Segurança industrial: entenda a importância para o trabalho na indústria
Dicas para projetos

Segurança industrial: entenda a importância para o trabalho na indústria

segurança do trabalho

Manter o funcionamento correto de todos os ambientes fabris e a qualidade dos produtos e serviços é essencial, assim como zelar pela segurança e integridade dos funcionários.

É preciso dar a devida atenção a essa área, sob risco de se deparar com grandes prejuízos físicos e financeiros.

Por isso, o investimento em segurança industrial deve ser prioridade, ajudando a evitar problemas, ao mesmo tempo em que coloca o negócio no caminho da excelência.

Hoje você vai conhecer alguns conceitos importantes relacionados a esse tema.

Boa leitura!

97

O que é segurança industrial?

Segurança industrial é um conjunto de medidas e ações que procura manter a proteção para os trabalhadores em seu ambiente profissional. Como se supõe, seu objetivo é evitar acidentes e minimizar ameaças ou riscos que possam prejudicar os funcionários ou a infraestrutura das indústrias.

Para ajudar a caminhar nessa direção, existem normas e regulamentações específicas, garantindo que os procedimentos industriais sejam realizados com segurança.

Também são utilizados equipamentos de proteção individual e coletiva, e realizados treinamentos e fiscalizações periódicas.

Tudo isso contribui para manter um ambiente de trabalho protegido, proporcionando também mais saúde e bem-estar para o trabalhador durante a execução dos processos industriais.

A segurança deve ser aplicada em todas as atividades laborais, independentemente do nível de dificuldade, do tipo de ferramenta ou máquina.

Quais os principais conceitos da segurança industrial?

Quando falamos de segurança na indústria, é comum citarmos a promoção da saúde e qualidade, prevenção de riscos, e outros temas, que estão relacionados.

Ao nos atentar à forma como executamos o nosso trabalho, isso causa reflexos em toda a fábrica.

Qual é o conceito de trabalho?

Segundo o dicionário Michaelis, trabalho é um “conjunto de atividades produtivas ou intelectuais exercidas pelo homem para gerar uma utilidade e alcançar determinado fim”.

A publicação complementa que se trata de uma “atividade profissional, regular, remunerada ou assalariada, objeto de um contrato trabalhista”.

Em outras palavras, trabalho é o esforço feito por alguém para realizar algo. Seu enfoque pode ser em variadas áreas, como física, economia, mecânica, etc.

O trabalho permite que o ser humano supra suas necessidades, ao mesmo tempo em que desenvolve habilidades e as aperfeiçoa.

O que é conceito prevencionista?

O conceito prevencionista diz respeito a ocorrências não programadas, inesperadas ou não, que interferem ou interrompem o decorrer regular de uma atividade, gerando perda de tempo útil e/ou danos físicos ou materiais.

O prevencionismo analisa maneiras de se evitar acidentes no trabalho e está diretamente relacionado às ações de segurança industrial.

Qual a importância da segurança do trabalho na indústria?

Ao focar em segurança, as indústrias cumprem a legislação vigente e diminuem acidentes. Além disso, a organização se depara com benefícios como a promoção de uma cultura organizacional, focada em limpeza, padronização e planejamento.

A redução de gastos com afastamentos, licenças médicas, ações judiciais, e com a recuperação da imagem da empresa também diminui consideravelmente.

Assim, os resultados das ações voltadas à segurança se refletem em todos os setores.

Isso fortalece o negócio, e a empresa passa a ser vista com mais credibilidade, devido ao seu reduzido índice de ocorrências e acidentes, demonstrando responsabilidade social.

Trata-se, ainda, de uma oportunidade para engajar a equipe, para que trabalhem juntas pelo mesmo objetivo. O gestor pode, inclusive, criar estratégias para premiar e valorizar setores com os melhores resultados de segurança.

Como garantir a segurança na indústria?

