Tipos de Motores Elétricos: quais são eles e onde aplicá-los?
Automação Industrial

Tipos de Motores Elétricos: quais são eles e onde aplicá-los?

Com certeza você já viu vários tipos de motores elétricos operando na linha de montagem de sua empresa ou em algum outro lugar, que você nem percebeu.

Mas, você sabe o que é este aparelho, quais são os tipos de motores elétricos que existem, ou onde e como aplicá-lo?

Neste texto você vai encontrar respostas para essas perguntas e também conhecer quais os componentes deste equipamento, além de se informar sobre o que deve ser considerado na hora de escolher um.

Motores Elétricos são máquinas cuja função é transformar energia elétrica em energia mecânica. Muito utilizados por unir facilidade de transporte, economia, baixo custo, limpeza e simplicidade de comando.

Além disso, possuem uma construção simples e fácil adaptação com qualquer tipo de carga.

Por isso, com certeza, você encontra e até utiliza algum desses equipamentos no dia a dia, pois estão em todos os lugares, desde grandes turbinas em hidrelétricas até eletrodomésticos.

Tipos de motores elétricos existentes

Tipos de motores elétricos existentes

São muitos os tipos de motores elétricos que você encontra no mercado, mas, podemos separá-los em 3 grandes grupos: Motores de corrente alternada (CA), Motores de corrente contínua (CC) e Motores Universais (CA e CC).

A corrente elétrica desses motores diz respeito ao fluxo de elétrons que neles ocorrem e o sentido deste fluxo é o que determina se a corrente é alternada ou contínua.

Nos motores de corrente alternada, um ímã é colocado para girar a partir do campo magnético, produzido por bobinas percorridas por correntes elétricas alternadas.

Na corrente contínua (CC), o fluxo de elétrons percorre um único sentido, do pólo negativo (que exerce repulsão) para o polo positivo (que exerce atração).

Tipos de motores elétricos: de corrente alternada (CA)

Motor Monofásico

Motor alimentado por apenas um condutor de fase (sistema de transmissão de energia elétrica). É utilizado em aplicações que exigem potências menores que 3KW (3000W).

Possui uma construção simples e é de fácil manutenção, porém não consegue dar partida por conta própria. Por isso, ao escolhê-lo, você vai precisar de um componente auxiliar (capacitor) para iniciar a operação.

Motor Trifásico

Os motores elétricos trifásicos são encontrados nas indústrias, devido às suas vantagens e maior eficiência em relação a outros tipos de motores. Leia também sobre indústria 4.0.

É utilizado em aparelhos que exigem maior potência e que precisam ser alimentados com Sistemas Trifásicos (sistema de transmissão de energia elétrica feita por 4 fios: um neutro e 3 fases).

Motores Síncronos

São máquinas que giram em uma velocidade constante (síncrona), independente da variação de cargas. Por isso, é um motor que possui uma única velocidade.

Isso ocorre porque a velocidade do campo magnético girante depende da frequência da corrente alternada (CA) que, neste caso, é frequente.

Motores Assíncronos

Os motores assíncronos, ao contrário dos síncronos, giram em uma velocidade ligeiramente menor que a velocidade de rotação do campo girante do estator.

Tipos de motores elétricos: de corrente contínua (CC)

Motor DC

Um motor DC Transforma energia elétrica em energia mecânica com base nos princípios do eletromagnetismo de 12 a 24V. Os tipos mais comuns dependem das forças produzidas por campos magnéticos.

O princípio de funcionamento de um motor de corrente contínua (CC) é  um condutor de corrente excitado por um  campo magnético, que origina a força mecânica, “torque”.

A principal referência de Motores Corrente Contínua no Brasil é BOSCH MOTORES.

Motor Corrente Continua Bosch
Motores de Corrente Contínua Bosch
Garantia de Qualidade mundial Bosch

A estrutura compacta, proporciona as melhores soluções para cada caso, com alta potência e uma grande vida útil. Motores Bosch estão presente em segmentos diversos dentro e fora da indústria automobilística.

Motor Brushless

Também conhecido como motor sem escovas, não necessita de escovas para funcionar, por isso é mais eficiente, exige menos reparo, produz menos ruído, possui mais potência e velocidade que os motores escovados.

Podem ser usados em drones e aeromodelos por ser leve e ter grande velocidade de rotação.

Motor de Passo

Motor de passo é aquele cuja rotação é controlada por uma série de campos eletromagnéticos que são ativados e desativados eletronicamente. Permite um posicionamento preciso com facilidade.

É um motor que gera alto torque com um corpo compacto e é ideal para aceleração rápida.

