de produção de acordo com cada demanda.
Com a automação é possível medir, controlar, padronizar e promover melhoria contínua nos processos produtivos, por meio de sensores, atuadores, ferramentas de controle e de supervisão, além de outros recursos.
Essas ferramentas enviam as informações em tempo real para os gestores, que podem, por exemplo, ajudar o departamento de manutenção a prever problemas, o de suprimentos na reposição necessária, entre outros.
A automação industrial, em décadas de evolução, além de aprimorar a indústria, também proporcionou progressos em todo ciclo produtivo e em outros setores.
O ciclo evolutivo da automação começou na 1ª Revolução Industrial, no século 18, na Inglaterra, marcado pelo ferro, carvão e energia a vapor, com os primeiros teares e máquinas a vapor utilizados para dar mais ritmo à produção.
Já a 2ª Revolução Industrial, ocorrida na metade do século 19, foi marcada pelo aço, eletricidade e petróleo, trazendo mais progresso para a automação, com a utilização da energia elétrica no processo produtivo.
Na metade do século XX, quando houve uma série de evoluções tecnológicas no mundo, a 3ª Revolução Industrial aproximou a tecnologia dos computadores à produção.
Atualmente, a 4ª Revolução Industrial, conhecida como Indústria 4.0, tem transformado a produção industrial, com o auxílio da Internet.
Hoje, mais evoluída, a Automação Industrial se apresenta como uma tecnologia que integra três áreas:
Assim, reúne avanços tecnológicos com atividades manuais e analíticas.
E com o advento da Internet of Things (IoT), a Internet das Coisas, é possível conectar máquinas e outros dispositivos à Internet, tornando tudo ainda mais rápido e eficiente.
A automação proporciona inúmeras vantagens para a indústria, tornando os processos de fabricação mais flexíveis e garantindo produtos de qualidade.
Conheça mais 7 vantagens dessa tendência mundial.
Os recursos tecnológicos integram softwares avançados e sensores que permitem à máquina operar de forma autônoma, seguindo as orientações previamente programadas.
As informações são enviadas para um programa, sobre as condições da máquina, garantindo uma operação sem falhas, deixando seu operador responsável apenas por monitorá-lo, reduzindo riscos de erro humano e acidentes.
O investimento oferece um ótimo custo-benefício, com retorno rápido e atraente, pois reduz o custo da produção e aumenta a capacidade fabril.
Como também reduz os erros provocados pelo trabalho manual, diminui desperdícios de matéria prima e custos com consumo de energia elétrica e manutenção dos equipamentos.
Este é um dos benefícios mais significativos, pois permite o alcance de ciclos de produção mais velozes e eficientes, já que o tempo de produção é acelerado – máquinas trabalham 24 horas por dia.
Com mais precisão, repetibilidade e menos falhas, garantem maior volume de fabricação, e assim, mais ganhos.
Os dados da produção são medidos por um computador inteligente, assegurando a precisão e o tempo total de produção. São sensores e processadores que ajudam na exatidão dos movimentos, reduzindo drasticamente as falhas na produção.
Com os recursos tecnológicos será possível programar os parâmetros da produção desejáveis, podendo prever cada etapa do processo fabril quanto a tempo de duração de cada fase, material necessário e qualquer outra informação.
Mensurando processos, se previne falhas, defeitos e possíveis acidentes, evoluindo o sistema produtivo.
A vantagem competitiva acontece por elevar o volume de produção e o poder de negociação, uma vez que os erros e desperdícios diminuem.
O uso da solução de análise de Big Data, por exemplo, permite processar e manipular um volume gigantesco de dados, de forma ágil, gerando informações estratégicas que podem ajudar a alavancar o sistema produtivo.
Uma linha de produção automatizada é controlada por máquinas, reduzindo as chances de acidentes, mesmo sendo projetadas para atuar em ambientes de situações extremas e riscos potenciais.
Assim é possível garantir a segurança nos processos de fabricação, evitando que acidentes graves ocorram com os colaboradores.
Garanta o máximo de precisão para suas máquinas de alta velocidade de rotação. Conheça toda a linha de Fusos de Esferas da Kalatec.
Se você precisa de auxílio para estruturar o projeto de automação para a sua empresa, a Kalatec tem uma equipe especializada, pronta para te ajudar.
Garanta o máximo de precisão para suas máquinas de alta velocidade de rotação. Conheça toda a linha de Fusos de Esferas da Kalatec!
Com mais de 30 anos de história, a Kalatec conta com o maior Portfólio de Produtos de Automação Industrial do Brasil, e um dos maiores estoques, além de 15.000 atendimentos por ano.
Com sedes em Campinas, São Paulo e Joinville, em Belo Horizonte e Porto Alegre, a Kalatec dispõe de uma equipe de especialistas com ampla vivência de mercado que se dedica na busca de soluções inovadoras para clientes, nos setores:
Reconhecida pela DELTA AUTOMAÇÃO como a Maior Distribuidora das Américas por 8 anos consecutivos, a Kalatec mantém um dos maiores estoques do Brasil.
A Kalatec está entre as empresas que mais investem em estoque no mercado nacional. Chegou a ter 95% da sua demanda estocada, garantindo pronta entrega de qualquer produto de seu portfólio.
Além da estrutura sólida, a Kalatec se destaca no mercado pelo Suporte Técnico que oferece, com equipe de 60 colaboradores especializados para oferecer a melhor solução para a sua empresa.
Portanto, a aplicação da Automação Industrial é fundamental, principalmente por criar vantagem competitiva que permite à sua empresa se sobressair no disputado mercado industrial.
Seja uma empresa de pequeno ou de grande porte, é possível automatizar a produção, reduzindo custos e aumentando os ganhos.
Para isso é necessário uma visão sistêmica de todos os processos fabris, considerando desde a matéria prima que é retirada do almoxarifado até o produto final.
E o que faz desses processos eficientes é, sem dúvida, a automação.