Se você ainda não sabe o que é IHM verá que essa Interface Homem – Máquina é uma ferramenta inovadora, indispensável no processo de automação das empresas. Mas, afinal, você sabe como essa tecnologia funciona?
Neste artigo você vai conhecer para que serve, quais as vantagens, os tipos de Interface que existem e suas aplicações.
Além disso, verá como é feita a comunicação entre este instrumento e o CLP (Controlador Móvel Programável).
E, por fim, vai poder ver como é possível prosperar com a implantação dessa tecnologia em sua linha de produção.
Se você busca entender o que é IHM, saiba que a sigla IHM (Interface Homem – Máquina) vem do inglês HMI (Human Machine Interface).
Um equipamento com uma tela (que pode ser um monitor “touch screen” ou não), cujo objetivo é facilitar a comunicação e interação entre o homem e os sistemas ou dispositivos atuantes na produção inteligente, nas plantas de produção.
Com linguagem simples, facilita ao operador o manuseio das máquinas, com o uso de janelas de operação, alarmes, animações, dentre outras funcionalidades.
Para a indústria 4.0, entender o que é IHM é poder traduzir dados complexos em informações acessíveis, podendo ser aplicada em praticamente todo tipo e para todas as funções de uma máquina.
Também é possível revisar e monitorar processos, diagnosticar problemas, acompanhar o tempo de produção, supervisionar KPIs, monitorar entradas e saídas, visualizar dados ou só conferir a execução de um sistema.
Para a indústria automatizada, quanto mais fácil de usar e mais responsiva a IHM, mais econômico e eficiente é o trabalho.
Nela, o operador consegue visualizar sinais de alarmes, alterar parâmetros, ajustar velocidade, analisar gráficos ou tabelas. No caso de uma tela touch, o processo se torna ainda mais intuitivo, rápido e produtivo.
Além disso, a ferramenta substitui funções como a tradicional caminhada pelo chão de fábrica, acompanhada por uma prancheta, papel e caneta, reduzindo falhas de comunicação e acidentes.
As vantagens vão além do que significa o que é IHM. Por serem equipamentos simples, também são chamados de computadores de uso industrial, com telas mas espessas e proteção extra.
É uma tecnologia projetada para indústria e, mais robusta, forte, pronta para aguentar vestígios de poeira e respingos d’água, com tamanhos variados, como tablets mais resistentes.
Uma de suas maiores vantagens é a otimização de processos e ainda:
Permite um controle centralizado e ágil, com sistemas conectados e acesso à CLPs, facilitando o trabalho do operador de modo rápido e seguro.
Visualização de fácil interpretação, janelas com mensagens explicativas, animações, facilitando a usabilidade e controle.
É de fácil implementação por ser simples de configurar, mesmo com alta capacidade operacional. Permite criar diferentes telas para diferentes rotinas de monitoramento, além de possibilitar ajustar ou alterar processos rapidamente.
O desktop reúne programações e processos antes feitos manualmente e os exibe na tela, como no uso de smartphones e tablets.
Sua instalação exige menos fiação, menor consumo de energia e custos operacionais, e possibilita integrar outras ferramentas, como os CLPs (Controladores Lógicos Programáveis).
O que é IHM Portátil, se não um equipamento de fácil manuseio, que facilita o uso em larga escala na indústria, dando ao operador o controle da planta fabril em tempo real e na palma da mão.
Geralmente são fabricadas com telas LCD “touch screen”, com tamanhos que variam de 4,3″ a 15″, equipadas com memórias, sistema operacional, interfaces de comunicação e mais.
A IHM normalmente é interligada a um controlador CLP. Essa comunicação pode ser feita de diversas maneiras, dentre elas podemos citar duas:
A Comunicação Direta, na qual a interface é conectada diretamente ao CLP por meio de um cabo de comunicação, geralmente utilizando os padrões de comunicação RS-232, RS-485 e TTY.
A Comunicação FieldBus, para a qual é necessário uma rede de comunicação, sendo as principais redes a Profibus, a Profinet e a Device-net.
CLP significa Controlador Lógico Programável, também conhecido, em inglês, como Programmable Logic Controller (PLC).
Um computador industrial que contém hardware e software, utilizados para realizar funções de controle. Possui duas seções básicas: a Unidade Central de Processamento e a interface de entradas e saídas do sistema.
Ele é um computador especializado cuja função é automatizar, controlar e monitorar os mais diversos e complexos tipos de máquinas e processos industriais.
Na prática, a CPU lê os dados de entradas dos dispositivos, através da interface de entrada, e executa os controles de programa armazenados na memória.
Monitore seu processo industrial com a linha CLP Kalatec.
A Kalatec possui diversos tipos de interfaces disponíveis para você implantar em sua empresa:
Oferece mais versatilidade ao seu processo e garante ganhos na relação custo/ benefício. Possui uma versão com tela sensível ao toque, em tamanho de até 7 polegadas.
Votado para quem busca alta velocidade, esse modelo utiliza a plataforma de processadores Cortex-A8 e um display de exibição de alto brilho, contraste e cores vibrantes.
Para mais resistência, esta é uma Interface Touch Screen de 15 polegadas, com carcaça de alumínio, resolução 1024 × 768, 2 portas COM e 03 portas Ethernet.
Pode ser aplicada em diversos contextos da fabricação industrial e vamos falar sobre 4 delas:
Ao acessar o CLP a Interface lê os dados do sistema de produção da máquina, traduz e os projeta de forma visual simplificada.
O operador analisa esses dados e pode tomar as decisões necessárias, garantindo a excelência na produção.
Através da Interface tornou-se possível monitorar, comandar, gerenciar e analisar informações do processo produtivo em tempo real.
Assim, se ganha mais agilidade e precisão na tomada de decisões e mudanças que visem melhorias, aumenta-se a eficiência, rastreabilidade e redução de falhas no processo.
Benefício que integra uma lista de tendências da indústria 4.0.
Ao acessar os dados no CLP, a IHM identifica o problema, interpreta e o disponibiliza de forma visual ao operador, para que possa tomar uma decisão embasada.
Este, realiza um comando na IHM, que leva as informações ao CLP, a fim de alterar o que for necessário no sistema para eliminar o problema identificado.
O KPI (Key Performance Indicator) ou Indicador Chave de Desempenho é uma ferramenta que atesta se as propostas e os planos de produção estão sendo adequados.
A IHM é fundamental para o acompanhamento dos KPI’s de sua empresa, por propiciar informações sobre a produtividade, qualidade e rentabilidade do processo, auxiliando no controle das metas.
Você viu o que é IHM, o quanto é fundamental para potencializar os resultados, segurança e rotinas, integrando profissionais a modernas máquinas.
Viu para que serve e as vantagens que esta ferramenta proporciona para o seu negócio e o ótimo custo/benefício.
A Kalatec espera que este artigo tenha conseguido mostrar a relevância da automação industrial para o sucesso da sua empresa, especialmente quanto à Interface Homem Máquina em seus processos produtivos.