Automação industrial: o que é e como é feita?
Automação Industrial

Automação industrial: o que é e como é feita?

Já imaginou uma montadora ter que produzir um carro por vez, de forma completamente manual? Seria algo complexo e demorado, certo? Portanto, podemos afirmar que a automação industrial é essencial para as fábricas, não somente a automotiva ou as grandes, pois é uma verdadeira solução para as empresas em geral, aumentando a produtividade e a eficiência.

Preparamos este conteúdo para esclarecer o conceito de automação industrial, seu objetivo, como é implementada e outras dúvidas sobre o tema. Ao final deste artigo, você vai saber tudo sobre automação!

O que é o conceito de automação?

Automação é o controle e a execução de processos operacionais de fábricas, estabelecimentos em geral, telecomunicações, etc., com o uso de dispositivos mecânicos ou eletrônicos, reduzindo ou substituindo completamente a intervenção humana. Com ela, os processos manuais se tornam automatizados, apresentando um desempenho melhor no que diz respeito a precisão, potência e velocidade de operação.

Alguns estudiosos defendem que a automação teve início há milhares de anos, com a invenção da roda – que facilitou a vida do ser humano, diminuindo atrito, força e tempo de trabalho.

Algum tempo depois, surgiram os moinhos de grãos, já configurando um processo de mecanização e dando novas possibilidades ao homem.

Já no século XVII, com a criação da máquina a vapor e, posteriormente, da máquina à combustão, a forma de produção deu grandes saltos. Mais tarde, no século XX, com a invenção da máquina elétrica e, depois, do computador, a automação evoluiu, revolucionando as atividades industriais.

 

O que é automação industrial?

Automação industrial é a utilização de dispositivos de controle, computadores, robôs e outras tecnologias para reduzir ou eliminar a intervenção do homem em etapas de processos de produção.

A automação “imita” a atividade humana. Por exemplo: quando abrimos o chuveiro, usamos as mãos como sensores para sentir e conferir a temperatura.

O cérebro, atuando como um processador, analisa essa informação para saber se a temperatura está adequada e toma uma decisão, realizando alguma ação, como abrir ou fechar um regulador de temperatura para encontrar o ponto ideal.

É basicamente desta forma que ocorre a automação: com o uso de sensores, processadores e atuadores.

Na década de 70, a General Motors impulsionou essa nova forma de produção no mundo, ao incentivar a criação do primeiro dispositivo de automação: o Controlador Lógico Programável (CLP), que aceita programações, eliminando a constante e cara troca de painéis de controle, antes exigida para a fabricação de diferentes modelos de automóveis.

Qual o objetivo da automação industrial?

O objetivo da automação é agilizar tarefas e aumentar a produtividade. Ou seja, reduzir o tempo dos processos e elevar a eficiência, sem deixar a qualidade de lado. Além disso, executar tarefas que, muitas vezes, são complexas ou perigosas para a mão de obra humana.

Com a automação na indústria, as variáveis de processo são observadas e controladas, formando sistemas eficazes, que ajudam a produzir mais, com redução de custos operacionais.

Também aumenta a confiabilidade, com um ambiente de trabalho mais seguro para todos os funcionários. A disponibilidade do maquinário é outro ponto de destaque da automação, pois é elevada consideravelmente, permitindo atender a diferentes demandas, dentro do prazo esperado.

Como é feita a automação industrial?

Em resumo, a automação industrial é baseada em sistemas que ajudam a monitorar o desempenho da fábrica, detectar pontos de ajuste, e muitas outras funções. Esses sistemas são compostos por:

  • Dispositivos de entrada – sensores que coletam dados importantes sobre os processos produtivos, como: temperatura, velocidade, nível, posição, entre outros;
  • Dispositivos de processamento – o principal é o CLP, que comanda e monitora máquinas, baseado nos dados recebidos e na programação pela qual é submetido;
  • Dispositivos de saída – são os equipamentos que atuam efetivamente sobre os processos, como os motores de corrente contínua, motores de corrente alternada, servomotores, válvulas, etc.
Automação Industrial

A automação ainda conta com dispositivos de hardware e software para implementação de controle e monitoramento, garantindo uma produção flexível, eficiente e confiável.

Diferença entre mecanização e automação

Ainda que pareçam sinônimos, os termos mecanização e automação são diferentes. A mecanização permitiu a fabricação em larga escala, com a substituição do trabalho humano pelo de máquinas.

Já a automação, mais do que isso, ajuda a melhorar as práticas de produção, tornando os equipamentos inteligentes, levantando dados, analisando e melhorando processos.

Assim, ela ajuda a controlar sistemas mecanizados, com a integração entre o trabalho de homens e máquinas.

Qual o papel dos computadores na automação industrial?

Antes do surgimento dos computadores e da informática, a automação estava restrita a sensores físicos e controles mecânicos. Após a invenção das máquinas eletrônicas interconectadas, tornou-se possível a avaliação dos sistemas e a aplicação de ações mais assertivas.

O computador industrial ajuda a comandar os sistemas de automação e é altamente flexível, permitindo modificações nos processos produtivos, trazendo vantagens ao negócio.

Desenvolvida para ambientes agressivos, essa máquina robusta possibilita às organizações o desenvolvimento de produtos, a programação de sistemas, a utilização de tecnologias avançadas, a aplicação de soluções da Indústria 4.0, como a Realidade Aumentada, etc.

Principais equipamentos para automação industrial

Um dos equipamentos mais importantes para a implementação da automação na indústria é o CLP – ferramenta que pode ser programada, por meio de uma linguagem específica, para realizar processos.

Além dele, diversos outros dispositivos e elementos compõem sistemas integrados, realizando coleta de dados, controle, supervisão, e muito mais. Alguns exemplos:

Conclusão

Concluímos que a automação industrial, por meio de sistemas integrados, tecnologias avançadas e equipamentos de ponta, contribui significativamente para o aperfeiçoamento de processos de produção e para o verdadeiro sucesso de empresas de diversos portes e segmentos.

Para finalizar, caso você ainda não conheça, te convido a navegar pelo nosso site, para conferir nossos produtos e falar com nosso time de especialistas.

Temos experiência de mais de 32 anos atuando no setor de automação, fornecendo soluções para diferentes projetos. Conte com a gente e até a próxima!

Posts relacionados

Edilson Cravo

Edilson Cravo

Engenheiro de Aplicação da KALATEC, 23 anos de experiência com mais de 5000 visitas únicas em Indústrias. Especialista em Automação Industrial e apaixonado por Servos Motores, foi treinado nas fábricas EMERSON MOTION CONTROL, YASKAWA, WEG, DELTA, HNC, LEADSHINE e ESTUN. Foi consultor de projetos no Instituto Nuclear Brasileiro, Embraer, Rede Globo, USP (Projeto Inspire) entre outros.

Veja também