Manutenção preditiva: importância, boas práticas e exemplos
Automação Industrial

Manutenção preditiva: importância, boas práticas e exemplos

Para assegurar que as demandas sejam atendidas dentro do prazo e não ocorram problemas durante os processos de produção, as empresas adotam técnicas, como a manutenção preditiva.

Ela assegura um maior controle sobre os trabalhos realizados, ao inspecionar e analisar máquinas em busca de sinais de falhas, que podem acarretar em consequências graves, como quebras e até acidentes.

Acompanhe este artigo para compreender como este tipo de manutenção é feita, quais suas vantagens, exemplos e muito mais!

O que é manutenção preditiva?

Manutenção preditiva é uma prática flexível de manutenção muito utilizada nas indústrias para prever falhas e danos. Ela acompanha de perto as condições dos equipamentos, coletando dados de seu estado e funcionamento, e detectando variações para corrigir eventuais problemas.

É feita por técnicos e operadores de máquinas, que realizam monitoramento, análises de dados informados pelos próprios equipamentos e inspeções periódicas. Visa operações fluidas e contínuas, garantindo processos mais eficazes e impactando diretamente nos resultados das fábricas.

Qual é o objetivo da manutenção preditiva?

A manutenção preditiva nas indústrias é realizada para ajudar a manter o bom desempenho do maquinário, evitando problemas na produção, como quebra de máquinas e paradas inesperadas, que acarretam em desperdício de tempo e recursos, reduzindo os lucros. Seus objetivos também incluem:

  • antecipação da necessidade de manutenção;
  • prolongamento da vida útil das máquinas;
  • aumento da confiabilidade dos equipamentos;
  • economia no consumo de energia;
  • diminuição de reparos e desmontagens desnecessários;
  • elevação do grau de segurança das operações;
  • maior planejamento e controle da produção.

Quais as vantagens da manutenção preditiva?

O principal benefício que a manutenção preditiva traz é a detecção precoce de problemas. Com essa identificação eficaz dos primeiros sinais, existe a possibilidade de correções. Destacamos, a seguir, outras vantagens:

Aumento da vida útil das máquinas

Essa prática de manutenção reduz o tempo de inatividade de uma máquina em 30 a 50%, elevando a vida útil da mesma em 20 a 40% – segundo dados da McKinsey & Company. Isso porque todo e qualquer cuidado aplicado a um equipamento contribui para preservar sua estrutura e componentes.

Otimização da produtividade

Para não comprometer o maquinário de uma fábrica e o andamento da produção, é importante que sejam realizados apenas os reparos necessários, quando eles realmente são necessários, e durante o tempo estritamente necessário. Desta forma, as operações não são paralisadas, evitando períodos improdutivos.

Redução de custos

Esse método de manutenção é capaz de reduzir custos globais de uma empresa, como os referentes a: mão de obra e horas extras; peças sobressalentes; estoque de peças de reposição; intervenções nos equipamentos; etc.

Também vale ressaltar que, com a manutenção preditiva, obtêm-se dados suficientes para que sejam realizadas compras mais inteligentes, pois serão adquiridas peças mais adequadas para cada caso e com maior vida útil.

Prevenção de falhas

Como dito anteriormente, o ponto alto da manutenção preditiva é a sua capacidade de prever falhas, para evitá-las e minimizar o tempo de paradas. Para fazer isso, são reunidos dados históricos das máquinas, que são analisados para direcionamento das ações de intervenção.

Economia de energia

Quando bem cuidados, os equipamentos funcionam adequadamente e consomem a quantidade correta de energia. Nesse sentido, as práticas de manutenção que estamos abordando neste artigo são muito úteis. Com elas, os gestores sabem o momento certo de trocar componentes, evitando o desperdício.

Mais segurança

A segurança geral da fábrica é melhorada pois, entre os riscos que a manutenção preditiva pode detectar, estão as falhas destrutivas – com potencial para causar danos às pessoas, equipamentos e ambientes inteiros.

Com o auxílio de sistemas adequados, aumenta-se a confiabilidade dos equipamentos, e dá para prever até mesmo as chances de ocorrência de acidentes – o que possibilita à empresa adotar ações preventivas e de controle, para garantir a segurança de todos.

Conformidade com a ISO 9001

Seguir medidas de manutenção apropriadas no ambiente de trabalho faz com que as indústrias atendam a normas como a ISO 9001, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Para receber essa certificação, cada empresa precisa cumprir um conjunto de procedimentos que têm o objetivo de manter a qualidade e excelência nas operações.

Manutenção preditiva e preventiva: entenda a diferença

Será que uma manutenção é melhor que a outra? Devo aplicar as duas ou somente uma? Apesar de terem nomes similares, há diferenças entre a manutenção preventiva e a preditiva.

No primeiro caso, estamos falando de algo que o termo já revela: prevenção. Esse tipo de manutenção serve para manter a qualidade de um equipamento e de seu funcionamento, aumentando a sua vida útil.

A manutenção preventiva é feita de maneira programada, com base nas recomendações do fabricante, para fazer as trocas e reparos já previstos. Note que, às vezes, alguma peça pode ser trocada sem necessidade.

Já a manutenção preditiva requer uma análise das condições atuais e específicas de cada máquina, permitindo predizer a performance delas, segundo dados levantados (muitas vezes pelas próprias máquinas), tentando detectar variáveis fora do padrão e fazer previsões de futuras quebras e falhas.

