Codesys: O que é e quais são as aplicações?
Automação Industrial

Codesys: O que é e quais são as aplicações?

Depois de automatizar um sistema, vem a pergunta: como fazer o acompanhamento e a programação dos processos? Um dos softwares mais utilizados para isso é o CODESYS. Essa plataforma de código aberto é adotada em todo o mundo para auxiliar o controle de máquinas industriais.

É amplamente usada para programação de Controladores Lógico Programáveis (CLPs) de diferentes fabricantes, oferecendo aos usuários uma solução integrada, padronizada e prática para o desenvolvimento das tarefas de produção diárias.

Confira, nesse conteúdo, informações sobre o CODESYS, suas principais aplicações e vantagens, além da sua importância para a indústria. Vamos lá!

O que é CODESYS?

CODESYS (Controller Development System) é um software de código aberto utilizado como uma ferramenta de programação de sistemas de automação. Baseada na norma internacional IEC 61131-3, a plataforma é ideal para atuação junto a máquinas que necessitem de Controladores Lógico Programáveis (CLPs), pois possui recursos técnicos eficientes e é fácil de usar.

Nesse ambiente de desenvolvimento, é possível visualizar processos industriais utilizando uma Interface Homem-Máquina (IHM). Algumas versões do software permitem, ainda, o acompanhamento via web, por meio de tablets e smartphones.

O CODESYS usa cinco linguagens para habilitação de aplicativos: Texto Estruturado, Lista de Instruções, Diagrama de Fluxo, Linguagem Ladder e Diagrama de Bloco.

Assim, o usuário pode escolher a linguagem mais adequada para cada aplicação e até mesmo combiná-las, ampliando a funcionalidade do sistema de controle.  

Considerado uma ferramenta da Indústria 4.0, o software oferece interface aberta e recursos de segurança abrangentes, além de possibilitar uma troca de dados descomplicada entre qualquer rede IIoT e o desenvolvimento de controladores de borda.

Quais as aplicações do CODESYS?

Pela sua facilidade de programação, a plataforma é utilizada para o desenvolvimento de inúmeros projetos de automação. Veja:

Automação industrial

Utilizado na automação de fábricas, para tarefas como: configuração de fieldbus, criação de telas de visualização para operação de máquinas seriais e equipamentos especiais de produção.

Possibilita o planejamento e o controle de movimentos complexos ou movimentação CNC, além da implementação de funções de segurança conforme padrões internacionais como a IEC 61508.

Automação embutida

O software também é útil para aplicações embarcadas industriais, como os equipamentos CNC (Comando Numérico Computadorizado), robôs e computadores industriais, instrumentos inteligentes, IHMs e os já citados CLPs.

O CODESYS permite o controle de equipamentos de pesagem e dosagem industrial, compressores, instrumentos médicos, etc.

Automação móvel

A plataforma é adotada em centenas de aplicações móveis, ou seja, guindastes, empilhadeiras, máquinas de construção, etc.

Com fácil integração, o CODESYS possui versões específicas para a operação e manutenção de equipamentos móveis diretamente no controlador. Oferece configuradores integrados e protocolos em forma de bibliotecas portáteis para todos os fieldbus padrão na indústria de máquinas móveis.

Automação do processo

Processos e instalações também se beneficiam das funções do CODESYS. Com a ajuda dele, a equipe de engenharia de processo controla indústrias de aço e alumínio. Também é possível monitorar e gerenciar esgotos ou plantas de processamento de papel, por exemplo.

O software suporta sistemas de barramento para tecnologia de processos como Profibus, Profinet ou Modbus, com configuradores integrados.

Automação energética

Muito utilizado em indústrias de geração e distribuição de energia, em usinas de turbinas eólicas, energia solar, de aquecimento, e também em estações de transformação.

Sua interface de barramento e redundância integrados ajudam a realizar o controle desse tipo de aplicação, que exige alto nível de segurança e disponibilidade.

