Linha de produção industrial: o que é, tipos e como organizar
Automação Industrial

Linha de produção industrial: o que é, tipos e como organizar

Se você possui ou trabalha em uma fábrica, conhece bem uma linha de produção. Mas já parou para pensar em como ela surgiu? E quais são os seus benefícios?

Acompanhe neste texto as respostas para essas perguntas. 

E, se você ainda não sabe o que é uma linha de produção industrial, continue a leitura para conhecer seus tipos e aprender a montar e a organizar uma.

O que é uma linha de produção industrial?

A linha de produção, também conhecida como linha de montagem, é um modelo de fabricação de mercadorias em série. Uma sequência de ações específicas e repetitivas é realizada, de forma contínua. 

Trabalhadores executam essas tarefas manualmente ou com a ajuda de máquinas.

Esta forma de produção foi implementada e popularizada por Henry Ford, em 1913

É considerada uma grande inovação tecnológica que introduziu a produção em massa. Está presente em diferentes setores industriais, em pequenas, médias e grandes empresas, no mundo inteiro.

A eficiência da linha de produção está no fato de se produzir em etapas, de forma padronizada e com tempo determinado. Assim, há uma redução de tempo e de custos e a produção industrial aumenta consideravelmente.

Quais as vantagens da linha de produção?

A produção em massa resultou em inúmeros benefícios para a indústria, como:

  • produção rápida em larga escala;
  • diminuição da probabilidade de falhas, com o auxílio de máquinas cada vez mais modernas;
  • realização de tarefas específicas divididas, trazendo agilidade à produção;
  • padronização dos processos, o que significa um produto final com mais qualidade;
  • organização do processo industrial, com cada etapa da linha de produção sendo pré-definida;
  • baixa necessidade de reconfiguração;
  • barateamento dos produtos, que se tornam mais acessíveis ao público consumidor.

Como funciona a linha de produção?

A linha de produção é composta por esteiras rolantes, máquinas, robôs e mão de obra humana, que opera, abastece e monitora todas as ações. Cada operário ou equipe é responsável por uma etapa. 

A linha é abastecida com a matéria-prima, que segue por diversos processos de transformação, passo a passo, até seu acabamento, armazenamento e estocagem.

Como montar uma linha de produção?

Para montar uma linha de produção é preciso, inicialmente, fazer um planejamento. O capital deve ser definido e os objetivos da empresa devem ser claros.

Por exemplo, se eu desejo entregar um item de alta qualidade para o mercado, devo adquirir boa matéria-prima. É preciso encontrar bons fornecedores e os insumos também devem ser considerados.

Deve-se pensar em todos os processos a serem implementados para obtenção dos produtos, e separá-los em etapas, como: envase, acabamento, embalagem, etc. 

Também é preciso ter em mente o quanto se quer produzir, e em que prazo se deseja entregar, para que isso direcione as decisões. 

Além disso, para otimizar a produção, é essencial investir em maquinário e equipamentos específicos para cada setor. Alguns itens são muito usados nas linhas de produção, como: esteiras e robôs.

Também é preciso adquirir ferramentas necessárias para as operações e para as manutenções. Afinal, o pleno funcionamento do maquinário é imprescindível.

É recomendável instalar sistemas tecnológicos integrados que são úteis para saber como anda cada processo. Com esse monitoramento, será fácil identificar falhas e possíveis melhorias.

Produtos Kalatec para equipar linha de produção

Como organizar uma linha de produção? Saiba quais são as etapas

Em primeiro lugar, defina a ordem de cada etapa do processo, e o que cada uma fará.

Faça o layout de sua linha de produção, ou seja, o “desenho” de onde cada operador e máquina irá ficar. O layout deve ser pensado de acordo com a demanda e a variedade de mercadorias. 

Existem muitos tipos de layout, como: linear, celular, funcional, posicional, entre outros. Ele deve ser escolhido de acordo com o seu modelo de negócio. Isso tem grande influência no resultado, deixando o trabalho mais fluido e dinâmico.

