O que você deve exigir dos seus fornecedores de equipamentos de automação?
Automação Industrial

O que você deve exigir dos seus fornecedores de equipamentos de automação?

Uma das principais etapas do processo de automatizar sua linha de produção é escolher um bom fornecedor de equipamentos de automação. Afinal, esse fornecedor será um parceiro essencial no processo de automatizar a sua produção, ajudando com o atendimento técnico e fornecendo as soluções ideais que a sua empresa precisa.

Caso o fornecedor não esteja apto para o trabalho, sua empresa sofrerá as consequências e não aproveitará ao máximo os benefícios da automação.

Para fazer uma boa escolha de fornecedor de equipamentos de automação, confira abaixo os principais itens que você deve exigir dele!

Versatilidade de peças para a sua linha de produção

Nenhuma linha de produção é igual a outra. Se você entrar na fábrica dos seus 3 principais concorrentes, vai notar uma configuração diferente em cada uma delas. Por isso, não existe um conjunto fixo de peças que vai automatizar a sua linha de produção.

Na prática, você deve buscar por um fornecedor de equipamentos de automação que tenha uma ampla variedade de peças, capaz de se adaptar para muitos cenários.

Além de ser capaz de encaixar bem as suas necessidades, essa variedade do fornecedor ajudará também nos seus planos de crescimento. 

O segredo para uma boa transição para a produção automatizada é fazer aos poucos, fazendo cada passo com muito cuidado e planejamento. Um fornecedor que tenha uma boa variedade de equipamentos ajudará nesse processo ao apresentar uma solução para cada necessidade que surjam pelo caminho.

Atendimento técnico de qualidade no pós-venda

O profissional que trabalha com a automação de produção em uma empresa precisa ter alguns conhecimentos técnicos sobre o maquinário que utilizará, claro. Mas isso não significa que ele precisará ser um especialista profundo no assunto.

equipamentos de automação

Por vezes, será necessário pedir o auxílio do fornecedor para uma assistência técnica em um atendimento pós-venda.

Caso o fornecedor não seja comprometido em continuar atendendo o cliente depois de fechar negócio, você ficará na mão sem a ajuda e terá dificuldades para consertar algum problema com os equipamentos.

Por isso, selecione um fornecedor que se importa com o pós-vendas e que se dedique a prestar auxílio técnico quando acontecer algum problema.

Qualidade nos equipamentos de automação

Apesar de ser importante ter um bom atendimento pós-venda, a melhor assistência técnica ainda é um equipamento de qualidade. Isso significa que uma máquina bem desenhada, construída com dedicação e sem economizar no material, dará menos problemas do que um equipamento feito às pressas e sem muito cuidado.

Por isso, é importante contratar um fornecedor que desenvolva bons equipamentos de automação e que também forneça uma excelente assistência técnica. Assim, você fica duplamente protegido e não precisa se preocupar em falhas no maquinário.

Confiança e reputação ilibada no mercado

Conseguir um lugar de respeito no mercado de automação não é uma tarefa fácil. Se uma empresa conquistou uma reputação ilibada e é reconhecida como líder, então é porque ela faz um excelente trabalho, especialmente com seus equipamentos.

Por isso, pesquise sobre a reputação dos fornecedores e fale com colegas da área que já trabalharam com automação para obter recomendações sobre as empresas disponíveis.

Esses são os 4 elementos que você deve exigir de um fornecedor de equipamentos de automação. Se a empresa atender todos esses critérios, vale a pena contratá-la.

Se este conteúdo foi útil para você, aproveite que está por aqui e siga nosso perfil no LinkedIn, assine nosso canal no YouTube e curta nossa página no Facebook para conferir mais materiais de qualidade como este!

Posts relacionados

Edilson Cravo

Edilson Cravo

Engenheiro de Aplicação da KALATEC, 23 anos de experiência com mais de 5000 visitas únicas em Indústrias. Especialista em Automação Industrial e apaixonado por Servos Motores, foi treinado nas fábricas EMERSON MOTION CONTROL, YASKAWA, WEG, DELTA, HNC, LEADSHINE e ESTUN. Foi consultor de projetos no Instituto Nuclear Brasileiro, Embraer, Rede Globo, USP (Projeto Inspire) entre outros.

Veja também