Como saber quando é a hora certa de fazer a manutenção nos equipamentos de automação?
Automação Industrial

Como saber quando é a hora certa de fazer a manutenção nos equipamentos de automação?

A manutenção é um dos componentes mais importantes no ambiente de qualquer indústria. Com cuidados preventivos, por exemplo, é possível diminuir custos, aumentar a durabilidade e otimizar o desempenho. Já a corretiva reverte as paradas e mantém tudo em funcionamento. Os equipamentos de automação, portanto, não devem ficar de fora.

Como o projeto de automação está ligado à elevação de produtividade, é essencial ter atenção ao momento adequado para realizar o cuidado. Assim, é mais fácil obter as condições ideais do sistema.

Na sequência, saiba como descobrir quando é a hora certa de executar a manutenção nos equipamentos de automação e não perca os prazos.

Veja quais são as indicações dos fabricantes

O primeiro elemento a ser considerado é a recomendação de cada fabricante. A empresa responsável pela produção está plenamente capacitada para indicar quando é a hora de fazer uma manutenção preventiva e mesmo quando é preciso realizar a troca.

Geralmente, as informações são disponibilizadas em manuais de instruções ou em páginas de produtos. Assim que adquirir um componente, não deixe de anotar os prazos de cada item, especificamente.

Elabore um planejamento de manutenção

Para garantir a atuação no momento certo, também vale produzir um plano de manutenção para alguns equipamentos. Além de considerar a indicação do fabricante, esse planejamento avalia condições sobre a utilização das peças.

Pense, por exemplo, que um determinado motor precisa passar por uma manutenção preventiva a cada 6 meses. No entanto, é possível notar que o item tem sido bastante exigido e que já foi necessário lubrificar as engrenagens de forma extra. Nesse caso, pode ser interessante elaborar um plano com prazo antes do proposto.

Esse documento considera todos os itens e serve, inclusive, para garantir a organização. Assim, cada elemento recebe a atenção exigida, em seu tempo.

equipamentos de automação

Acompanhe o desempenho dos equipamentos de automação

Como o uso influencia as necessidades dos componentes da Indústria 4.0, é essencial ficar atento à performance. A orientação é obter e acompanhar relatórios periódicos de ações concluídas e de falhas que tenham ocorrido.

Isso permite identificar se um robô parece estar desprogramado ou se não tem conseguido alcançar a amplitude prevista. Diante desses indícios de que algo está errado, é possível antecipar a abordagem preventiva, antes que seja preciso adotar uma atuação corretiva.

Tenha o apoio de um bom fornecedor

Com esses passos, dá para realizar uma manutenção adequada de equipamentos de automação. No entanto, há alguns elementos que são blindados, como certos rolamentos. Nesses casos, não é conveniente fazer um plano de cuidados. Já outros devem passar por processos específicos.

Nessas situações, ter o suporte de um fornecedor qualificado é essencial. Com a ajuda de uma empresa do ramo, é possível enviar certos itens para que o cuidado seja executado no momento e do jeito adequado. Na hora de comprar, portanto, verifique se o empreendimento oferece essa alternativa.

Ao entender quando fazer a manutenção nos equipamentos de automação, você garante total eficiência para o sistema e ainda economiza. Não deixe de seguir essas dicas para aproveitar todas as possibilidades.

Para que tudo saia conforme o esperado, veja quais são 4 erros para evitar no desenvolvimento de projetos de automação.

Posts relacionados

Edilson Cravo

Edilson Cravo

Engenheiro de Aplicação da KALATEC, 23 anos de experiência com mais de 5000 visitas únicas em Indústrias. Especialista em Automação Industrial e apaixonado por Servos Motores, foi treinado nas fábricas EMERSON MOTION CONTROL, YASKAWA, WEG, DELTA, HNC, LEADSHINE e ESTUN. Foi consultor de projetos no Instituto Nuclear Brasileiro, Embraer, Rede Globo, USP (Projeto Inspire) entre outros.

Veja também