Depois de planejar as fases e definir o layout da sua linha de produção, é hora de botar tudo para funcionar. O ideal é contar com uma equipe de trabalhadores capacitados para as funções, ou treinar a sua equipe atual. 

Implemente equipamentos para otimizar os processos. A Kalatec está pronta para te ajudar a fazer as melhores escolhas!

Com a linha de produção em andamento, é importante acompanhar diariamente o seu funcionamento, levantando dados de seu desempenho, monitorando cada ação desenvolvida ali e identificando gargalos, pontos vulneráveis, etc. 

Utilize a tecnologia a seu favor e implemente sistemas para ajudá-lo nessa tarefa.

etapas para organizar uma linha de produção

Tipos de linhas de produção: veja 3 exemplos

Ao longo da era industrial, foram surgindo diferentes formas para organizar o trabalho realizado. Vamos conhecer melhor alguns dos tipos de linhas de produção existentes.

Linha de produção fordista

Criado na primeira metade do século XX por Henry Ford, o fordismo pregava a superprodução. A ideia era produzir em massa e vender muito. Uma das estratégias desse modelo de produção era contratar uma numerosa mão de obra com baixa qualificação. 

Para acolher esse alto número de funcionários e todas as etapas da linha de produção, foram criados grandes complexos industriais. As esteiras foram implementadas para facilitar e organizar o trabalho. 

Havia grandes estoques, o que garantia entrega imediata e fidelização do cliente. Porém, o fordismo demonstrou falhas, como a baixa variedade de produtos ofertada. Então decaiu, não suportando crises de mercado que se apresentaram na época. Houve um acúmulo de mercadorias estocadas e queda nas vendas para a Europa, além de outros fatores. A linha de produção fordista foi adotada até meados de 1970.

Linha de produção toyotista

Na segunda metade do século XX, Eiji Toyoda elaborou essa nova forma de produção, que tem como característica principal a flexibilização. Neste modelo, a mão de obra é reduzida e mais qualificada. As indústrias são menores e estão espalhadas pelo mundo. 

A fabricação de mercadorias acompanha o consumo, reduzindo assim os custos de produção e elevando os lucros.

Linha de produção automatizada

Esse tipo de linha de produção usa equipamentos automatizados para otimizar o processo industrial. A tecnologia é empregada para acelerar operações e aumentar a qualidade, com a padronização das funções. Além disso, problemas podem ser diagnosticados em tempo real.

Equipamentos automatizados são capazes de realizar tarefas repetitivas com precisão. Esse sistema de produção gera economia e é muito utilizado em empresas de pequeno a grande porte.

Outro ponto positivo é que se torna mais fácil comandar e monitorar tudo o que ocorre na fábrica com soluções tecnológicas como o CLP (Controlador Lógico Programável) e o IHM (Interface Homem-Máquina)

Conclusão

É nítido o quanto esse sistema de trabalho revolucionou a indústria e impactou nossas vidas. Para se ter ideia, hoje a indústria brasileira está na 16ª colocação em participação na produção mundial

Sabemos agora que é possível aumentar a produtividade, com qualidade e redução de custos. Para isso, contamos com a ajuda de soluções tecnológicas, que estão sempre evoluindo. 

Notamos também que a lucratividade aumenta se os processos estiverem organizados e inspecionados.

Conte com a Kalatec para tirar dúvidas e encontrar melhorias para a sua empresa.

Equipamentos Kaltec para linha de produção

Posts relacionados

Edilson Cravo

Edilson Cravo

Engenheiro de Aplicação. 22 anos de experiência com 5000 visitas únicas em Indústrias. CMO da Kalatec Automação. Especialista em Controle e Automação (USP). Engenharia de Processo (MAUA) - Gestão de Inovação (ESPM) - Gestão de PME (FGV) e MBA em Vendas (PUC). Foi consultor de projetos no Instituto Nuclear Brasileiro, Embraer, Rede Globo e USP (Projeto Inspire).

Veja também

Abrir WhatsApp