Sistema SCADAO: o que é e como ele é aplicado na indústria?
Automação Industrial

Sistema SCADAO: o que é e como ele é aplicado na indústria?

Diariamente, incontáveis atividades são realizadas dentro de uma indústria. Para organizar e utilizar os dados referentes a essas tarefas da melhor forma, foram criados sistemas supervisórios.

Esta ferramenta tecnológica é de grande relevância no cotidiano industrial, já que ajuda a gerenciar os processos de produção. 

Com os sistemas supervisórios, como o SCADA, é possível acionar equipamentos no chão de fábrica, apenas apertando alguns botões. Além disso, você pode ter todas as informações na palma de sua mão, mesmo sem estar na fábrica.

Confira nesse artigo a definição do SCADA, como ele funciona e quais são suas vantagens. E, ainda, saiba como ele pode ser utilizado pela indústria.

O que é um sistema supervisório SCADA?

SCADA é um sistema de supervisão e aquisição de dados. Seu nome vem do termo em inglês Supervisory Control and Data Acquisition. Esse sistema supervisório, também conhecido como software SCADA, faz a coleta de dados e monitora variáveis e os dispositivos de sistemas de controle.

O SCADA é formado por elementos de software e de hardware, como Unidades Terminais Remotas (RTUs) e Controladores Lógico Programáveis (CLPs). 

Esse sistema atua com protocolos de comunicação proprietários ou abertos, o que significa que ele aceita trabalhar com hardwares e softwares de diferentes fabricantes

Pode ser aplicado em computadores comuns e utiliza sistemas operacionais populares, como o Windows. Sua anatomia é modular e pode ser instalado em uma máquina ou em várias, dependendo da necessidade da fábrica.

Os principais elementos de um sistema supervisório SCADA são:

  • sensores e atuadores: que são conectados diretamente aos equipamentos da linha de produção;
  • controladores: os CLPs e RTUs são ligados aos sensores, atuadores e redes. Eles fazem a coleta de informações e as ações de controle sobre a operação, utilizando protocolos de comunicação e enviando para as redes;
  • redes industriais: são sistemas de comunicação que fazem a conexão entre os controladores e as estações ou salas centrais de controle; (Inclusive, saiba mais sobre os switches QoS, utilizados nas redes industriais).
  • salas centrais e estações de controle: local onde é feito o monitoramento de todos os dados recebidos (variáveis) e a supervisão dos processos pelos funcionários. 

Como funciona um software SCADA?

Os dados das máquinas de campo (chão de fábrica) são transportados primeiramente aos controladores (CLPs e RTUs). Esses equipamentos são supervisionados por Interfaces Homem-Máquina (IHM).

Tais interfaces contêm a estrutura visual do sistema SCADA, em que os funcionários podem ter acesso a todos os dados e aplicar as ações necessárias, inclusive de forma remota.

Nas IHMs é possível identificar alarmes e também as condições de operação. Geralmente, o software SCADA possui uma estrutura visual de fácil compreensão para todos os usuários.

O operador pode criar controles e telas personalizados, configurar sua aparência e as variáveis que lhe serão úteis, ou seja, as medidas de nível, pressão, vazão, temperatura, etc. Elas serão inseridas como tópicos ou tags.

Depois disso, pode ser feita uma interação com todos os equipamentos da fábrica.

Algumas das funções desse sistema podem ser realizadas automaticamente, de acordo com os dados e a configuração recebidos. 

Vantagens do uso do SCADA na indústria

O SCADA impacta positivamente o processo industrial. Seus recursos permitem:

  • obter informações confiáveis e precisas;
  • programar ações customizadas (scripts) para aplicações específicas;
  • registrar e armazenar informações em um banco de dados, gerando o histórico da empresa;
  • criar representações gráficas de forma a exibir as possíveis condições de um equipamento;
  • controlar valores pré-definidos das variáveis do processo, como temperatura, umidade, etc;
  • observar tendências de variação;
  • acompanhar o status dos dispositivos e equipamentos;
  • auxiliar na tomada de decisões e na elaboração de previsões de demanda, orientando o setor estratégico da fábrica; 
  • reduzir custos operacionais, graças a automatização de processos e a redução de desperdícios e tempos de parada; entre muitos outros benefícios.
Vantagens do sistema supervisório SCADA

Quais as principais aplicações do SCADA?

Segundo estudo da CNI, empresas com tecnologias de Indústria 4.0 faturam mais e têm melhores perspectivas para o futuro.

Segmentos variados já contam com as funções desse valioso sistema de supervisão: indústria automotiva; de energia e infraestrutura; de água e saneamento; de telecomunicações; alimentícia, farmacêutica; etc. 

São empresas com diferentes portes e necessidades. 

Aqui no blog, já falamos sobre aplicações do software na automação industrial de pequenas indústrias.

Gerenciamento de processos

Toda a planta industrial pode ser representada nas telas sinóticas do sistema SCADA. Ele pode ser utilizado para automatizar diversas tarefas no ambiente industrial, possibilitando um trabalho mais ágil e eficiente. 

Além disso, é possível enviar comandos e parâmetros ao sistema. Tudo isso faz com que a disponibilidade da fábrica e a qualidade de seus processos aumente.

Supervisão à distância

O sistema SCADA permite operações e intervenções remotas. Mesmo fora da empresa, é possível ter acesso a todos os processos que estão ocorrendo, em tempo real.

Todos os funcionários podem controlar e ter acesso às informações simultaneamente, em telas replicadas do SCADA, por meio da web.

Alarmes 

Quando algum padrão não é seguido na linha de produção, ou há quebra de máquinas, entre outras intercorrências, são disparados alarmes nas interfaces do SCADA. Sinais sonoros e visuais podem ser emitidos.

Isso possibilita a correção de erros e resolução rápida de problemas, diminuindo o tempo de inatividade das máquinas. 

Análises

O software SCADA analisa os dados, cria estatísticas e gera relatórios, planilhas, gráficos e tabelas para cada equipamento, possibilitando a inspeção e o controle de qualidade.

Um dos tipos de informação que o SCADA produz é o relatório de acesso, que mostra quando e quais usuários fizeram modificações nos parâmetros.

Quais são as aplicações do SCADA?

Conclusão

O sistema SCADA cumpre a importante missão de coletar e supervisionar os dados de uma fábrica. A maioria dos equipamentos irá se conectar a ele, aumentando o controle sobre os processos.

Com o auxílio dos controladores, IHMs e outros equipamentos, operadores e gestores terão maior controle sobre a produção.

O SCADA traz ainda a vantagem de gerar relatórios com estatísticas referentes a cada operação, entre outras otimizações que acompanhamos ao longo deste artigo.

Comprovamos também que as aplicações do SCADA, como a supervisão à distância, garantem praticidade no cotidiano fabril. 

A Kalatec está à disposição para ajudar a sua empresa na escolha dos equipamentos que atuam com o SCADA. Entre em contato com os nossos especialistas para tirar suas dúvidas e ter mais informações!

Conheça os produtos Kalatec que conectam com SCADA

Posts relacionados

Edilson Cravo

Edilson Cravo

Engenheiro de Aplicação da KALATEC, 23 anos de experiência com mais de 5000 visitas únicas em Indústrias. Especialista em Automação Industrial e apaixonado por Servos Motores, foi treinado nas fábricas EMERSON MOTION CONTROL, YASKAWA, WEG, DELTA, HNC, LEADSHINE e ESTUN. Foi consultor de projetos no Instituto Nuclear Brasileiro, Embraer, Rede Globo, USP (Projeto Inspire) entre outros.

Veja também