Chão de fábrica: o que é e como gerir a produção de uma fábrica
Automação Industrial

Chão de fábrica: o que é e como gerir a produção de uma fábrica

Você conhece bem a sua fábrica? Sabe quanto tempo suas máquinas ficam paradas ou quantas peças elas produzem por hora? É valioso saber! Literalmente, vale tempo e dinheiro.

É importante conhecer cada detalhe de  tudo o que ocorre na empresa, principalmente no centro dela: o chão de fábrica. Lá se concentram as etapas do processo produtivo e onde se alcança o resultado, o produto em si.

Ao acompanhar cada uma dessas etapas, é possível  saber, por exemplo, quanto tempo leva cada ação ou atividade. Você terá uma noção melhor de como cada funcionário trabalha, o que cada um faz, etc.

Dessa forma, dá para entender todo o funcionamento do negócio, identificar melhorias que você talvez não imaginava e ajudar até mesmo na tomada de decisões. Por exemplo: se um investimento deve ser feito ou não.

Tudo isso, de uma forma geral, será muito benéfico e resultará na expansão do seu negócio. 

Mas, afinal, o que é o chão de fábrica e como administrá-lo bem? Acompanhe o conteúdo a seguir e tire dúvidas. Boa leitura!

O que é chão de fábrica?

O chão de fábrica pode ser definido como o local onde os processos industriais são realizados. Em outras palavras, é onde a produção é realizada e, de fato, se coloca a “mão na massa”. 

Pode ser em um pátio, galpão, enfim, em uma instalação ou ambiente onde se concentram os funcionários e maquinário, onde fica a linha de produção. É aí que são concebidos os produtos desejados. 

Em resumo, chão de fábrica é a base fundamental de uma empresa. Conhecido por abranger atividades mais braçais, hoje, as atividades foram evoluindo, para se adequar ao que exige a nossa realidade de indústria 4.0

Atualmente, os trabalhadores fiscalizam o trabalho pesado, agora feito pelas máquinas, inseridas em um sistema de tecnologias integradas. 

A nova forma de trabalho exige funcionários capacitados e em constante aprendizado, para lidar com essas novas tecnologias.

Soluções da Kalatec para automação do chão de fábrica

O que é trabalhar em chão de fábrica?

Os funcionários desta área executam desde tarefas simples, como a limpeza de máquinas, até outras mais complexas, como a programação de robôs. 

As matérias-primas são recebidas, passam pelas transformações necessárias nas linhas de produção, até resultarem em produto final. Ou seja, é na área produtiva que as mercadorias ganham  “vida”.

Durante o processo, os funcionários operam e monitoram equipamentos. Também usam diversas ferramentas e manuseiam peças.

O trabalho nas linhas de produção é tão importante que, mesmo em tempos de crise, mostra-se forte e necessário.

Uma pesquisa  da Confederação Nacional da Indústria (CNI) revela que houve uma retomada no crescimento do emprego na indústria, em dezembro de 2020.

Como organizar a produção de uma fábrica?

Para que os processos sejam realizados em conformidade com o que foi planejado, é preciso manter a organização e o controle sobre o chão de fábrica.

Ações devem ser aplicadas para padronizar os processos. É preciso um alinhamento entre os sistemas industriais.

Para fazer a organização de uma forma eficiente é importante: 

  • levantar dados de todos os processos;
  • identificar máquinas (ou até funcionários) ociosos;
  • rastrear não-conformidades;
  • planejar formas de eliminar os gargalos, desvios e falhas identificados;
  • fazer a manutenção (preventiva, preditiva e corretiva) dos equipamentos; 
  • implementar tecnologias, etc.  

Isso gera inúmeros benefícios, como: aumento da segurança no local de trabalho, melhoria na qualidade dos produtos, diminuição do índice de retrabalho. Todos esses pontos contribuem para o aumento da produtividade.

Faça o controle do chão de fábrica

Realize o controle do chão de fábrica

O controle pode ser feito de diferentes formas, como:  

  • uso de softwares (que podem armazenar dados,  organizar informações e fazer o apontamento de produção, por exemplo);
  • uso de metodologias anti-desperdício, como Lean Manufacturing, ou o Diagrama de Ishikawa;
  • sistemas de controle, como o PCP (Planejamento e Controle de Produção) ou o ERP (Planejamento dos Recursos da Empresa), que servem para planejar e gerenciar em tempo real.

