Manufatura avançada: entenda o conceito e as características!
Automação Industrial

Manufatura avançada: entenda o conceito e as características!

A melhoria de processos está sempre no topo das prioridades de uma indústria. E a manufatura avançada atende a essa expectativa, sendo considerada uma solução capaz de aprimorar as atividades produtivas.

Essa tendência de mercado está diretamente ligada aos princípios da Indústria 4.0, em que as máquinas coletam dados importantes e dialogam entre si.

Neste artigo, vamos compreender melhor o seu significado e conhecer os seus principais aspectos.

Boa leitura!

O que é a manufatura avançada ou manufatura 4.0?

Manufatura avançada ou manufatura 4.0 é a definição para fábricas que estão cada vez mais inteligentes, empregando máquinas integradas que conversam entre si. Elas possuem sensores e atuadores que obtêm dados para o controle e o acompanhamento dos processos industriais.

Neste modelo de produção inteligente, as máquinas aprendem, armazenam e analisam informações, possibilitando o gerenciamento remoto e buscando o melhor funcionamento dos sistemas. 

As máquinas ganham autonomia para tomar decisões, descentralizando a gestão. Elas dão respostas imediatas a irregularidades encontradas ou sinalizadas pelos sensores e outros dispositivos.

Além disso, fornecem dados que também são relevantes para as áreas estratégicas, de suprimentos, entre outras.

A manufatura avançada melhora o desempenho dos equipamentos industriais, dando-lhes a capacidade de se conectar a dispositivos móveis.

Usando a sua inteligência e autonomia, as máquinas, além de conseguirem trabalhar sozinhas, colhem informações da nuvem para complementar com outras informações que já possui, e assim, reagir de maneira adequada.

Além disso, aprendem com suas experiências, em um processo de aprimoramento constante, que serve também para a prevenção de problemas nas operações. 

Elas ainda tornam o ambiente de trabalho mais seguro, realizando tarefas complexas, perigosas e repetitivas, ao mesmo tempo que monitoram defeitos.

Saiba como preparar sua fábrica para Indústria 4.0, acesse nosso Ebook!

Quais são as características da manufatura 4.0?

A manufatura avançada é caracterizada por sua comunicação ágil e simplificada. Para isso, ela utiliza inovações tecnológicas que trabalham em conjunto, como:

  • Automação Industrial: aplicação de tecnologias de softwares, hardwares e equipamentos específicos em processos produtivos, de modo a lhes dar autonomia e aumentar a produtividade;
  • Big Data: armazena grande volume de dados e fornece análises e relatórios;
  • Cloud Computing: local seguro que permite o depósito de dados e o uso remoto de recursos de computação;
  • Internet das Coisas (IoT): as máquinas recebem sensores e atuadores que coletam informações monitoráveis à longa distância;
  • Robótica colaborativa: possibilita a atuação simultânea de homens e robôs;
  • Inteligência Artificial: capacidade das máquinas de realizar tarefas como a resolução de problemas;
  • Realidade Aumentada: atua simulando cenários para a identificação de inconsistências na cadeia produtiva;
  • Impressão 3D: produz peças necessárias aos processos industriais e protótipos, reduzindo o tempo de desenvolvimento de novos produtos e colaborando com a redução de gastos, etc.

Essas tecnologias diminuem os custos operacionais com matéria-prima, fontes de energia, manutenção e mão de obra e, ainda,  elevam a produtividade.

Como funciona a manufatura avançada?

Algumas das características ou aspectos mais notáveis da manufatura 4.0 são:

Virtualização

Permite que os gestores “levem” a fábrica inteira na palma de sua mão, com a criação de reproduções virtuais da planta, repletas de informações referentes aos processos e muito mais. 

É possível rastrear e enviar comandos à longa distância, por meio de aplicativos e plataformas digitais instalados em dispositivos móveis, como tablets e smartphones.

Isso acontece graças ao uso de sensores e outros dispositivos de controle e medição.