Automação predial

A plataforma de programação também é amplamente empregada na automação de edifícios residenciais e comerciais. Ela faz o controle da iluminação, temperatura, som e muito mais, geralmente utilizando uma IHM.

Esse tipo de controle inteligente e centralizado está em alta, pois, além de sofisticado e prático, ajuda a reduzir custos.

Quais as vantagens do CODESYS?

  • Uma das principais vantagens do CODESYS é que se trata de um software open source, ou seja, tem código aberto e, portanto, sua licença e renovações são gratuitas. Para baixar a versão mais recente, basta acessar o seu site oficial;
  • A tecnologia é bem versátil: dispositivos de fabricantes diferentes podem ser usados para automatizar com CODESYS. Além disso, padrões industriais como OPC UA ou MQTT podem ser conectados ao sistema;
  • Devido às opções de rede e fieldbus, é possível implementar topologias de rede flexíveis como o Modbus, o CANopen e o Profibus, além de protocolos industriais baseados em Ethernet;
  • Apresenta excelente depuração e programação online e offline;
  • Possui simulador de CLP integrado;
  • Tem integração completa para realizar tarefas de automação, incluindo sistema de desenvolvimento, fieldbus e configuração de E/S;
  • É adaptável e consegue atender a requisitos de diferentes projetos, com perfis, plug-ins e bibliotecas personalizadas;
  • Pode ser incorporado em diversas estruturas de sistemas com interfaces baseados em OPC;
  • Seus recursos também beneficiam o aprendizado de estudantes em escolas e universidades, incentivando a formação de técnicos e engenheiros;
  • Possui versões com a função de acompanhamento pela web, ou seja, com gerenciamento remoto; e muito mais.

Por que usar CODESYS na indústria?

Por se tratar de um sistema confiável, é largamente utilizado em projetos industriais. Seu ambiente de desenvolvimento orientado pela IEC 61131-3 oferece funções que podem ser aproveitadas sem a necessidade de ferramentas adicionais.

Além disso, o CODESYS é considerado uma boa escolha pois facilita a automatização das fábricas, permitindo configuração de fieldbus e criação de telas de visualização para operação de máquinas.

Segundo dados da fabricante, atualmente, mais de 1000 controladores diferentes em todo o mundo utilizam o software.

Quais as aplicações industriais de CODESYS?

A gama de possibilidades com o uso do CODESYS para a automação industrial é muito grande e varia de projetos com lógicas simples até complexas aplicações de robótica, controle de movimentos em processos e atuação junto a sistemas CNC.

Uma das características mais atraentes para as empresas é que o software pode ser personalizado para adicionar recursos próprios de fabricantes distintos e até mesmo bibliotecas dedicadas.

Assim, em meio a tantas opções de equipamentos com CODESYS, os gestores podem escolher a que melhor se adequa ao seu empreendimento, contendo as funções ideais.

Conclusão

Concluímos que o uso de ferramentas de programação criadas para facilitar e otimizar as atividades industriais é sempre bem-vindo. E o CODESYS é um desses instrumentos, que não foi difundido mundo afora à toa.

Suas vantagens destacam-se, principalmente a facilidade no manuseio e a capacidade de integração a sistemas.

Por isso, vale a pena investir em equipamentos que aderem a tecnologias benéficas como esse software.

Esperamos que tenha gostado desse artigo. Se quiser saber mais sobre automação industrial, visite o nosso site e acompanhe as nossas redes sociais.

Posts relacionados

Edilson Cravo

Edilson Cravo

Engenheiro de Aplicação da KALATEC, 23 anos de experiência com mais de 5000 visitas únicas em Indústrias. Especialista em Automação Industrial e apaixonado por Servos Motores, foi treinado nas fábricas EMERSON MOTION CONTROL, YASKAWA, WEG, DELTA, HNC, LEADSHINE e ESTUN. Foi consultor de projetos no Instituto Nuclear Brasileiro, Embraer, Rede Globo, USP (Projeto Inspire) entre outros.

Veja também