IoT nas indústrias: conheça a tecnologia que revoluciona
Automação Industrial

IoT nas indústrias: conheça a tecnologia que revoluciona

Você conhece a Internet das Coisas? Muitas pessoas ainda acreditam que é algo que se refere ao futuro, sem identificar que já convivemos com ela há algum tempo.

Essa revolução tecnológica conecta à internet diversos objetos do nosso cotidiano. Ela é aplicada em âmbito doméstico, acadêmico, hospitalar, corporativo, industrial e até na gestão de cidades, contribuindo para a modernização de muitas tarefas.

Quem diria que, lá em 1990, uma simples torradeira – o primeiro dispositivo IoT – seria o precursor de inúmeras possibilidades?

A Kalatec preparou este conteúdo especialmente para você ficar por dentro do assunto, entender o conceito, suas vantagens e seu relacionamento com a indústria avançada. Confira.

Leia também: Manutenção Produtiva Total (TPM): saiba o conceito e os pilares

O que é a Internet das Coisas (IoT)?

A Internet das Coisas ou Internet of Things (IoT) é uma rede de objetos físicos integrados a sensores, tecnologias e softwares para conectar e compartilhar informações com sistemas e aparelhos usando a internet, com pouca intervenção humana.

Objetos comuns são transformados, ganhando a capacidade de comunicação, usando a rede mundial e permitindo o controle remoto.

Os objetos estão presentes no nosso dia a dia e são infinitos, como: lâmpadas, eletrodomésticos, videogames, câmeras, carros e, acredite, até roupas.

Assim, praticamente qualquer coisa – óbvia ou improvável – se beneficia da conexão e cumpre a função de facilitar e até automatizar as atividades do usuário.

Os dispositivos IoT recebem instruções e, depois, contam, medem ou detectam algo, enviando dados para uma plataforma ou sistema.

Ao longo dos anos, a IoT evolui junto às tecnologias, adaptando-se, crescendo e procurando atender às novas necessidades da sociedade e da indústria.

O Grupo Gartner estima que até o final deste ano existam 25 bilhões de dispositivos IoT em todo o mundo.

IoT e IIoT são a mesma coisa?

IoT e IIoT são a mesma coisa?

A IoT é dividida em subcategorias, e a IIoT é uma delas. O termo significa Industrial Internet of Things (Internet Industrial das Coisas). A IIoT integra a Indústria 4.0, sendo aplicada especificamente para melhorar o trabalho nas empresas e fábricas.

Isso é feito com a interligação de máquinas e dispositivos – que podem receber sensores inteligentes para coletar dados da produção. A implementação pode ser isolada, mas, geralmente, é formada uma rede de dispositivos IoT.

A IIoT e a IoT nas indústrias contribuem para que as operações se tornem mais seguras, rápidas e eficientes, usando a internet.

É possível identificar tudo o que ocorre nas instalações da fábrica, inclusive nos cabos e tubulações, além de acompanhar ou automatizar máquinas.

A gestão passa a ter a IIoT como uma grande aliada para coletar informações que ajudam no monitoramento geral dos processos e a reduzir desperdícios de recursos, por exemplo.

Portanto, apesar de seguirem os mesmos conceitos, a IIoT é voltada apenas à atividade industrial, trazendo soluções adequadas a esse ambiente exigente. Assim, suas tecnologias avançadas são direcionadas a obter um controle preciso.

Afinal, o que é a Indústria 4.0?

A Indústria 4.0 representa a Quarta Revolução Industrial, trazendo a digitalização para transformar positivamente a manufatura.

Usa sistemas inteligentes e autônomos que são abastecidos por dados e aprendizado de máquinas. Seu grande objetivo é conectar sistemas em busca de aumento da produtividade.

Nesta revolução, máquinas interligadas colhem informações essenciais para monitorar performances, identificar necessidades de manutenção e otimizar operações para aumentar os rendimentos.

IHMs Delta são exemplos de equipamentos da Indústria 4.0

Indústria 4.0 e IoT

Podemos afirmar que a IoT ajuda a tornar a Indústria 4.0 possível porque tem a interconectividade e a automatização de operações como base.

A IoT nas indústrias é a maneira de garantir que os recursos, equipamentos e funcionários sejam bem aproveitados. Ocorre uma verdadeira integração de tecnologias com a produção, permitindo um melhor desempenho do negócio.

