Atuadores Lineares: tudo que você precisa saber sobre
Automação Industrial

Atuadores Lineares: tudo que você precisa saber sobre

Principais aplicações de Atuadores Lineares DC?

Elevação diversas de carga no sentido horizontal ou vertical, como sinalizadores, antenas, camas hospitalares, poltronas, dumper, usina de energia solar, abertura e fechamento de silos, travas diversas, movimentação de placas solares acompanhando a movimentação solar.

Quais são as vantagens do Fuso Trapezoidal em Atuadores Lineares?

Atuador Linear DC com fuso trapezoidal – São os atuadores para elevação de carga, empuxo ou tração. Devido a característica de serem fabricados com fuso trapezoidal, são em geral auto-frenantes, ou seja, quando estacionado na vertical ou horizontal consegue garantir o posicionamento na posição parada.

Porque alterando a capacidade de carga, o modelo de Atuador permanece o mesmo dentro da mesma família?

A redução de engrenagem é de dentes retos e varia de acordo com a capacidade de carga x velocidade. Ou seja, para a mesma família de atuador, mudando-se a redução, obtemos capacidade de carga ou velocidades diferentes.

Exemplo: Para a linha de atuador linear KTC-D24 – Considerando a capacidade de100N obtemos velocidade de até 40mm/s e para Capacidade de carga de 70Kg avelocidade linear será de 6mm/s.

Qual o ciclo de operação de um Atuador Linear DC?

Também conhecido como “Duty-Cycle”, é o tempo em que o atuador pode trabalhar continuamente. Essa limitação é devida a ser acionado com Motores DC, e estes motores precisam de tempo para dissipar o calor. O Duty cycle de atuadores lineares com Motores DC são de 20%, ou seja, entre 20% do tempo do ciclo em trabalho e 80% do tempo do ciclo em descanso.

Como inverter o Sentido de Giro do Atuador Linear eletromecânico e parar o avanço ou recuo pelo fim de curso?

Os atuadores lineares KTC-D24 ou KTC-LA-G são montados com Motores DC, então para a inversão do sentido, basta a inversão da polaridade da alimentação do próprio atuador. Os atuadores Kalatec são construídos com chaves de fim de curso interno e não regulável, e toda a vez que o avanço interno alcançar as chaves fim de curso, o atuador irá parar e será permitido somente o movimento do lado contrário.

Como saber a posição em um Atuador Linear DC?

Os atuadores lineares KALATEC possuem de série um potenciômetro linear interno de 0-10K, isso permite fazer a leitura da resistência e saber qual é a posição estacionada do atuador.

Posts relacionados

Edilson Cravo

Edilson Cravo

Engenheiro de Aplicação da KALATEC, 23 anos de experiência com mais de 5000 visitas únicas em Indústrias. Especialista em Automação Industrial e apaixonado por Servos Motores, foi treinado nas fábricas EMERSON MOTION CONTROL, YASKAWA, WEG, DELTA, HNC, LEADSHINE e ESTUN. Foi consultor de projetos no Instituto Nuclear Brasileiro, Embraer, Rede Globo, USP (Projeto Inspire) entre outros.

Veja também