Equipamentos industriais são recursos indispensáveis para o setor industrial. Mas, quais são os equipamentos que podem transformar a linha de produção de sua empresa num ambiente mais produtivo, seguro e padronizado?
Neste texto você vai conhecer o que são, quais os tipos e como escolher os equipamentos industriais que atende melhor o seu processo de fabricação.
Você também vai ficar sabendo quais são os equipamentos que as pequenas e médias empresas precisam ter em suas plantas.
Além disso, saberá como encontrar o melhor fabricante dessas soluções.
São recursos utilizados no meio industrial para a fabricação, montagem, recebimento ou movimentação de produtos industrializados.
Podem ser compostos por um sistema mecânico, eletrônico, computadorizado, ou por todos esses componentes juntos, e realizam praticamente qualquer tipo de operação.
Cada equipamento apresenta característica própria e aplicações diferentes, porém, todos eles possuem os mesmos objetivos, que é melhorar a qualidade do produto, padronizar e acelerar o processo produtivo, garantir segurança, dentre outros.
Hoje, os equipamentos fazem a maior parte do trabalho pesado e repetitivo das linhas de produção e, por isso, têm sido uma parte importante da indústria desde a Revolução Industrial, do século XIX.
Todos esses equipamentos precisam ter uma qualidade certificada e ser operados apenas por profissionais aptos e treinados.
Existem muitos tipos de equipamentos e cada um deles é projetado para executar uma tarefa específica. Seria impossível listar todos os que existem, mas podemos destacar alguns:
Essas máquinas industriais são utilizadas na produção e transformação de máteria-prima em produto semi-acabado ou acabado, por isso são os equipamentos mais presentes nas indústrias para cortar, furar, moldar ou montar os materiais. Nesse caso, temos:
Veículos industriais podem ser motorizados com motores DC ou não e têm a função de transportar e movimentar cargas. Armazenam, transportam e posicionam cargas. Os modelos mais encontrados são:
São recursos que executam elevação, transporte e transferência de cargas pesadas, com grande volume, dentro de uma área fixa, normalmente em distância curta. Os mais conhecidos são:
Inclusive, os guindastes podem ser compostos por cremalheiras, que são barras dentadas que servem de suporte para sistemas de elevação. Isso porque elas ajudam no posicionamento das cargas, bem como na sua movimentação de um setor para outro.
Veja também: modelos de rolamentos.
São esteiras que deslocam grande quantidade de volumes em quase todas as direções e sentidos (horizontal, vertical, inclinados, em linha reta, etc). Os principais tipos encontrados, são:
Garante que a energia que alimenta o funcionamento das máquinas industriais seja fornecida ininterruptamente, mesmo quando ocorre queda de energia elétrica. Seus benefícios, são:
Na foto a seguir temos um exemplo de aplicação de atuador linear DC para o controle do registro da válvula de um motor diesel.
É uma máquina que transforma energia mecânica em energia pneumática. Utilizada em todos os setores de produção, assim como no acionamento de máquinas e ferramentas. Alguns recursos que funcionam auxiliados por um compressor:
Segundo reportagem da Agência Brasil, de 28/10/2020, “As vendas da indústria brasileira de máquinas e equipamentos totalizaram em setembro R$13,9 bilhões, montante 13,3% superior ao registrado no mesmo mês de 2019”.
A lista desses equipamentos parece ser infinita. Só temos condições de listar alguns deles, básicos e úteis em qualquer indústria:
Para selecionar o melhor para sua empresa, siga as orientações abaixo e faça um investimento com mais segurança.
Separamos alguns critérios que devem ser considerados quando você for fazer a escolha de novos equipamentos industriais.
O fornecedor de seu equipamento deve ser acessível para você e para sua empresa. Isso será importante quando você precisar do suporte durante a implementação da ferramenta em sua empresa.
Informe-se sobre o produto que você deseja adquirir. Isso pode te ajudar a ver se o equipamento vai mesmo solucionar seu problema.
Veja com o fornecedor, e com outras empresas que já tenha o equipamento implantado, qual é a característica dele quanto à funcionalidade, qualidade e produtividade. O fornecedor deve auxiliá-lo nesses testes.
Faça visitas técnicas para ver o maquinário em operação, para certificar que o potencial do equipamento atende às suas demandas.
Preste bastante atenção nas garantias que o fornecedor oferece para sua empresa, para saber se a fabricante confia no recurso que está vendendo para você e se ele é a melhor opção para o seu negócio.
É importante pesquisar o preço do equipamento no mercado, mas, também, é relevante considerar os benefícios que o mesmo trará para o seu processo produtivo, em redução de custo e aumento de produtividade.
Você deve contar com um bom fornecedor de equipamentos, porque vai ficar dependente dele em muitas situações durante todo o processo de compra, instalação e utilização do equipamento.
Esse cuidado é importante, porque o fornecedor precisa oferecer um atendimento ágil, disponibilidade de peças de reposição, comprometimento tecnológico com sua empresa, além de outras responsabilidades.
O fornecedor tem de ser bom para que você e a sua empresa tenham todas as garantias cumpridas, como o suporte técnico pós venda que, com certeza, será preciso durante o processo de implementação e uso do equipamento.
Por isso, na hora de comprar um novo equipamento é necessário que você feche negócio com uma empresa fornecedora competente, responsável, transparente e de integridade reconhecida no mercado.
Para você encontrar o melhor fornecedor de equipamentos industriais, queremos, nesta última parte, apresentar a você uma lista com algumas recomendações que podem te ajudar nesse encontro.
É uma maneira de conhecer o histórico de seu comprometimento com prazos de entrega, qualidade do produto e serviços prestados.
Com essa conversa é possível obter diversas informações sobre a reputação da fabricante em relação aos seus clientes.
A confiança é fundamental quando se busca um fornecedor de equipamentos. Por isso, antes de contratar um, veja se não há ações judiciais contra ela, de quebra de contrato, por exemplo, ou por outras atitudes prejudiciais.
Uma fabricante de equipamento precisa ter uma logística impecável, com um controle adequado do envio e entrega de suas mercadorias, para que você e sua empresa não sejam prejudicados.
A fornecedora deverá ser capaz de entregar um atendimento rápido, com esclarecimento de dúvidas e resolução de problemas, principalmente após a implementação do equipamento vendido.
Este artigo procurou mostrar que a produção de sua empresa depende de equipamentos industriais, por isso, tais equipamentos devem ser selecionados com cuidado, considerando as necessidades de sua linha de produção.
Mostramos que a escolha desses recursos é uma tarefa complexa que exige ser realizada com cuidado. Por essa razão, procuramos sinalizar a você como escolher seus equipamentos e como encontrar o melhor fornecedor.
A Kalatec possui uma equipe bem preparada para te auxiliar nesta complicada missão. Não fique com dúvidas. Consulte nossos especialistas.