Tipos de atuadores industriais: saiba quais são e para que servem
Automação Industrial

Tipos de atuadores industriais: saiba quais são e para que servem

Para conhecer melhor os tipos de atuadores industriais, vale a pena, primeiro, explorar o conceito e as aplicações desse tipo de dispositivo que é tão fundamental para proporcionar força motriz aos equipamentos.

E vamos falar a respeito disso para, em seguida, explicar para você um pouco mais sobre os 5 tipos de atuadores do mercado e os diferenciais de cada um deles.

Por isso, siga conosco, nos tópicos abaixo, e vamos compreender melhor quais são os tipos de atuadores utilizados na aplicação industrial!

O que é um atuador?

Em seu conceito básico, um atuador tem como capacidade principal a produção de movimento por meio da conversão de algum tipo de energia (como a pneumática, para citar um exemplo, apenas) em energia mecânica.

É, inclusive, isso o que mais diferencia os diferentes tipos de atuadores industriais: a energia aplicada para a posterior conversão em energia mecânica. Pois no geral o atuador vai ser o grande o responsável por garantir que ocorra a força motriz em uma linha.

Como resultado, sua indústria se beneficia de mais eficiência nos processos operacionais e consegue se adaptar às diferentes necessidades por meio desse tipo de dispositivo.

Para que servem os atuadores industriais?

Como destacamos acima, os atuadores industriais são dispositivos que têm a importante missão de ajudar a produzir movimento por meio da conversão de energias. Também falamos que uma delas é a energia pneumática, mas o atuador também consegue converter em energia mecânica as energias elétrica e hidráulica.

Portanto, os diferentes tipos de atuadores industriais funcionam quando são auxiliados por algum fluido, ar ou mesmo energia elétrica para garantir a energia mecânica que vai colocar em movimento as válvulas e, assim, participar ativamente na operação de máquinas e de equipamentos em geral de indústrias de diferentes segmentos e áreas de atuação.

atuador linear para que servem

Tipos de atuadores industriais: confira

Cada tipo de atuador industrial é movido por meio de um tipo de energia e que, posteriormente, vai ser convertida em energia mecânica.

Abaixo, vamos explicar melhor o funcionamento de cada um desses tipos. Confira!

Atuadores hidráulicos

Atuadores hidráulicos e pneumáticos têm certa familiaridade porque ambos necessitam, para o seu funcionamento, de algum tipo de fluido. No caso do primeiro, óleo tende a ser o produto favorito porque ele contribui positivamente para gerar movimento a partir da sua pressurização. 

E qual é a grande aplicação desse, dentre todos os outros tipos de atuadores industriais? O modelo hidráulico é bastante requerido quando precisa manipular produtos com cargas elevadas, exigindo bastante força do maquinário.

Atuadores pneumáticos

Agora, quando falamos em atuadores pneumáticos, o elemento em questão usado para gerar a energia mecânica necessária costuma ser o ar, mesmo. Ao pressurizá-lo, a retenção de pressão é menor (quando comparamos com o atuador hidráulico, por exemplo), e por isso o funcionamento desse dispositivo ocorre por meio do auxílio de um pistão no interior de um cilindro oco. 

Em seguida, uma bomba externa é utilizada para causar a pressão desejada, movendo o pistão dentro desse cilindro. Essa movimentação é a responsável por aumentar a pressão exercida, e consequentemente a geração de energia mecânica.

Vale também destacar algumas das vantagens em contar com atuadores pneumáticos industriais, confira:

  • são dispositivos muito leves;
  • contam com aplicações variadas, podendo ser aplicados em diferentes ambientes;
  • a manutenção desse tipo de atuador industrial é baixa;
  • os componentes do atuador pneumático costumam ter alta durabilidade.

Atuadores elétricos

Existem, também, os atuadores elétricos. Eles são acionados com o auxílio de energia elétrica, que é rapidamente convertida na energia mecânica que, uma vez obtida, vai exercer o movimento linear desejado do seu equipamento industrial.

vista em corte de atuador linear elétrico

E como funciona esse tipo de atuador? Basicamente, ele é acionado (via motor ou por meio de um interruptor) e toda a operação pode ser feita à distância. Com isso, o dispositivo tem destacada atuação em controladores de portas, por exemplo, ou mesmo para diversos outros processos industriais. As possibilidades são bem amplas e diversificadas, considerando que esse, entre todos os outros tipos de atuadores industriais, dispõe de uma transmissão de potência simplificada, mas bem eficiente.

Confira outras vantagens em contar com os atuadores elétricos:

  • contam com grande precisão — sob uma perspectiva mais funcional;
  • são dispositivos mais silenciosos;
  • as chances de vazamento são baixíssimas (para não dizer nula).

Saiba mais sobre atuadores elétricos aqui e confira os modelos de atuadores elétricos para comprar na Kalatec.

Atuadores para válvulas

Quando falamos em atuadores para válvulas, estamos falando de tipos de atuadores industriais já mencionados ao longo do artigo. Neste caso, especificamente, sobre o atuador elétrico e também o atuador pneumático.

No caso dos dispositivos operados pneumaticamente, a operação pode acontecer por diafragma para peças globo ou gaveta. Ou, ainda, por meio de cilindros, como mencionamos anteriormente no tópico específico do atuador pneumático.

atuador linear para válvulasVocê também pode encontrar atuadores para válvulas que funcionam por meio do auxílio de uma mola (esta, que pode ser de ação simples ou ação dupla).

Já os atuadores elétricos para válvulas são classificados como:

  • on-off;
  • controle (modulante).

Para tanto, a sua escolha vai ser baseada na forma com a qual a planta será operada (se por DCS ou por PLC).

Atuador rotativo ou linear

E existe, por fim, entre os 5 tipos de atuadores industriais, o atuador rotativo ou linear. O primeiro conta com movimento rotativo de 90° e é usado para atuar com válvulas de processo.

Já o atuador linear (ou cilindro pneumático) conta com deslocamento como sugere o seu nome e é usado para soluções de automação industrial em geral.

Kalatec

Adquira seu Atuador Linear Industrial com a Kalatec, consulte nossos especialistas!

Conclusão

Viu como cada um dos tipos de atuadores industriais têm uma função e características específicas que podem transformar a rotina da sua indústria? Conte conosco, agora, para participar dessa mudança de impacto nas rotinas e processos do seu negócio!

Posts relacionados

Edilson Cravo

Edilson Cravo

Engenheiro de Aplicação da KALATEC, 23 anos de experiência com mais de 5000 visitas únicas em Indústrias. Especialista em Automação Industrial e apaixonado por Servos Motores, foi treinado nas fábricas EMERSON MOTION CONTROL, YASKAWA, WEG, DELTA, HNC, LEADSHINE e ESTUN. Foi consultor de projetos no Instituto Nuclear Brasileiro, Embraer, Rede Globo, USP (Projeto Inspire) entre outros.

Veja também