Inovação industrial: o que é e como inovar na indústria?
Automação Industrial

Inovação industrial: o que é e como inovar na indústria?

inovação industrial o que é e como inovar

A inovação industrial é uma expressão que tem ganhado importância nos últimos anos, devido à sua relevância para o desenvolvimento dos países.

A palavra inovar significa “fazer algo como não era feito antes”. Mas como isso se aplica em um contexto industrial?

Neste artigo, responderemos a essa questão e falaremos sobre o conceito, os setores industriais, os tipos de inovação e como eles são inseridos nas fábricas. Acompanhe.

Inove a sua indústria com os equipamentos pata automação industrial Kalatec!

O que é inovação industrial?

Inovação industrial é a aplicação de ideias – antes não usadas – para melhorar processos produtivos e permitir crescimento dos negócios.

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) define inovação como “um produto ou processo, novo ou aprimorado que difere significativamente daquilo já feito pela empresa e que tenha sido implementado”.

Trata-se de uma estratégia de desenvolvimento que fortalece os tipos de produção e os faz sobreviver e prosperar em um mercado cada vez mais competitivo, agregando também valor ao cliente.

O que significa setores industriais?

As indústrias são ambientes que transformam diferentes tipos de matéria-prima em objetos para consumo. Necessitam de mão de obra, energia, transporte, insumos e um público que adquira seus produtos.

Existem as indústrias de base, que captam e transformam a matéria-prima bruta para abastecer outras empresas; as de bens intermediários, que processam matéria-prima e fabricam bens manufaturados para fornecer a outras indústrias.

Há ainda um terceiro grupo de indústrias, as de bens de consumo, que fazem itens duráveis e não-duráveis para serem vendidos diretamente ao público consumidor.

Os setores industriais se referem à classificação dada aos tipos de indústrias existentes, para organizá-las de acordo com a sua semelhança de atividades e funções.

Quais os tipos de setores industriais?

A indústria pode ser dividida de acordo com a sua área de atuação e características similares:

  • Setor energético – Abrange as indústrias que produzem energia e combustíveis, como as usinas hidrelétricas e as petrolíferas.
  • Setor bélico – Se refere às fábricas de armamento, ferramentas e veículos militares.
  • Setor alimentício – É composto pelas indústrias que fazem bebidas e alimentos em diferentes níveis de processamento.
  • Setor de construção civil – Engloba a edificação de casas, prédios e afins, além de incluir as restaurações.
  • Setor informacional – Envolve a produção de itens que nem sempre são físicos, como os softwares e outros programas.

Quais os principais setores industriais do Brasil?

perfil da indústria brasileira

A participação total da indústria no PIB é de 20,4%, e os seus dez principais setores (com suas respectivas participações no PIB industrial), de acordo com o Perfil da Indústria Brasileira, são:

  • Eletricidade, gás, água e outras utilidades (14,0%);
  • Alimentos (9,3%);
  • Extração de minerais metálicos (9,0);
  • Construção de edifícios (7,3%);
  • Derivados do petróleo e biocombustíveis (7,1%);
  • Obras de infraestrutura (6,0%);
  • Serviços especializados para construção (5,0%);
  • Químicos (4,7%);
  • Metalurgia (4,0%); e
  • Veículos automotores (3,9%).

Qual o setor industrial que mais se destaca?

O desempenho da indústria extrativa supera o da indústria de transformação, apresentando evolução na produção e na contratação de novos empregados. É o que diz sondagem recente da Confederação Nacional da Indústria.

Em âmbito nacional, os setores mais importantes (de acordo com o valor de venda das principais indústrias) são os de energia, mineração, químico, de bens de consumo e automotivo. O ramo alimentício também cumpre papel relevante.

Companhias de aço e de minério de ferro têm elevada produção, assim como empresas automotivas e estatais como a Vale e a Petrobras.

Como inovar na indústria?

Muitos especialistas concordam que o poder público precisa transformar a inovação industrial em prioridade, afinal, isso garante o posicionamento do país em um cenário de Indústria 4.0.

O ideal é que haja incentivo por meio de programas, para parcerias com startups, por exemplo, para que novas tecnologias sejam criadas mais facilmente e se tornem soluções mais rápido.

O investimento em manufatura aditiva também é uma boa possibilidade, com a aquisição de impressoras 3D para potencializar os resultados.

Essa tecnologia reduz as horas gastas e os custos com a criação de moldes da maneira tradicional, permitindo a elaboração mais veloz e com dimensões mais apropriadas e precisas.

Hoje há diversas opções acessíveis de manufatura avançada, que incluem robôs, Cloud Computing, Inteligência Artificial, Internet das Coisas e outras tecnologias que aprimoram as linhas de produção e melhoram os resultados dos empreendimentos.

Quais são os 4 tipos de inovação na indústria?

Um estudo do Portal da Indústria diz que 92% dos brasileiros acreditam que as empresas industriais contribuem para aumentar a inovação e a evolução da tecnologia no país. Veja como isso acontece:

  • Inovação de Processos – Para tornar as atividades industriais mais eficientes são usados novos instrumentos, recursos, habilidades e tecnologias. Equipamentos de automação modernos e de alta qualidade também ajudam a reduzir custos operacionais e a aumentar o faturamento da organização;
  • Inovação de Produtos e Serviços – As empresas mantêm setores e/ou equipes específicas para desenvolver novas ideias para melhorar o desempenho e também novos produtos, para suprir as necessidades do público consumidor, cada vez mais exigente em um mercado altamente competitivo;
  • Inovação Organizacional – Diz respeito a metodologias que são adotadas para aperfeiçoar a cultura organizacional, como as eficientes Kanban, Scrum, SMART e Lean Manufacturing;
  • Inovação estratégica – Nesta categoria de inovação, são aplicadas estratégias de marketing para que os produtos alcancem novos nichos e/ou ampliem os atuais.

80

Conclusão

Concluímos que é preciso aplicar a inovação industrial nas linhas de produção para se diferenciar dos concorrentes e não “parar no tempo”.

Com adoção de tecnologias e equipamentos da manufatura avançada, são criados novos modelos de negócios, mais apropriados para o mercado atual e permitindo ir além, dando um verdadeiro salto para o futuro.

Para isso, você pode contar com as soluções da Kalatec, empresa líder em automação industrial, que te ajuda a aprimorar a sua planta industrial e a superar suas metas. Entre em contato com nossos especialistas. Até a próxima!

Posts relacionados

Edilson Cravo

Edilson Cravo

Engenheiro de Aplicação da KALATEC, 23 anos de experiência com mais de 5000 visitas únicas em Indústrias. Especialista em Automação Industrial e apaixonado por Servos Motores, foi treinado nas fábricas EMERSON MOTION CONTROL, YASKAWA, WEG, DELTA, HNC, LEADSHINE e ESTUN. Foi consultor de projetos no Instituto Nuclear Brasileiro, Embraer, Rede Globo, USP (Projeto Inspire) entre outros.

Veja também