Manutenção industrial: tudo que você precisa saber a respeito!
Dicas para projetos

Manutenção industrial: tudo que você precisa saber a respeito!

A Manutenção industrial é importantíssima.

Máquinas e equipamentos industriais precisam funcionar adequadamente para que não ocorram problemas nas linhas de produção, comprometendo todo o trabalho industrial.

A substituição de uma única peça pode fazer grande diferença em todo o processo de fabricação. Dessa forma, a manutenção deve ser prioridade, para evitar muitas dores de cabeça.

Infelizmente, ainda há organizações que só reconhecem a importância da manutenção após algum acidente. E isso, na realidade 4.0 em que estamos, não é mais tolerado.

Continue a leitura e entenda porque essa área merece investimento!

O que é manutenção industrial?

É o conjunto de ações técnicas e administrativas aplicado em todas as áreas de uma indústria, com a finalidade de fiscalizar e manter instrumentos e máquinas em pleno funcionamento.

Esta definição está registrada na norma NBR 5462/1994 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Em outras palavras, manutenção industrial é o conjunto de práticas aplicadas nas linhas de produção de uma empresa, visando alongar, o máximo possível, a vida útil das máquinas, equipamentos e instalações.

Essas ações tendem a diminuir a necessidade de manutenções corretivas e possíveis paradas na linha de produção das indústrias, além de reduzir os custos com reparos não planejados, além de manter os padrões de qualidade.

Infelizmente algumas empresas desprezam o trabalho da manutenção, dirigindo-se a ela somente em caso de emergência. Isso é um erro, visto que ela é tão relevante quanto à logística, qualidade, produção ou a engenharia.

Assim como as demais áreas e funções de uma fábrica, uma boa e bem elaborada manutenção industrial contribui para a produtividade e qualidade, garantindo a redução dos desperdícios nos processos produtivos.

Além disso, recuperação, preservação, prevenção e substituição são tarefas técnicas, da manutenção industrial, altamente favoráveis para o bom funcionamento da linha de produção de qualquer empresa.

Qual o objetivo da manutenção industrial?

Garantir o bom funcionamento das máquinas e equipamentos da linha de montagem, por meio de intervenções nos processos previamente mapeados.

Essas intervenções são praticadas para evitar a degradação dos maquinários e equipagens, provocada pelo desgaste natural ou pelo uso inadequado desses recursos.

Com essas ações preservativas é possível garantir que a empresa consiga maximizar seu potencial produtivo, manter a excelência de seus produtos, a satisfação dos clientes e a lucratividade de seu negócio.

Além disso, é função também da manutenção industrial garantir a segurança de tudo que está envolvido no processo de fabricação – pessoas, ativos, instalações ou meio-ambiente.

Por tudo isso, a manutenção de uma empresa deve ser vista como uma área de investimento e não de desperdício; um setor estratégico e fundamental para a saúde de sua performance operacional.

Conheça os equipamentos da maior distribuidora da América Latina

Quais são os tipos de manutenção industrial?

Esse setor experimenta muitas transformações e, hoje, além dos três tipos de manutenção mais conhecidos (corretiva, preventiva e preditiva), já existem outros com novos processos, técnicas e procedimentos.

Essas transformações e novidades tem gerado mais rapidez e eficácia nas ações de reparos das linhas de fabricação e montagem.

Dentre os tipos de manutenção utilizados pelas indústrias atualmente, podemos destacar:

Manutenção industrial corretiva planejada

Acontece em paradas de linha que foram previamente agendadas, de acordo com planejamento da gestão e PCM (Planejamento e Controle de Manutenção).

Sua missão é corrigir as falhas dos processos e prevenir interrupções, consertando equipamentos e peças específicos.

Manutenção industrial corretiva não-planejada

Ocorre de forma urgente, por causa de situações irregulares não previstas, prejudicando o processo de produção e, consequentemente, toda a empresa.

