Com certeza você já viu vários tipos de motores elétricos operando na linha de montagem de sua empresa ou em algum outro lugar, que você nem percebeu.
Mas, você sabe o que é este aparelho, quais são os tipos de motores elétricos que existem, ou onde e como aplicá-lo?
Neste texto você vai encontrar respostas para essas perguntas e também conhecer quais os componentes deste equipamento, além de se informar sobre o que deve ser considerado na hora de escolher um.
Motores Elétricos são máquinas cuja função é transformar energia elétrica em energia mecânica. Muito utilizados por unir facilidade de transporte, economia, baixo custo, limpeza e simplicidade de comando.
Além disso, possuem uma construção simples e fácil adaptação com qualquer tipo de carga.
Por isso, com certeza, você encontra e até utiliza algum desses equipamentos no dia a dia, pois estão em todos os lugares, desde grandes turbinas em hidrelétricas até eletrodomésticos.
São muitos os tipos de motores elétricos que você encontra no mercado, mas, podemos separá-los em 3 grandes grupos: Motores de corrente alternada (CA), Motores de corrente contínua (CC) e Motores Universais (CA e CC).
A corrente elétrica desses motores diz respeito ao fluxo de elétrons que neles ocorrem e o sentido deste fluxo é o que determina se a corrente é alternada ou contínua.
Nos motores de corrente alternada, um ímã é colocado para girar a partir do campo magnético, produzido por bobinas percorridas por correntes elétricas alternadas.
Na corrente contínua (CC), o fluxo de elétrons percorre um único sentido, do pólo negativo (que exerce repulsão) para o polo positivo (que exerce atração).
Motor alimentado por apenas um condutor de fase (sistema de transmissão de energia elétrica). É utilizado em aplicações que exigem potências menores que 3KW (3000W).
Possui uma construção simples e é de fácil manutenção, porém não consegue dar partida por conta própria. Por isso, ao escolhê-lo, você vai precisar de um componente auxiliar (capacitor) para iniciar a operação.
Os motores elétricos trifásicos são encontrados nas indústrias, devido às suas vantagens e maior eficiência em relação a outros tipos de motores. Leia também sobre indústria 4.0.
É utilizado em aparelhos que exigem maior potência e que precisam ser alimentados com Sistemas Trifásicos (sistema de transmissão de energia elétrica feita por 4 fios: um neutro e 3 fases).
São máquinas que giram em uma velocidade constante (síncrona), independente da variação de cargas. Por isso, é um motor que possui uma única velocidade.
Isso ocorre porque a velocidade do campo magnético girante depende da frequência da corrente alternada (CA) que, neste caso, é frequente.
Os motores assíncronos, ao contrário dos síncronos, giram em uma velocidade ligeiramente menor que a velocidade de rotação do campo girante do estator.
Confira também: como funciona o IHM
Um motor DC Transforma energia elétrica em energia mecânica com base nos princípios do eletromagnetismo de 12 a 24V. Os tipos mais comuns dependem das forças produzidas por campos magnéticos.
O princípio de funcionamento de um motor de corrente contínua (CC) é um condutor de corrente excitado por um campo magnético, que origina a força mecânica, “torque”.
A principal referência de Motores Corrente Contínua no Brasil é BOSCH MOTORES.
A estrutura compacta, proporciona as melhores soluções para cada caso, com alta potência e uma grande vida útil. Motores Bosch estão presente em segmentos diversos dentro e fora da indústria automobilística.
Também conhecido como motor sem escovas, não necessita de escovas para funcionar, por isso é mais eficiente, exige menos reparo, produz menos ruído, possui mais potência e velocidade que os motores escovados.
Podem ser usados em drones e aeromodelos por ser leve e ter grande velocidade de rotação.
Motor de passo é aquele cuja rotação é controlada por uma série de campos eletromagnéticos que são ativados e desativados eletronicamente. Permite um posicionamento preciso com facilidade.
É um motor que gera alto torque com um corpo compacto e é ideal para aceleração rápida.
É o tipo de motor que pode funcionar alimentado por corrente alternada ou corrente contínua.
São relativamente pequenos e podem alcançar velocidades de até 30.000 RPM, além de um alto torque de partida e velocidade variável.
É preciso observar a segurança, porque é um motor que corre a velocidade perigosamente alta quando operam sem carga, porque nessa condição é limitada apenas pela sua própria carga de fricção e vento
Conforme a maneira que é fabricado, o motor universal pode ser de dois tipos:
Ambos os motores produzem torque unidirecional independentemente do fornecimento de corrente elétrica que recebe (alternada ou contínua). Qualquer que seja o fornecimento, a direção do torque sempre será a mesma. Além disso, o sentido de rotação pode ser alterado para os dois tipos de motores
Eles integram diversos equipamentos como portões elétricos, máquinas industriais, automatismo automotivo e doméstico, robôs e outros equipamentos, como:
Segundo dados da Eletrobrás, a indústria consome cerca de 42% da energia elétrica produzida no Brasil, dos quais 29% são demandados pelos motores elétricos industriais. Por isso os investimentos em eficiência energética nunca foram tão importantes.
Veja também: como funcionam os rolamentos.
São compostos por:
Identifique a aplicação para o motor e então escolha, dentre os 3 principais tipos de motores elétricos, o que melhor atender sua necessidade.
Se você precisa de uma operação contínua e com pouca variação de velocidade, a melhor opção é o motor assíncrono.
Já se sua demanda é de fortes acelerações e desacelerações, o motor síncrono é a melhor escolha.
E nos casos em que se exige posicionamento preciso, o mais indicado é o motor de passo.
Também é preciso considerar o movimento pretendido com o motor, para determinar as especificações técnicas (potência e velocidade) e o dimensionamento (tamanho e posicionamento de instalação) do motor.
Observe as condições ambientais a que os motores estarão expostos e, ainda, a eficácia no baixo consumo de energia, a fim de gerar menos impacto para o ambiente e para o seu bolso.
Como mencionado no início do artigo, os motores elétricos têm o potencial de pôr em operação, de modo mais econômico e produtivo, máquinas e equipamentos industriais.
Por isso, você deve considerar a aquisição desses equipamentos, porque o modo como eles potencializam o processo de produção, irá gerar benefícios práticos para o seu negócio. Conte com a Kalatec para essa decolagem!