Operação e análises em tempo real

Ao receber e analisar os dados operacionais, as máquinas atuam prontamente, aplicando medidas corretivas e ações de melhoria. O que também torna as tomadas de decisão mais ágeis e, muitas vezes, instantâneas.

Com as informações disponibilizadas no momento em que ocorrem, dá para ter uma visão melhor e mais ampla sobre cada etapa de produção, sem comprometer a produtividade.

O que caracteriza a manufatura avançada?

Descentralização

As fábricas inteligentes adotam a descentralização de trabalhos para ter uma produção mais flexível e dinâmica, com operações feitas de forma autônoma. 

Com o auxílio de sistemas ciberfísicos (conjuntos de elementos computacionais colaborativos), cada módulo industrial coleta seus dados e responde agindo imediatamente, tornando os processos mais ágeis e personalizados.

Modularidade

Seguindo este conceito, a fabricação é feita de acordo com a demanda, o acoplamento e o desacoplamento de cada módulo, para adaptá-los a cada ordem de serviço. 

Isso possibilita rápido ajuste a inovações e ciclos produtivos, customizando as linhas de produção. A sua incorporação é muito interessante para indústrias de diversos setores de atuação.

Orientação a Serviços

A orientação a serviços ou Internet of Services é sinônimo de interoperabilidade entre humanos e máquinas. 

Esta prática da manufatura avançada inclui máquinas dotadas de softwares analíticos de monitoramento de objetos e coleta de dados de funcionamento.

Pode apontar formas de economizar energia ou executar tarefas inteligentes como acompanhar movimentações em estoques.

A importância da tecnologia na Indústria 4.0

A manufatura 4.0 representa um novo passo no caminho da evolução industrial. Ela impacta a forma de trabalhar, abrindo novos horizontes para a otimização de processos.

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) estima que a eficiência produtiva gerada pelo uso de tecnologias nas empresas, como a Inteligência Artificial, poderia gerar uma economia de R$ 31 bilhões ao ano.

Com a implementação de ferramentas que informatizam a indústria, as respostas às exigências dos consumidores chegam mais rápido. Algumas das características do uso da tecnologia na Indústria 4.0 são:

  • Organização efetiva: tem o objetivo de coordenar o uso dos recursos intelectuais e físicos da empresa, estruturando da melhor forma as etapas da cadeia de produção;
  • Produção inteligente: usa a Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) para trabalhar com linhas de produção automatizadas. Seu alvo são as estratégias de manutenção e monitoramento de máquinas, assegurando seu pleno funcionamento e alongando a sua vida útil;
  • Produção eficiente:– envolve engenharia, prototipagem, testes, simulações, design e técnicas avançadas de produção.

Nesta forma de produção, se valoriza a engenharia simultânea e são utilizadas técnicas como fundição, junção de precisão e usinagem.

Soluções da Kalatec para conectividade industrial. Visite nosso site  e conheça!

Conclusão

Ao longo deste conteúdo, mostramos como a manufatura avançada representa a nova era da indústria. Observamos que a tendência atual é priorizar a automatização e o aperfeiçoamento dos processos de fabricação

Com as operações apoiadas em tecnologias que trabalham em conjunto, a produção torna-se mais eficiente e rentável.

Para adotar de vez o conceito de manufatura 4.0 em sua empresa, conte com a Kalatec. 

Líder em soluções de automação industrial, vem há mais de 30 anos realizando parcerias e contribuindo para empregar a tecnologia nas empresas nacionais.

Gostou do artigo? Para ficar por dentro dos assuntos que mais te interessam, continue acompanhando o blog!

Posts relacionados

Edilson Cravo

Edilson Cravo

Engenheiro de Aplicação da KALATEC, 23 anos de experiência com mais de 5000 visitas únicas em Indústrias. Especialista em Automação Industrial e apaixonado por Servos Motores, foi treinado nas fábricas EMERSON MOTION CONTROL, YASKAWA, WEG, DELTA, HNC, LEADSHINE e ESTUN. Foi consultor de projetos no Instituto Nuclear Brasileiro, Embraer, Rede Globo, USP (Projeto Inspire) entre outros.

Veja também