É aplicada em situações emergenciais sendo considerada um tipo de manutenção a se evitar – o que é possível realizando corretamente as outras manutenções.

Manutenção industrial Preventiva

Baseada em planejamento, é aplicada para evitar situações de manutenção corretiva. Utiliza um levantamento de dados e históricos relacionados às máquinas e também informações colhidas com os fabricantes.

Deve ser incorporada à rotina industrial, porém, sem prejudicar a produção e comprometer a qualidade. Ela reduz a quebra de equipamentos e o risco de acidentes, além de evitar desperdícios.

Manutenção industrial Preditiva

A Manutenção Preditiva é fundamentada no monitoramento contínuo dos equipamentos feito pelos operadores, sendo treinados para observar a performance das máquinas de seus respectivos postos de trabalho.

Esta análise diária inclui a detecção de desgaste e a checagem de condições térmicas, vibrações, ruídos, entre outros itens que possam causar falhas ou quebras.

Pode ainda ser feita por equipes especializadas contratadas para analisar fluidos como os lubrificantes, entre outras ações.

Manutenção industrial TPM

A Manutenção Produtiva Total (TPM) é um tipo de manutenção coletiva que conta com a participação de todos os trabalhadores para conservar o maquinário.

Na TPM, os funcionários da manutenção interagem com os demais trabalhadores, ensinando como operar corretamente as máquinas e dando instruções para identificar possíveis inconformidades.

Com ela, os departamentos são integrados em prol da produção eficiente, minimizando perdas e buscando alcançar a meta de zero acidentes, estragos ou defeitos.

Manutenção industrial TBM

A Time Based Maintenance (Manutenção Baseada no Tempo ou TBM) é um modelo básico de manutenção em que o foco está na prevenção de irregularidades por causa de excesso de uso das máquinas.

Aqui, a partir de um treinamento básico, o próprio operador realiza vistorias e executa tarefas simples como lubrificar ou limpar, entre outras tarefas. A TBM é complementar às manutenções autônoma e especializada.

Indicadores de Manutenção Industrial

Também conhecidos como KPIs (Key Performance Indicators), esses indicadores servem para medir e melhorar a performance dos processos industriais, aumentando a eficiência da produção.

Sua proposta é prevenir e enfrentar eventualidades referentes às máquinas e equipamentos.

Há diferentes indicadores que podem ser usados dependendo da necessidade da indústria. Conheça alguns:

MTTR

Sigla para o inglês Mean Time To Repair, este indicador aponta o tempo médio usado para reparos, analisando a agilidade dos funcionários para realizar os consertos.

O MTTR é calculado dividindo o tempo total utilizado com os reparos pela quantidade total de consertos executados no mesmo período.

MPd

Verifica o cumprimento dos planos de Manutenção Preditiva (MPd). É norteado pelas ações do plano de manutenção preditiva realizadas divididas pelas tarefas programadas da proposta de manutenção preventiva.

ERV

O Estimated Replace Value (ERV), que significa valor estimado de troca, é relacionado aos custos gerais com a manutenção de uma máquina no período de um ano e o gasto necessário para adquirir um equipamento novo.

Para fazer o cálculo, divida esses dois valores e multiplique o resultado por 100. Se o número obtido for maior que 2,5%, a melhor solução é trocar a máquina.

controle de manutenção de equipamentos

Como fazer a gestão da manutenção industrial

A economia em reparos fatalmente resulta em gastos futuros com manutenções corretivas não planejadas.

Por isso, é preciso reconhecer a relevância da manutenção para a indústria, e depois colocar em prática uma gestão eficiente e de qualidade.

Para tanto, é necessário realizar um planejamento que inclua o conhecimento da cadeia produtiva e a elaboração de cronogramas que se adéquem ao fluxo de atividades, interferindo o menos possível.

O planejamento deve incluir roteiros de reparo padrão, materiais necessários e o tempo previsto para cada atividade. Tudo deve ser registrado para compor o histórico de manutenções realizadas.