Tipos de motores elétricos: universal (CA e CC)

É o tipo de motor que pode funcionar alimentado por corrente alternada ou corrente contínua.

São relativamente pequenos e podem alcançar velocidades de até 30.000 RPM, além de um alto torque de partida e velocidade variável.

É preciso observar a segurança, porque é um motor que corre a velocidade perigosamente alta quando operam sem carga, porque nessa condição é limitada apenas pela sua própria carga de fricção e vento

Conforme a maneira que é fabricado, o motor universal pode ser de dois tipos:

  • Não compensado, com polos concentrados, ideal para aparelhos de baixa potência.
  •  Compensado, com campo distribuído, para os de alta potência.

Ambos os motores produzem torque unidirecional independentemente do fornecimento de corrente elétrica que recebe (alternada ou contínua).  Qualquer que seja o fornecimento, a direção do torque sempre será a mesma. Além disso, o sentido de rotação pode ser alterado para os dois tipos de motores

Tipos de motores elétricos: quais são suas aplicações?

Eles integram diversos equipamentos como portões elétricos, máquinas industriais, automatismo automotivo e doméstico, robôs e outros equipamentos, como:

Motores de Corrente Alternada na Automação

  • Máquina Operatrizes
  • Misturadores
  • Compressores
  • Bombas
  • Esteiras
  • Compressor
  • entre outros

Motores de Corrente Contínua  (DC)

  • Máquinas Alimentícias
  • Cadeira de dentista
  • Cortinas automáticas
  • Equipamentos de Raio X Panorâmicos
  • Mesa Elétrica Hospitalar
  • Cadeiras Oftalmológicas
  • Churrasqueira Elétrica
  • Cobertura de Piscinas
  • Cobertura de Toldos

Motores Universais

  • Aspiradores
  • Brocas portáteis
  • Misturadores de bebidas
  • Máquina de costura
  • Liquidificadores
  • Ventiladores
  • Furadeiras
  • entre outros

Segundo dados da Eletrobrás, a indústria consome cerca de 42% da energia elétrica produzida no Brasil, dos quais 29% são demandados pelos motores elétricos industriais. Por isso os investimentos em eficiência energética nunca foram tão importantes.

Veja também: como funcionam os rolamentos.

Quais são os componentes de um motor elétrico?

São compostos por:

  • Estator: carcaça (de ferro fundido, aço ou alumínio), com um núcleo de chapas magnéticas e um enrolamento trifásico.
  • Rotor: formado por um eixo que transfere a potência mecânica, núcleo de chapas magnéticas, barras e anéis de curto circuito.
  • Demais componentes: tampas (traseira e defletora), ventilador, caixa de ligação, terminais, tipos de rolamentos, placa de identificação, pino elástico, entre outros.

O que levar em consideração na hora de escolher o melhor motor elétrico?

Identifique a aplicação para o motor e então escolha, dentre os 3 principais tipos de motores elétricos, o que melhor atender sua necessidade.

Se você precisa de uma operação contínua e com pouca variação de velocidade, a melhor opção é o motor assíncrono.

Já se sua demanda é de fortes acelerações e desacelerações, o motor síncrono é a melhor escolha.

E nos casos em que se exige posicionamento preciso, o mais indicado é o motor de passo.

Também é preciso considerar o movimento pretendido com o motor, para determinar as especificações técnicas (potência e velocidade) e o dimensionamento (tamanho e posicionamento de instalação) do motor.

Observe as condições ambientais a que os motores estarão expostos e, ainda, a eficácia no baixo consumo de energia, a fim de gerar menos impacto para o ambiente e para o seu bolso.

Conclusão

Como mencionado no início do artigo, os motores elétricos têm o potencial de pôr em operação, de modo mais econômico e produtivo, máquinas e equipamentos industriais.

Por isso, você deve considerar a aquisição desses equipamentos, porque o modo como eles potencializam o processo de produção, irá gerar benefícios práticos para o seu negócio. Conte com a Kalatec para essa decolagem!

Conheça toda linha de motores elétricos da Kalatec

Posts relacionados

Edilson Cravo

Edilson Cravo

Engenheiro de Aplicação da KALATEC, 23 anos de experiência com mais de 5000 visitas únicas em Indústrias. Especialista em Automação Industrial e apaixonado por Servos Motores, foi treinado nas fábricas EMERSON MOTION CONTROL, YASKAWA, WEG, DELTA, HNC, LEADSHINE e ESTUN. Foi consultor de projetos no Instituto Nuclear Brasileiro, Embraer, Rede Globo, USP (Projeto Inspire) entre outros.

Veja também