De acordo com o Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, o Brasil teve 6 óbitos a cada 100 mil empregos formais, ocupando o segundo lugar entre os países do G20.

O levantamento foi elaborado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT), e abrange o período entre 2002 e 2020. Isso comprova que é fundamental priorizar a segurança na indústria.

É preciso uma abordagem humanizada, implementando ações simples e documentadas – até mesmo como uma comprovação, que pode ser solicitada por órgãos fiscalizadores.

Também é necessário conscientizar os funcionários de que os cuidados com saúde e segurança devem partir não só da empresa, mas de todos.

Existem diversas ferramentas que podem ajudar os gestores na prática, como checklists, reuniões DDS (Diálogos de Segurança), inspeções internas, etc.

É importante ouvir a equipe, pois eles conhecem como ninguém os processos de produção, e acolher suas sugestões.

Os riscos de segurança dos processos devem ser mapeados, com verificação de todos os locais, investimento em manutenção do maquinário e padronização de ações.

Qual a relação qualidade X produtividade com a segurança do trabalho?

Segundo artigo do Portal da Indústria, as medidas que promovem segurança no trabalho “criam ambientes seguros e saudáveis e oferecem condições adequadas aos trabalhadores – o que contribui para o aumento da produtividade”.

Ou seja, a relação entre a produtividade de uma empresa e a segurança laboral é explícita: quanto mais seguro um ambiente de trabalho for, menor será a ocorrência de acidentes e problemas ligados a eles.

Quando a gestão se preocupa e se dedica ao cuidado com a saúde e o bem-estar do funcionário, a equipe fica mais motivada e preparada para exercer suas atividades – o que também eleva o nível de qualidade de serviços e produtos.

Quais os equipamentos de segurança?

Uma das maneiras de se evitar acidentes, é utilizando os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e os EPCs (Equipamentos de Proteção Coletiva).

Essa medida é determinada pela Norma de Segurança do Trabalho – NR6, que diz que a empresa é responsável por fornecer esses equipamentos para todos os trabalhadores, arcando com os custos dos mesmos.

Quais são os equipamentos necessários para a segurança do trabalho na indústria?

Para garantir a segurança industrial, geralmente são utilizados esses equipamentos, que podem variar de acordo com a função executada:

  • Luvas;
  • Capacetes;
  • Botas;
  • Máscaras;
  • Óculos de proteção;
  • Insufladores de ar;
  • Trava-quedas e outros equipamentos para trabalho em altura;
  • Protetores auriculares; etc.

O trabalhador deve cuidar do seu equipamento e observar sempre as suas condições. Em caso de alguma falha, precisa informar ao setor responsável, para troca do item.

 

97-2

 

Conclusão

Procuramos, ao longo deste artigo, esclarecer o quanto é importante a segurança industrial. Vimos que a disciplina deve prevalecer em tudo que é feito dentro de uma fábrica e no seu entorno.

Quando minimizam-se os riscos de acidentes, também diminuem os gastos com licenças, afastamentos, indenizações, etc.

Ao focar em ambientes de trabalho saudáveis e protegidos de riscos, a empresa tende a fortalecer a sua imagem, pois o seu real comprometimento com o bem-estar da equipe torna-se nítido.

Gostou desse post? Então volte mais vezes para acompanhar nossos conteúdos e ficar por dentro de todas as novidades do mundo da automação.

Posts relacionados

Edilson Cravo

Edilson Cravo

Engenheiro de Aplicação da KALATEC, 23 anos de experiência com mais de 5000 visitas únicas em Indústrias. Especialista em Automação Industrial e apaixonado por Servos Motores, foi treinado nas fábricas EMERSON MOTION CONTROL, YASKAWA, WEG, DELTA, HNC, LEADSHINE e ESTUN. Foi consultor de projetos no Instituto Nuclear Brasileiro, Embraer, Rede Globo, USP (Projeto Inspire) entre outros.

Veja também