1. Faça uma auto-avaliação

É primordial estudar o histórico da empresa e listar os principais problemas enfrentados. Cabe também uma reflexão sobre as origens das irregularidades do maquinário, possíveis causas de avarias ou desgastes de equipamentos.

Também é necessária uma avaliação quanto aos dados que a equipe de manutenção tem acesso, para saber se são precisos e completos.

O objetivo é levantar o máximo de informações possível, inclusive a lista de fornecedores em caso de irregularidades, para traçar um planejamento assertivo. 

2. Crie um plano de manutenção industrial

A elaboração de uma estratégia deve ser feita com base nas especificidades de cada máquina, considerando a sua função e a sua relevância na linha de produção.

O plano de manutenção é composto pelas informações de cada equipamento, que podem ser colhidas em seus respectivos manuais ou junto aos fabricantes.

A classificação das máquinas quanto a sua importância no ciclo produtivo irá definir o tipo de manutenção mais adequado e quando as ações deverão ser feitas. 

3. Estude as condições das máquinas

Existem instrumentos que ajudam a planejar as manutenções e trocas de peças ou máquinas no momento ideal, otimizando o desempenho dos equipamentos e aumentando a sua utilização.

Uma opção é a análise LCC (Life Cycle Cost) que levanta os gastos relacionados ao funcionamento dos aparelhos durante toda a sua vida útil. Este estudo inclui custos de compra, instalação, operação, manutenção, desmontagem e descarte.

4. Tenha um bom fornecedor de peças

Uma das partes mais importantes da manutenção industrial é garantir que você tenha um fornecedor de peças confiável. 

Afinal, as máquinas e equipamentos industriais são compostos por uma infinidade de peças, e qualquer uma delas pode quebrar ou desgastar-se com o tempo. 

Ter um fornecedor de qualidade, e que possa entregar rapidamente, é essencial para evitar longos períodos de inatividade devido a falhas de equipamentos. A Kalatec se destaca neste quesito: oferecemos componentes de qualidade.

Portanto, pesquise bem e escolha um fornecedor que possa atender às suas necessidades de maneira eficiente e eficaz.

5. Utilize ferramentas de gestão de processos para manutenção industrial

Com o advento da indústria 4.0, vários softwares de gestão de processos foram criados para ajudar as empresas, como a ferramenta digital GMAC (Gestão da Manutenção Assistida por Computador) que prevê panes e antecipa decisões.

Também existem diversos modelos de Controladores Digitais que são usados para programar e operar máquinas, analisando dados dos motores e planejando trocas.

Há ainda softwares de monitoramento na forma de aplicativos muito úteis para relatar falhas em tempo real, com foco em manutenção preditiva.

6. Repense nos processos de automação industrial

A automação industrial pode trazer inúmeros benefícios para a sua organização, desde a redução de custos até o aumento da produtividade. 

No entanto, é importante lembrar que a automação deve ser bem planejada e implementada de forma eficiente para que você possa colher esses benefícios.

Repensar os processos de automação industrial pode envolver a análise da eficiência dos equipamentos atuais, a identificação de possíveis melhorias e a implementação dessas melhorias. 

Isso pode significar a substituição de equipamentos antigos por mais modernos, a automatização de tarefas manuais ou a implementação de novas tecnologias.

Lembre-se, a gestão da manutenção industrial é um processo contínuo, que requer atenção constante. Mas com as estratégias corretas, você pode garantir que sua produção seja sempre eficiente e que os imprevistos sejam minimizados.

Mas afinal, qual tipo de manutenção industrial é a mais recomendada?

A manutenção mais aconselhável é a preditiva, porque permite a programação estudada e prévia de ações que beneficiam a empresa e os trabalhadores, aumentando a segurança e a produtividade.

Ela realiza medições para prever a ocorrência de problemas, reduzindo perdas na produção e impedindo paradas desnecessárias. Desta forma, a empresa evita episódios negativos e trabalha em prol da excelência.