Cuide da gestão de pessoas no chão de fábrica

Os trabalhadores conhecem bem o dia a dia dos processos produtivos, afinal, a maioria deles atua diretamente na linha de produção. Isso significa que eles devem ser ouvidos e sentir-se acolhidos para propor ideias e melhorias.

Os gestores têm que deixar claro quais são as metas da empresa e o que se espera deles, para que juntos alcancem os objetivos, de forma engajada. Deve haver um elo entre as equipes operacional e gerencial.

É preciso também conhecer a competência de cada funcionário e incentivá-lo com treinamentos e capacitação. Em tempos de indústria 4.0, isso é essencial.

Adotar estratégias para valorizar a equipe também é válido. Afinal, um  trabalhador feliz e satisfeito é mais produtivo. 

De acordo com uma pesquisa feita pela Right Management, citada pela revista Varejo, os trabalhadores motivados são 50% mais empenhados. 

O reconhecimento pode ser desde um elogio, até um bônus salarial ou uma promoção, quando possível. 

Faça a demarcação do chão de fábrica

A segurança é sempre uma das prioridades nas instalações industriais.

Os EPIs precisam ser utilizados de acordo com a legislação vigente. Reuniões de conscientização e prevenção devem ser feitas com frequência.

É importante até mesmo o posicionamento de máquinas e pessoas, de forma que os processos transcorram de forma fluida, contínua e segura.

Prezando a segurança e organização, costumam ser feitas demarcações no chão e paredes. Tinta e fitas adesivas podem ser utilizadas para mostrar onde ficam as ferramentas e os extintores, por exemplo. 

Também servem para delimitar onde os funcionários devem atuar, onde as máquinas devem ficar. As áreas onde os visitantes podem circular também devem ser indicadas. 

Garanta a sinalização do chão de fábrica

Além da demarcação de todo o ambiente industrial, também é preciso fazer uma boa sinalização. Painéis de advertência, faixas informativas, placas, adesivos e etiquetas são alguns dos instrumentos que podem ser adotados no chão de fábrica.

Assim, todos ficam cientes das normas a serem seguidas e quais são as políticas de segurança e meio ambiente da fábrica. 

Essas medidas resultam em agilidade e qualidade nos processos. Além disso, muitos acidentes poderão ser evitados.

Utilize os melhores equipamentos para sua produção

Os resultados serão alcançados mais facilmente se houver investimento em equipamentos que otimizem a produtividade

Com um maquinário moderno, o tempo de set-up se reduz, e os processos tornam-se mais ágeis, gerando economia. E o melhor é que existem ótimas opções no mercado, disponíveis a baixo custo relativo e que rendem muitas vantagens.

A Kalatec conta com uma equipe de especialistas à disposição para te ajudar a encontrar equipamentos que irão aprimorar o seu negócio.

Conheça os produtos da Kalatec - Maior Linha de Produtos de Automação do Brasil

Conclusão

Ao longo deste conteúdo, entendemos que o chão de fábrica é crucial em uma indústria. Quando bem administrado, é possível ter maior controle sobre a produção diária e acompanhar o andamento dos pedidos.

Além disso, com os recursos e máquinas monitorados em tempo real, fica mais fácil resolver eventualidades.

Observamos que a tecnologia está a favor da indústria, e apresenta diversas opções para auxiliar a medir o desempenho e a crescer cada vez mais.

A Kalatec está preparada para te auxiliar a encontrar soluções e melhorias para o seu chão de fábrica.

Conte com as soluções da Kalatec para automatizar o seu chão de fábrica. Entre em contato conosco!

Posts relacionados

Edilson Cravo

Edilson Cravo

Engenheiro de Aplicação da KALATEC, 23 anos de experiência com mais de 5000 visitas únicas em Indústrias. Especialista em Automação Industrial e apaixonado por Servos Motores, foi treinado nas fábricas EMERSON MOTION CONTROL, YASKAWA, WEG, DELTA, HNC, LEADSHINE e ESTUN. Foi consultor de projetos no Instituto Nuclear Brasileiro, Embraer, Rede Globo, USP (Projeto Inspire) entre outros.

Veja também