A princípio, o Mach3 pode parecer um bicho de sete cabeças, por apresentar muitas informações na tela. Mas esse software para controle de CNCs possui funções básicas fáceis de aprender, permitindo que, em pouco tempo, o usuário de uma router, por exemplo, se familiarize e consiga produzir objetos variados com eficiência.
No post de hoje, aprenda o que é esse instrumento para router Mach3 e como instalar o probe. E se você é iniciante no assunto, fique tranquilo: vamos esclarecer o que é uma router, para que serve, quais os principais tipos e outras dúvidas sobre o tema.
Boa leitura!
Uma router CNC realiza usinagem de alta precisão em duas ou três dimensões, e costuma ser usada para corte, gravação, moldagem ou subtração de materiais como madeira, nylon ou acrílico.
O equipamento recebe coordenadas de um programa de computador, que utiliza códigos criados por engenheiros. Dois softwares são utilizados para o desenvolvimento de projetos: o CAD e o CAM.
O usuário seleciona a máquina-ferramenta adequada para cada caso, a velocidade, a profundidade de corte e o percurso do instrumento. Ele define o ponto central da peça, prende-a na mesa e marca o ponto inicial nela com uma broca. Então, a router é capaz de cortar o desenho desejado.
Router CNC é uma máquina industrial controlada por computador. É empregada em diversos processos de produção que envolvam prototipagem, criação de moldes, peças estruturais, customização de itens e muitas outras aplicações.
Ideal para automatização de operações, a router CNC pode servir a projetos únicos ou para repetibilidade de peças, aumentando a eficiência da produção.
A router é ideal para as áreas de comunicação visual, produção de fachadas e marcenaria.
Ela garante uma qualidade diferenciada, além de reduzir custos com terceirização de produção, por exemplo, fortalecendo o negócio. Por essas e outras vantagens, é um equipamento que agrega valor às empresas, aumentando a rentabilidade.
Mach3 é o principal software utilizado para operar máquinas CNC, como fresas ou similares. Ele é instalado em um computador comum que atuará como controlador do equipamento.
Possui inúmeros recursos que auxiliam o operador a produzir peças variadas. Há funções básicas e outras complementares, como:
O software é organizado em algumas seções, que facilitam seu uso. Na seção “Tool Information”, por exemplo, é possível clicar em botões direcionais para zerar o equipamento, a cada novo ciclo de produção.
Depois disso, basta clicar em “Start” para iniciar a operação e “Stop” quando quiser interrompê-la.
Probe é um tipo de sensor ou sonda para zeramento de eixos de máquinas CNC. Esse dispositivo de medição pode ser instalado na maioria das máquinas-ferramenta CNC, como tornos, centros de usinagem e retíficas.
Com ele, podem ser medidos o tamanho e a posição da ferramenta ou peça de trabalho, com correção automática do deslocamento da peça ou ferramenta. Dessa forma, a máquina atua com mais precisão.
É muito simples instalar o probe ao Mach3: basta ligar o cabo do sensor diretamente na porta LPT do computador e configurar a entrada.
Para isso, abra a tela Configuração/Portas e Pinos do Mach3 e selecione a guia Sinais de Entrada para configurar o probe.
Clique em “probe” para ativar o pino, informando a numeração da porta em que o dispositivo foi conectado. Clique em OK e, depois, na aba Operator/Edit Button Script e em Auto Tool Zero.
Na seção “Tool Information”, cole o seu código previamente criado por um programador de CNC, com os dados da sua operação, informando, por exemplo:
O Mach3 gera erros para alertar sobre irregularidades na operação. Depois de realizar os ajustes necessários, basta clicar em “Salvar”, remover o sensor, carregar o G Code e apertar “Start” para começar a usinagem.
Lembrando que essa é apenas uma sugestão resumida de uso.
Por existir uma infinidade de modelos no mercado, de diferentes marcas, preços e para várias aplicações, é comum surgir a dúvida sobre qual máquina router adquirir.
Afinal, trata-se de um investimento considerável, que precisa ser o mais assertivo possível, para conseguir uma boa relação custo-benefício e um rápido retorno financeiro.
Para te ajudar nessa seleção, observe as características resumidas dos principais tipos de máquinas CNC:
CNC Shield é uma placa projetada para o controle de até 4 motores simultaneamente, simplificando a execução de projetos. Ela possui suporte para drivers, como o A4988 e o DRV8825 – para facilitar o controle de motores de passo.
Pode ser usada para a fabricação de routers ou laser cutters (máquinas de corte à laser).
Entre as suas principais características, destacamos sua compatibilidade com o GRBL ((interpretador de códigos G), suas conexões para fim-de-curso e a sua capacidade de acionar e direcionar o Spindle.
Vimos que a router é um equipamento especial que traz dinamismo e precisão à fabricação de peças variadas. Com ela, o tempo de usinagem é reduzido e os lucros do negócio aumentam.
Para facilitar o seu manuseio, o Mach3 se apresenta como uma das melhores opções, pois transforma um computador comum em um controlador de máquinas CNC.
Finalizamos com uma dica importante: a Kalatec é reconhecida no mercado pela qualidade de seus produtos e oferece a você os melhores componentes para routers, como: motores spindle, servo motores, motores de passo, fusos de esferas, guias lineares, cremalheiras, eixos, etc. Confira em nosso site!
Para obter mais conteúdo exclusivo, siga-nos no Instagram e no Facebook e tenha acesso a mais dicas incríveis sobre automação no YouTube. Até logo!