Quando se deve iniciar a manutenção de equipamentos industriais?

O melhor período para fazer a manutenção de equipamentos industriais é definido pelo planejamento e cronograma pré-desenvolvidos por cada empresa.

Para que o cronograma de reparos não prejudique o fluxo de atividades, é importante ter conhecimento dos riscos presentes em cada máquina que precisa de manutenção e qual o seu papel na linha de produção.

Com o cronograma feito e o agendamento prévio das ações, além de roteiros de atividade claros e os cuidados devidos, os envolvidos ficam cientes da necessidade de realizar as manutenções, que refletem na saúde industrial.

Como usar a tecnologia para otimizar a manutenção industrial?

A tecnologia tem um papel fundamental na otimização da manutenção dos equipamentos industriais. Com o auxílio de recursos tecnológicos, é possível realizar um gerenciamento mais eficiente e preciso dos equipamentos e processos de manutenção. 

A seguir, apresentamos algumas maneiras de utilizar a tecnologia para otimizar a manutenção.

Definir indicadores

Indicadores de desempenho, também conhecidos como KPIs (Key Performance Indicators), são importantíssimos para qualquer estratégia de manutenção. 

Eles possibilitam acompanhar a eficiência dos processos de manutenção e identificar áreas que precisam de ajustes e melhorias. 

Com a ajuda da tecnologia, é possível coletar, analisar e visualizar esses indicadores de maneira rápida e precisa.

Automatizar processos

A automação é uma das principais formas de utilizar a tecnologia para otimizar a manutenção industrial. 

Por meio da automação, é possível reduzir o tempo de inatividade dos equipamentos, minimizar erros humanos e melhorar a eficiência geral dos processos de manutenção. 

Esse ponto inclui a automação de tarefas de manutenção preventiva, a utilização de robôs para realizar tarefas de manutenção em ambientes perigosos ou a automação de processos de manutenção corretiva.

Usar um software de análises

Um software de análise é também uma ferramenta poderosa para a manutenção industrial. Ele consegue ajudar a identificar padrões e tendências nos dados de manutenção, de modo que os gestores tomem decisões mais informadas. 

Além disso, um software de análise pode fornecer insights em tempo real sobre o desempenho dos equipamentos, com a identificação rápida de problemas e a tomada de medidas corretivas antes que esses problemas se tornem mais sérios.

Com a ajuda da tecnologia, a manutenção dos equipamentos industriais vai se tornar uma tarefa mais gerenciável e eficiente. 

Por conta da definição de indicadores, automação de processos e uso de um software de análises, as indústrias serão capazes de garantir equipamentos em ótimo estado de funcionamento e processos de manutenção realizados da maneira mais eficiente possível.

Vantagens de usar tecnologia na manutenção industrial

A incorporação de tecnologia na manutenção industrial traz consigo uma série de vantagens que ajudam a melhorar significativamente a eficiência e a produtividade das operações. 

Aqui estão algumas das vantagens mais notáveis:

Aumento da produtividade

A tecnologia tende a contribuir significativamente para o aumento da produtividade na manutenção industrial. Por exemplo, a automação de tarefas de manutenção pode liberar tempo para que os trabalhadores se concentrem em tarefas mais complexas e estratégicas. 

Além disso, a capacidade de monitorar o desempenho do equipamento em tempo real viabiliza intervenções mais rápidas, algo que reduz o tempo de inatividade e aumenta a eficiência.

Maior precisão

A precisão é fundamental na manutenção dos equipamentos industriais, e a tecnologia ajuda a melhorar a precisão em várias áreas. 

Aqui, estamos falando da detecção de problemas com equipamentos, a realização de reparos e a coleta e análise de dados. 

Com a tecnologia, as organizações podem reduzir o risco de erros humanos e garantir que suas operações de manutenção sejam realizadas com a maior precisão possível.

