Programação do CLP: tipos, como aprender e qual curso fazer!
Automação Industrial

Programação do CLP: tipos, como aprender e qual curso fazer!

As linhas de produção exigem o uso de sistemas automatizados. E o CLP está inserido nessa realidade. É ele que facilita o controle e o monitoramento de processos.

Para conseguir utilizar esse dispositivo, é preciso fazer a sua programação – que pode ser simples ou complexa, dependendo da sua aplicação.

Confira neste artigo um pouco sobre o uso do CLP, suas diferentes linguagens e quais caminhos seguir para, efetivamente, fazer a programação CLP.

O que é CLP e quais as suas funções?

CLP é a sigla para Controlador Lógico Programável, uma unidade eletrônica usada para a automação de máquinas e processos industriais. 

Semelhante aos computadores tradicionais, este equipamento digital realiza funções específicas a partir de programas realizados. Ele é composto por cartões de entrada e saída, memória, processador, barramento e fonte de alimentação.

Sua memória é programável e capaz de armazenar comandos e executar tarefas determinadas, como operações matemáticas envolvendo os dados coletados, controle de motores de passo e servos motores, entre outras funções.

O controlador recebe informações de sensores e outros dispositivos, faz o processamento dos dados e controla os dispositivos de saída ou atuadores, de acordo com a programação dada.

Faz leituras em tempo real, começa e pausa operações, sinaliza inconformidades e registra informações como a temperatura do processo.

Adequado para uso em campo por conta de sua capacidade de atuar sob condições adversas, como temperatura alta e poeira. O CLP tem proteção contra vibrações, ruídos, impactos e interferências eletromagnéticas.

Linha CLPs Delta na Kaltec! Confira e e escolha o ideal para sua aplicação.

Como aprender programação do CLP?

A programação CLP deve atender aos requisitos da produção, da máquina a que será aplicada. Existem várias formas de programação CLP.

Para quem está começando a aprender essa atividade, aqui vão algumas dicas:

  • Domine a estrutura da programação que será usada, para que você consiga, realmente, colocá-la em prática; 
  • Conheça bem quais são as interferências da máquina dentro de seu processo de programação;
  • Entenda as funções necessárias para a sua aplicação específica.

Essas recomendações são válidas para qualquer CLP, independente de marca, modelo, estrutura ou fabricante. 

A melhor maneira de fazer programação CLP é encontrando um curso que ensine os conceitos e a composição lógica do dispositivo. Assim, você conseguirá criar seu raciocínio, para realizar a programação de maneira concisa.

Quais são os tipos de linguagem de programação do CLP?

A programação do CLP é dividida em cinco linguagens diferentes, que se classificam em duas categorias principais: gráfica e textual. 

A linguagem textual possui registros escritos e a gráfica apresenta elementos visuais, na forma de esquemas elétricos ou de blocos.

São cinco linguagens de programação em conformidade com a norma IEC 61131-3, da Comissão Eletrotécnica Internacional

Quais as linguagens de programação do CLP?

Lista de instruções

Esta linguagem textual, também chamada de Instruction List (IL), tem aspecto sequencial. Ela atende diretamente aos comandos do computador e é indicada para aplicações de pequeno porte ou para melhorar partes de um sistema

Sua estrutura contém um acumulador para armazenar resultados parciais. Neste modelo, cada instrução fica em uma linha e deve ser precedida de um rótulo (etiqueta) e, depois, devem ser inseridos dois pontos (:). 

Aceita a inclusão de modificadores, comentários e/ou linhas em branco.

Texto estruturado

O texto estruturado ou Structured Text (ST) é considerado uma linguagem textual de programação moderna e robusta, sendo utilizado em aplicações de alto nível. Possibilita a administração de dados como duração de tempo, datas e horas.

Consegue trabalhar com diferentes tipos de valores digitais e analógicos. Sua estrutura se apresenta em blocos e contém instruções interacionais (FOR, WHILE e REPEAT) e condicionais (IF-THEN-ELSE e CASE OF).

Diagrama Ladder

Este nome é a tradução para Ladder Diagram (LD). Trata-se do tipo mais popular de linguagem de programação gráfica. É similar a uma escada, com barras verticais e paralelas. 

Atua utilizando lógica de relés e contatos elétricos, gerando circuitos de comando. Seu funcionamento é simples, sendo o modelo mais indicado para os iniciantes em programação.

Diagrama de blocos funcionais

Este modelo de linguagem gráfica é muito comum na Europa. Seu nome vem do termo em inglês Function Block Diagram (FBD). Apresenta blocos interligados e é adequado para aplicações com troca de dados entre elementos de controle.

Esta linguagem é flexível e tem blocos elementares de funções, com entradas e saídas conectadas no bloco por meio de linhas. Permite o uso de blocos pré-programados, como contadores, lógicas booleanas e temporizadores.

Além disso, blocos podem ser criados da maneira que o usuário quiser, com a técnica de encapsulamento.

Sequenciamento de gráficos de funções

Também conhecido como Sequential Function Chart (SFC) ou Grafcet. Esta linguagem gráfica é indicada para operações sequenciais, descrevendo atividades paralelas e alternativas. 

É uma boa opção para ser usado em CLPs de grande porte.

Curso EAD de programação CLP

como aprender clp: curso ead

A Kalatec está atenta às necessidades dos profissionais da indústria e oferece opções de cursos à distância essenciais para aumentar o conhecimento e facilitar o trabalho com automação. 

Um dos cursos mais procurados é o Treinamento CLP e IHM Delta Automação. Com um amplo conteúdo escrito e 25 videoaulas, você vai conhecer melhor esses dispositivos e aprender a configurá-los e a programá-los. 

Você vai conseguir, por exemplo, criar escalas e usar memórias para modificação de valores com o CLP rodando.

Também aprenderá o funcionamento dos softwares que os aparelhos requerem, além de saber utilizar funções como contadores e temporizadores.

Esse curso é direcionado a profissionais da área técnica. A Kalatec também tem disponível um Webinar sobre o assunto.

Conheça e matricule-se no curso de CLP E IHM da Kalatec!

Conclusão

Esperamos que você tenha compreendido melhor a importância de uma programação CLP adequada. Aprendemos que esse dispositivo é fundamental para a automação, atuando no controle dos processos produtivos.

Como notamos, é preciso analisar cada caso para decidir entre a melhor linguagem para adotar – gráfica ou textual, sendo o tipo mais comum o Diagrama Ladder. 

E, para colocar em prática a programação, com segurança, não deixe de realizar um curso especializado que mostre os conceitos e também as funcionalidades do controlador. Afinal, conhecimento nunca é demais.

Até a próxima!

Posts relacionados

Edilson Cravo

Edilson Cravo

Engenheiro de Aplicação da KALATEC, 23 anos de experiência com mais de 5000 visitas únicas em Indústrias. Especialista em Automação Industrial e apaixonado por Servos Motores, foi treinado nas fábricas EMERSON MOTION CONTROL, YASKAWA, WEG, DELTA, HNC, LEADSHINE e ESTUN. Foi consultor de projetos no Instituto Nuclear Brasileiro, Embraer, Rede Globo, USP (Projeto Inspire) entre outros.

Veja também