A produção se torna inteligente, com a coleta de dados armazenados em nuvens acessíveis a todos os níveis empresariais, auxiliando todas as áreas, permitindo saber, por exemplo, a quantidade de itens produzidos em determinado período.

Como a IoT na indústria 4.0 está revolucionando a indústria?

Por muitos motivos podemos dizer que a IoT e a Indústria 4.0 mantêm uma relação indissociável. Conheça alguns:

Aumentando a eficiência operacional

Há algum tempo atrás, era difícil imaginar o controle de uma cadeia de suprimentos sem o trabalho manual.

Porém, hoje isso já é possível, graças à otimização da logística e da criação dos sistemas conectados, que alertam sobre a quantidade de materiais e preveem a falta deles.

A produção pode ser ajustada de acordo com as informações em mãos, evitando atrasos.

Otimizando a manutenção

A IoT nas indústrias é muito conhecida pelo seu papel na manutenção industrial preditiva. É feito um acompanhamento constante das máquinas para identificar com antecedência qualquer falha ou irregularidade.

A performance de cada equipamento é avaliada em tempo real pelos dispositivos IoT, prevendo problemas e sinalizando aos funcionários.

Veículos Conectados

A manufatura avançada conta com os equipamentos e veículos autônomos da IoT todos os dias, para agilizar as operações, mantendo fluxos de alto nível.

Veículos inteligentes fazem o transporte de cargas, são rastreáveis e dotados de GPS para melhor controle e segurança das atividades industriais.

Quais os benefícios da IoT na Indústria 4.0?

Por abranger uma grande diversidade de objetos que podem se tornar conectáveis, a IoT atende às exigências das plantas industriais, estações de energia, de saneamento, etc. Elas colhem vantagens como:

Eficiência operacional e maximização dos lucros

Com a eficiente coleta de dados pela rede de dispositivos IoT nas indústrias, recursos podem ser economizados. Energia elétrica, água e gás natural são melhor administrados por conta do conhecimento trazido pela tecnologia.

Até mesmo os resíduos industriais diminuem, porque os processos têm a performance aprimorada. Então o rendimento e os lucros aumentam.

Novos serviços e modelos de negócios

Com a manufatura inteligente implementada na forma de dispositivos IoT, dá pra conhecer cada ponto de atenção, cada ação favorável ou desfavorável na empresa. Então é possível criar estratégias específicas para otimizar cada negócio.

Maior conhecimento para tomadas de decisões

Os sensores fornecem informações detalhadas das atividades industriais, que podem ser usadas para análises mais profundas.

Com essa possibilidade, as tomadas de decisão são melhor embasadas e os gestores ainda conseguem prever resultados a médio e longo prazo.

IoT na Indústria: Para substituir mão de obra em processos repetitivos

Já vimos que a IoT nas indústrias impulsiona os trabalhos de diferentes formas. E os funcionários também são impactados pela revolução tecnológica.

Em vez de atuar em operações repetitivas e desgastantes, eles podem ter o seu potencial aproveitado em tarefas mais estratégicas.

A tendência é que as equipes sejam treinadas e atualizadas para gerenciar as ferramentas modernas. Novas funções também devem surgir.

COnheça o Sistema Just in Time: o que é, benefícios e como implementar

Conclusão

A comunicação entre dispositivos usando a internet transforma a forma como realizamos a maioria das nossas atividades.

Mostramos que a IIoT, atuando em um cenário de Indústria 4.0, auxilia as empresas com abordagem específica para esse ambiente, de forma a obter os resultados esperados.

A aplicação do conceito IoT nas indústrias tem o potencial de inserir de vez os benefícios do mundo digital na fabricação de produtos.

Por tudo isso, a Kalatec acredita que a Internet das Coisas é uma excelente opção para quem deseja melhorar o desempenho de produção, investindo em equipamentos inteligentes.

Conheça a Linha de IHM e CLPs da Kalatec para a sua Indústria!

Posts relacionados

Edilson Cravo

Edilson Cravo

Engenheiro de Aplicação da KALATEC, 23 anos de experiência com mais de 5000 visitas únicas em Indústrias. Especialista em Automação Industrial e apaixonado por Servos Motores, foi treinado nas fábricas EMERSON MOTION CONTROL, YASKAWA, WEG, DELTA, HNC, LEADSHINE e ESTUN. Foi consultor de projetos no Instituto Nuclear Brasileiro, Embraer, Rede Globo, USP (Projeto Inspire) entre outros.

Veja também