Um projeto de automação industrial custa caro?
Automação Industrial Dicas para projetos

Um projeto de automação industrial custa caro?

A maior parte das indústrias procura formas de automatizar sua produção, pois assim conseguem melhorar a produtividade e economizar tempo na fabricação e comercialização dos produtos.

Contudo, sempre ficam dúvidas a respeito do que pode ser realmente feito e de quanto custará um projeto de automação industrial.

De fato, apenas compensa aplicar recursos em automação se os benefícios forem concretos. As dúvidas relacionadas ao capital inicial são, muitas vezes, resultantes de uma análise imediata, que não contempla o médio e o longo prazo, as vantagens que ela poderá trazer.

Leia o artigo e veja se um sistema de automação pode custar muito caro para sua indústria!

Os custos de um projeto de automação industrial

Ainda existem gestores que descartam a possibilidade de investir em um projeto de automação industrial sem nem calcular de forma exata seus gastos.

A verdade é que, hoje em dia, a tecnologia vem se popularizando cada vez mais, o que faz com que os elevados preços do passado tenham uma significativa redução.

A oferta é grande e não convém que os fornecedores insistam em manter preços exorbitantes diante de uma concorrência vasta. Novos produtos são lançados anualmente ou até em menos tempo.

Logo, automatizar a indústria hoje não é mais tão caro quanto há décadas atrás.

Além disso, o gestor deve considerar com quais custos o ciclo de produção terá que arcar se a indústria não investir em automação.

A seguir, mostramos os tipos de custos que incidem em um projeto de automação industrial.

O custo de engenharia

Esse custo refere-se aos gastos que abrangem o desenvolvimento do projeto, a consultoria e a análise crítica. Em média, ele atinge 40% do total do projeto.

O planejamento, ainda que pareça ter um valor muito elevado, é decisivo para que o projeto tenha êxito. Um projeto bem planejado desde o começo facilita as etapas posteriores. Ajuda a diminuir gastos com implantação e controla a necessidade de futuras manutenções.

projeto de automação industrial

Assim fica assegurado o cumprimento do prazo, a qualidade dos trabalhos e um bom desempenho nas linhas de produção.

Os gastos com engenharia são muito variáveis, mas se há discrepâncias muito altas de valores, o ideal é fazer comparações entre diferentes fornecedores.

Uma forma de reduzir gastos exagerados com engenharia é planejar cuidadosamente (pode receber ajuda de consultores), de forma estratégica, pensando em reduzir os riscos no desenvolvimento e, consequentemente, conseguir baixar as despesas com implantação e assistência técnica.

O custo de implantação

O custo de implantação em um projeto de automação industrial é o mais caro. Depende da finalidade da indústria. As linhas 100% automáticas custam mais que as linhas semiautomáticas.

A melhor alternativa deve contemplar o retorno do investimento mais atrativo, visando aumentar o lucro ao mesmo tempo em que aprimora a qualidade e a produtividade.

É importante aplicar os recursos financeiros de maneira racional. Assim, sobra um fundo de reserva que permite aplicar dinheiro em tecnologia de ponta em algumas partes do projeto, fazendo uma grande diferença.

Resumindo: a indústria contará com um projeto avançado a menores gastos.

O custo de assistência

O suporte técnico é cobrado por hora e, quando necessário, adicionam-se gastos com deslocamentos. Se o projeto de automação industrial foi devidamente executado, conforme as práticas saudáveis de gestão de projetos, esse custo tende a ser baixo após o ciclo de produção entrar em funcionamento.

Contratar assistência técnica pode envolver um contrato de prestação de serviços ou ser sob demanda ou pontual.

Quando o suporte técnico é prestado pelo fabricante/distribuidor da marca, os custos são geralmente mais baixos que quando ele é efetuado por outra empresa.

Finalmente, o projeto de automação industrial pode exigir um capital inicial um pouco mais alto e sempre haverá os gastos de manutenção, que podem ser mínimos. O segredo está em escolher o sistema mais apropriado para a indústria e calcular o custo-benefício que o investimento trará em médio e em longo prazo!

Saiba mais sobre produtos de automação industrial com a Kalatec! Curta sua página no Facebook. e visite o nosso site

Posts relacionados

Edilson Cravo

Edilson Cravo

Engenheiro de Aplicação da KALATEC, 23 anos de experiência com mais de 5000 visitas únicas em Indústrias. Especialista em Automação Industrial e apaixonado por Servos Motores, foi treinado nas fábricas EMERSON MOTION CONTROL, YASKAWA, WEG, DELTA, HNC, LEADSHINE e ESTUN. Foi consultor de projetos no Instituto Nuclear Brasileiro, Embraer, Rede Globo, USP (Projeto Inspire) entre outros.

Veja também