Correia dentada: O que é e como manter em boas condições?
Automação Industrial

Correia dentada: O que é e como manter em boas condições?

Alguns itens são cruciais para possibilitar o funcionamento adequado dos equipamentos nas fábricas. As correias industriais são um exemplo. Não se engane: apesar de simples e com baixo valor de aquisição, elas têm excelente custo-benefício.

Encontramos essa peça no mercado em vários modelos, como a correia dentada, que é o tipo mais aplicado na indústria, para compor sistemas e permitir o transporte de cargas e a fabricação de produtos.

Continue a leitura para saber mais sobre essa solução, conhecer suas características e aprender o momento certo para substituição da mesma.

O que é uma correia dentada?

A correia dentada ou correia sincronizadora é um tipo de cinta de borracha, nylon ou poliuretano. Ela possui dentes especiais moldados em sua superfície, que asseguram a conexão com outros componentes de um sistema. É aplicada em engrenagens para alternar a velocidade de motores e contribuir para o seu funcionamento adequado.

Esse tipo de correia industrial realiza transmissão mecânica de força e movimento.

Muito usada em máquinas,em conjunto com redutores e motoredutores, a correia dentada proporciona sincronismo com as polias dentadas, dando fluência a sistemas de produção.

Ela evita sobrecargas, paradas desnecessárias e atrasos nos processos industriais.

Resistente e fácil de usar, além de durável e precisa, é excelente para compor sistemas de coordenadas, posicionadores,  transportadores lineares, ferramentas, etc.

Outra de suas vantagens é a flexibilidade: fora os materiais citados, também pode ser fabricada com borrachas vulcanizadas ou camadas de lona, e é encontrada em diversos formatos e modelos.

Trata-se de um produto com durabilidade elevada, que ajuda a aumentar a eficiência de diferentes equipamentos, fazendo a transmissão de rotação entre dois eixos paralelos ou mais.

Correia dentada

Qual a diferença das correias dentadas de carros e de equipamentos industriais?

Quando falamos em automóveis, é comum nos referirmos à correia dentada (ou correia de distribuição), pois essa peça é fundamental para o funcionamento do motor e para a transmissão de energia mecânica às rodas.

Resumidamente, seu papel é controlar o movimento de válvulas e pistões, mantendo uma sincronia entre as partes do motor, garantindo a segurança do automóvel.

Já a correia dentada industrial faz a sincronização de polias, permitindo que a energia gerada pelo motor seja transmitida de forma eficiente, de modo controlado, possibilitando a atuação de máquinas e equipamentos.

Qual o tempo de durabilidade da correia dentada?

A vida útil de uma correia dentada depende de vários fatores, como:

  • o material e a qualidade de fabricação (que devem condizer com o ambiente em que ela será empregada);
  • a confiabilidade do fornecedor (que deve ter experiência no ramo, seguir exigências técnicas e normas de segurança, e oferecer suporte); entre outros.

Algumas medidas ainda podem ser tomadas para aumentar a durabilidade do produto:

  • cheque a compatibilidade entre correia e polia, que devem estar sempre harmonizadas, com a quantidade correta de dentes, sem improvisação de componentes;
  • aplique a lubrificação adequada, utilizando graxa sem excessos.

O que causa a quebra da correia dentada? 

Uma das razões principais para a quebra das correias dentadas é a falta de qualidade da mesma.

Outra causa de rompimento, muito comum, é a falta de conservação e manutenção preventiva, que deve ser feita periodicamente, por um profissional capacitado – o que ajuda a evitar danos e riscos.
Quando os cuidados com as correias, ferramentas e máquinas são planejados e executados com atenção, consequências negativas para os processos industriais podem ser evitadas.

Quais os sinais de correia dentada quebrada?

O usuário deve se atentar para sinais de problemas na peça, tais como: ruídos, vibrações e elevação de temperatura. Tudo isso pode afetar a performance do motor, por isso, é recomendável uma verificação frequente.

Devem ser investigados, especialmente: a dissipação de energia produzida pelo motor durante o funcionamento; o aumento de vibrações e do consumo de combustível para possibilitar a operação.

Correia dentada: quando substituir?

Se constatados sinais como os citados acima ou, ainda, algum dano explícito em sua estrutura, o ideal é que a equipe responsável faça a substituição da peça prontamente, para evitar problemas mais graves.

É preciso observar o tempo médio de durabilidade da correia – informação dada pelo fabricante – mas, lembrando sempre que a exposição da peça a condições adversas, como substâncias contaminantes, pode diminuir esse tempo.

Portanto, o usuário deve ficar sempre de olho para ter o melhor aproveitamento da sua correia dentada.

Correia dentada

Conclusão

Esperamos que esse artigo tenha sido útil para a compreensão da importância da correia dentada não somente em carros, mas em diversas aplicações industriais.

Esse item é valioso para a eficiência de máquinas em geral, pois compõe os sistemas de transmissão mecânica.

E, para realmente aproveitar as vantagens da peça, tornam-se obrigatórios alguns cuidados, como a sua manutenção.

Se você procura por produtos de qualidade para compor seu projeto de automação, visite o nosso site e conheça as melhores opções do mercado.

Até o próximo post!

Posts relacionados

Edilson Cravo

Edilson Cravo

Engenheiro de Aplicação da KALATEC, 23 anos de experiência com mais de 5000 visitas únicas em Indústrias. Especialista em Automação Industrial e apaixonado por Servos Motores, foi treinado nas fábricas EMERSON MOTION CONTROL, YASKAWA, WEG, DELTA, HNC, LEADSHINE e ESTUN. Foi consultor de projetos no Instituto Nuclear Brasileiro, Embraer, Rede Globo, USP (Projeto Inspire) entre outros.

Veja também