Router Mach3: Entenda como utilizar o software de controle CNC
Automação Industrial

Router Mach3: Entenda como utilizar o software de controle CNC

A princípio, o Mach3 pode parecer um bicho de sete cabeças, por apresentar muitas informações na tela. Mas esse software para controle de CNCs possui funções básicas fáceis de aprender, permitindo que, em pouco tempo, o usuário de uma router, por exemplo, se familiarize e consiga produzir objetos variados com eficiência.

No post de hoje, aprenda o que é esse instrumento para router Mach3 e como instalar o probe. E se você é iniciante no assunto, fique tranquilo: vamos esclarecer o que é uma router, para que serve, quais os principais tipos e outras dúvidas sobre o tema.

Boa leitura! 

O que a máquina router faz?

Uma router CNC realiza usinagem de alta precisão em duas ou três dimensões, e costuma ser usada para corte, gravação, moldagem ou subtração de materiais como madeira, nylon ou acrílico.

O equipamento recebe coordenadas de um programa de computador, que utiliza códigos criados por engenheiros. Dois softwares são utilizados para o desenvolvimento de projetos: o CAD e o CAM.

O usuário seleciona a máquina-ferramenta adequada para cada caso, a velocidade, a profundidade de corte e o percurso do instrumento. Ele define o ponto central da peça, prende-a na mesa e marca o ponto inicial nela com uma broca. Então, a router é capaz de cortar o desenho desejado.

Router Mach3

O que é uma router CNC?

Router CNC é uma máquina industrial controlada por computador. É empregada em diversos processos de produção que envolvam prototipagem, criação de moldes, peças estruturais, customização de itens e muitas outras aplicações.

Ideal para automatização de operações, a router CNC pode servir a projetos únicos ou para repetibilidade de peças, aumentando a eficiência da produção.

A router é ideal para as áreas de comunicação visual, produção de fachadas e marcenaria.

Ela garante uma qualidade diferenciada, além de reduzir custos com terceirização de produção, por exemplo, fortalecendo o negócio. Por essas e outras vantagens, é um equipamento que agrega valor às empresas, aumentando a rentabilidade.

O que é o Mach3 CNC?

Mach3 é o principal software utilizado para operar máquinas CNC, como fresas ou similares. Ele é instalado em um computador comum que atuará como controlador do equipamento.

Possui inúmeros recursos que auxiliam o operador a produzir peças variadas. Há funções básicas e outras complementares, como:

  • Load G Code – para buscar e carregar códigos referentes aos programas previamente criados pelo usuário;
  • Close G Code – para fechar o carregamento do código; etc.

O software é organizado em algumas seções, que facilitam seu uso. Na seção “Tool Information”, por exemplo, é possível clicar em botões direcionais para zerar o equipamento, a cada novo ciclo de produção. 

Depois disso, basta clicar em “Start” para iniciar a operação e “Stop” quando quiser interrompê-la.

Router Mach3: o que é Probe CNC?

Probe é um tipo de sensor ou sonda para zeramento de eixos de máquinas CNC. Esse dispositivo de medição pode ser instalado na maioria das máquinas-ferramenta CNC, como tornos, centros de usinagem e retíficas.

Com ele, podem ser medidos o tamanho e a posição da ferramenta ou peça de trabalho, com correção automática do deslocamento da peça ou ferramenta. Dessa forma, a máquina atua com mais precisão.

Como instalar o Probe no Mach3?

É muito simples instalar o probe ao Mach3: basta ligar o cabo do sensor diretamente na porta LPT do computador e configurar a entrada.

Para isso, abra a tela Configuração/Portas e Pinos do Mach3 e selecione a guia Sinais de Entrada para configurar o probe.

Clique em “probe” para ativar o pino, informando a numeração da porta em que o dispositivo foi conectado. Clique em OK e, depois, na aba Operator/Edit Button Script e em Auto Tool Zero.