Redução de custos

A tecnologia pode contribuir para a redução de custos de várias maneiras. Por exemplo, a automação de tarefas reduz a necessidade de mão de obra, enquanto o monitoramento em tempo real assegura intervenções rápidas para evitar falhas de equipamentos caros. 

Além disso, o uso de tecnologia leva a uma maior eficiência, o que por sua vez pode levar a economias de custos significativas.

Inovação

A utilização da tecnologia tem o poder de impulsionar a inovação na manutenção industrial. 

Isso significa incluir a introdução de novas técnicas e processos, a experimentação com novas ferramentas e tecnologias ou a busca de novas maneiras de melhorar a eficiência e a produtividade.

Monitoramento facilitado

Finalmente, a tecnologia serve para facilitar o monitoramento da manutenção. 

Ou seja, temos o monitoramento do desempenho do equipamento em tempo real, o rastreamento do progresso das tarefas de manutenção ou a coleta e análise de dados para fornecer insights valiosos. 

Com a tecnologia, as indústrias vão ter uma visão mais clara de suas operações de manutenção e conseguem decisões mais informadas.

Essas são apenas algumas das muitas vantagens que a tecnologia traz para a manutenção. 

Como melhorar a manutenção industrial da minha organização?

Aprimorar a manutenção industrial é um processo contínuo que requer uma estratégia bem planejada e execução eficaz. 

Aqui estão algumas dicas sobre como você pode começar a melhorar a manutenção: fique de olho nas tendências, invista em tecnologia e tenha fornecedores e técnicos confiáveis.

Fique de olho nas tendências

Estar atualizado com as últimas tendências em manutenção industrial é uma dica extremamente útil. 

Essas tendências costumam incluir novas técnicas de manutenção, tecnologias emergentes, mudanças nos regulamentos do setor, entre outros. 

Mantendo-se informado, você pode identificar oportunidades para melhorar a eficácia da manutenção da sua indústria.

Invista em tecnologia

A tecnologia é uma ferramenta poderosa para otimizar a manutenção industrial. 

Investir em tecnologia avançada — como softwares de análise de dados, automação e sistemas de monitoramento em tempo real — é crucial para elevar a eficiência, precisão e produtividade da manutenção dos equipamentos industriais. 

Além disso, a tecnologia ainda oferece insights valiosos que sustentam e fundamentam a tomada de decisões e o planejamento estratégico.

Tenha fornecedores e técnicos confiáveis

Os fornecedores e técnicos desempenham um papel crucial na manutenção industrial. É essencial ter fornecedores confiáveis que consigam prover peças de qualidade e entrega pontual. 

Da mesma forma, os técnicos devem ser bem treinados, qualificados e capazes de realizar tarefas de manutenção de forma eficaz. 

Uma equipe de técnicos confiáveis certamente vai garantir que a manutenção seja realizada de forma adequada e evitar interrupções desnecessárias na produção.

Conte com os melhores equipamentos para a sua indústria

Conclusão

Percebemos com este conteúdo que a manutenção industrial não pode ser desprezada e que pequenos erros evitáveis podem representar uma grande perda.

Assim, técnicas corretivas, preventivas e preditivas são bem-vindas e favoráveis para o bom funcionamento das indústrias.

Então, a recomendação é preservar o maquinário, realizando a reposição e a substituição de peças sempre que necessário. Procure a Kalatec para te auxiliar com produtos reconhecidos pela qualidade e segurança.

Até a próxima!

Posts relacionados

Edilson Cravo

Edilson Cravo

Engenheiro de Aplicação da KALATEC, 23 anos de experiência com mais de 5000 visitas únicas em Indústrias. Especialista em Automação Industrial e apaixonado por Servos Motores, foi treinado nas fábricas EMERSON MOTION CONTROL, YASKAWA, WEG, DELTA, HNC, LEADSHINE e ESTUN. Foi consultor de projetos no Instituto Nuclear Brasileiro, Embraer, Rede Globo, USP (Projeto Inspire) entre outros.

Veja também