Portanto, ambas são importantes e devem ser aplicadas quando se deseja o bom desempenho das atividades industriais.

operário uniformizado trabalhando em indústria, na manutenção preditiva de equipamentos

Exemplos de manutenção preditiva

Na indústria, a manutenção preditiva caracteriza-se por ações como: análise de vibrações e condições dos lubrificantes; monitoramento de temperatura e ruídos; medição de energia; entre outras. Além dos ambientes fabris, esse tipo de manutenção pode ser aplicado em:

  • Prédios – os edifícios possuem variados sistemas e equipamentos, que devem ser monitorados constantemente, para prever e sanar possíveis irregularidades comuns a esse tipo de instalação;
  • Automóveis – feita por meio de monitoramento com sensores e análise de dados de dispositivos do próprio veículo – que fornecem informações valiosas sobre desgaste, por exemplo;
  • Segurança eletrônica – sistemas eletrônicos em geral beneficiam-se desse modelo de manutenção, já que ele permite a notificação de qualquer irregularidade ou evento inesperado. Isso é útil, por exemplo, para identificar tentativas de invasão. Falhas iminentes em equipamentos como câmeras de vigilância também podem ser facilmente detectadas.

Principais técnicas utilizadas na manutenção preditiva

Chegou a hora de conhecer e entender as técnicas mais usadas pela manutenção preditiva:

Análise de vibração

É baseada no monitoramento das partes móveis da máquina, em busca de vibrações ou resultados anormais, ou seja, que estejam fora do esperado.

Esta ação é uma das mais importantes para as indústrias, já que elas exigem cada vez mais precisão em seus processos, para entregar produtos de alta qualidade.

Ultrassom

Algumas irregularidades em máquinas não são visíveis, como trincas internas, vazamentos e defeitos em soldas. Assim, torna-se necessária a técnica do ultrassom, que é capaz de refletir ecos que são sinais de que algo pode estar errado.

Para executar essa ação em diferentes tipos de equipamentos, é utilizado um sensível detector de emissões acústicas ultrassônicas.

Termografia

Essa técnica é adotada para criar imagens termográficas que mostram o mapa térmico de uma máquina, para revelar defeitos. Cada parte da máquina pode ter uma temperatura diferente: onde estiver quente, pode indicar o início de um dano.

A termografia é bastante aplicada na manutenção de sistemas de troca de calor.

Análise de óleo

Essa técnica indica o tempo ideal para trocar ou renovar óleos e aponta sinais de vazamentos internos. Ela diagnostica problemas na lubrificação das máquinas, analisando suas propriedades, tamanhos de partículas, o grau e o tipo de contaminação dos fluidos.

Também é capaz de identificar produtos de má qualidade, que prejudicam o funcionamento dos equipamentos.

Análise de trincas

Esse teste é feito para detectar fissuras, furos, trincas, rachaduras e fendas em estruturas metálicas das máquinas. Com o uso da magnetização, essa técnica permite a visualização desses defeitos, que podem ser corrigidos.

Como fazer manutenção preditiva? Passo a passo

Já sabemos o que é a manutenção preditiva e para que ela serve. Agora é a vez de elaborar um plano para colocá-la em prática. Vamos lá!

Identifique as necessidades da empresa

Como toda ação dentro de uma empresa, a manutenção preditiva demanda investimento e tempo e, por isso, o objetivo de sua implementação deve estar bem claro. Comece fazendo um levantamento dos ativos que necessitam de acompanhamento constante e exigem trocas e reparos periódicos.

Elabore um planejamento

Tenha em mente como será a inspeção específica de cada máquina, quais técnicas de manutenção serão adotadas para checar as condições das mesmas e quem ficará responsável por executar cada ação. Também é importante saber quais resultados desejam ser obtidos com a manutenção preditiva.

Colete dados e mapeie processos

Faça um mapeamento dos processos executados na fábrica – isso ajuda a localizar e a priorizar os setores e equipamentos mais críticos e que precisam de maior atenção.

Use sensores e dispositivos de monitoramento para obter informações sobre pressão, temperatura, vibração, consumo de energia, etc. Os dados devem ser documentados e armazenados para análise.

Utilize ferramentas confiáveis

Nesta etapa, é essencial contar com ferramentas modernas, como softwares de Inteligência Artificial, que auxiliam a análise em tempo real de informações das máquinas e geram diagnósticos e relatórios úteis para planejar as inspeções, por exemplo.

banner Kalatec para equipamentos de manutenção preditiva

Conclusão

O desafio de manter o controle sobre todos os departamentos de uma empresa é grande, mas métodos como a manutenção preditiva contribuem significativamente para reduzir problemas relacionados aos ativos.

Ao adotar uma gestão de manutenção mais assertiva, é possível verificar falhas e encontrar defeitos antes que causem consequências importantes para a produção. Desta forma, a indústria aumenta a sua disponibilidade e a confiabilidade de suas operações.

Posts relacionados

Edilson Cravo

Edilson Cravo

Engenheiro de Aplicação da KALATEC, 23 anos de experiência com mais de 5000 visitas únicas em Indústrias. Especialista em Automação Industrial e apaixonado por Servos Motores, foi treinado nas fábricas EMERSON MOTION CONTROL, YASKAWA, WEG, DELTA, HNC, LEADSHINE e ESTUN. Foi consultor de projetos no Instituto Nuclear Brasileiro, Embraer, Rede Globo, USP (Projeto Inspire) entre outros.

Veja também