Na seção “Tool Information”, cole o seu código previamente criado por um programador de CNC, com os dados da sua operação, informando, por exemplo:

  • a distância total em mm para a sonda procurar pelo contato;
  • as especificações da altura desejada do eixo Z depois que ele fizer o zeramento;
  • as pausas em segundos para poder iniciar o movimento da fresa contra a sonda;
  • a velocidade que a fresa vai atuar; etc. (tudo a critério do usuário).

O Mach3 gera erros para alertar sobre irregularidades na operação. Depois de realizar os ajustes necessários, basta clicar em “Salvar”, remover o sensor, carregar o G Code e apertar “Start” para começar a usinagem.

Lembrando que essa é apenas uma sugestão resumida de uso.  

Qual CNC Router comprar?

Por existir uma infinidade de modelos no mercado, de diferentes marcas, preços e para várias aplicações, é comum surgir a dúvida sobre qual máquina router adquirir.

Afinal, trata-se de um investimento considerável, que precisa ser o mais assertivo possível, para conseguir uma boa relação custo-benefício e um rápido retorno financeiro.

Para te ajudar nessa seleção, observe as características resumidas dos principais tipos de máquinas CNC:

  • Centro de Usinagem de 3 eixos – Podemos dizer que este equipamento é uma versão otimizada de uma fresadora, pois, ao invés de utilizar 2,5 eixos, com uma certa limitação de velocidade, os 3 eixos conseguem atuar simultaneamente;
  • Centro de Usinagem de 4 eixos – além dos 3 eixos tradicionais (X, Y e Z), apresenta um eixo rotacional, que pode ser usado para tornear ou posicionar peças para fresagem;
  • Centro de Usinagem de 5 eixos – possui todos os eixos do tipo anterior e, além deles, um segundo eixo rotacional, que é ideal para rotacionar o suporte da ferramenta ou da mesa;
  • Fresadora – possui fresas com ferramentas para corte, desbaste, entalhe ou perfuração de materiais;
  • Torno – equipamentos CNC com 2 eixos (X e Z), com ferramenta de corte fixa ideal para trabalhos com peças cilíndricas; etc. 

Como funciona uma CNC Shield?

CNC Shield é uma placa projetada para o controle de até 4 motores simultaneamente, simplificando a execução de projetos. Ela possui suporte para drivers, como o A4988 e o DRV8825 – para facilitar o controle de motores de passo.

Pode ser usada para a fabricação de routers ou laser cutters (máquinas de corte à laser).

Entre as suas principais características, destacamos sua compatibilidade com o GRBL ((interpretador de códigos G), suas conexões para fim-de-curso e a sua capacidade de acionar e direcionar o Spindle.

Router Mach3

Conclusão

Vimos que a router é um equipamento especial que traz dinamismo e precisão à fabricação de peças variadas. Com ela, o tempo de usinagem é reduzido e os lucros do negócio aumentam.

Para facilitar o seu manuseio, o Mach3 se apresenta como uma das melhores opções, pois transforma um computador comum em um controlador de máquinas CNC.

Finalizamos com uma dica importante: a Kalatec é reconhecida no mercado pela qualidade de seus produtos e oferece a você os melhores componentes para routers, como: motores spindle, servo motores, motores de passo, fusos de esferas, guias lineares, cremalheiras, eixos, etc. Confira em nosso site!

Para obter mais conteúdo exclusivo, siga-nos no Instagram e no Facebook e tenha acesso a mais dicas incríveis sobre automação no YouTube. Até logo!

Posts relacionados

Edilson Cravo

Edilson Cravo

Engenheiro de Aplicação da KALATEC, 23 anos de experiência com mais de 5000 visitas únicas em Indústrias. Especialista em Automação Industrial e apaixonado por Servos Motores, foi treinado nas fábricas EMERSON MOTION CONTROL, YASKAWA, WEG, DELTA, HNC, LEADSHINE e ESTUN. Foi consultor de projetos no Instituto Nuclear Brasileiro, Embraer, Rede Globo, USP (Projeto Inspire) entre outros.

Veja também