Automação Residencial: como implementar na sua residência!
Automação Industrial

Automação Residencial: como implementar na sua residência!

automação residencial kalatec home

A casa dos sonhos…quem não gostaria de ter? Se engana quem pensa que essa é uma realidade distante: já existem residências inteligentes, como nos filmes, com controle de iluminação, portas, eletrodomésticos e o que mais a imaginação desejar.

A automação residencial combina tipos de tecnologias para permitir isso, facilitando a vida do usuário, além de trazer mais segurança e, ainda, cuidar do meio ambiente.

Continue a leitura para saber exatamente o que é, quais os tipos, ter acesso a dicas, conhecer as principais tendências e muito mais.

O que é automação residencial?

Automação residencial é a aplicação de tecnologias e dispositivos para tornar as atividades cotidianas de uma casa, apartamento ou prédio automáticas.

Ela possibilita que eletrodomésticos e equipamentos eletrônicos sejam acionados quando o usuário desejar, mesmo à longa distância. Para isso são usados sistemas integrados e conectados à Internet.

O seu principal intuito é simplificar as tarefas diárias, deixando o controle do lar mais inteligente, prático e eficiente.

A Internet of Things (IoT) é a base para que a automação aconteça, dando inteligência a objetos para que componham soluções de iluminação, entretenimento e segurança.

Uma curiosidade: a Domótica é outro termo usado para se referir à automação residencial. Vem do francês “Domotique”, originário da junção de “domus” (casa) e “immotique” (automático).

Por que automatizar?

A automatização de residências é uma tendência que se fortalece a cada dia, pois está cada vez mais acessível.

Ela é procurada por diversos motivos, entre eles, destaca-se a segurança: com a instalação de sistemas de visualização de imagens, dá para monitorar toda a casa usando câmeras ligadas à Internet, por exemplo.

A praticidade é outro ponto positivo: os controles individuais (do ar-condicionado, portão, TV, etc) são eliminados e substituídos por uma central personalizada – baseada nas necessidades e preferências do usuário.

Além disso, dá pra focar em sustentabilidade, com a economia de água e energia elétrica, pois o uso desses recursos é melhor controlado e as  falhas de abastecimento são percebidas e sinalizadas prontamente.

Ademais, a automação residencial acrescenta diversão ao dia a dia, melhorando a qualidade de vida dos moradores.

O que é possível automatizar? Principais tipos de automação residencial

Qualquer aplicação de automação do lar, da mais singela à mais complexa, pode trazer praticidade, conforto e segurança. Selecionamos alguns de seus usos:

Iluminação

Um jantar romântico pede uma luz amena, uma festa requer um jogo de luzes e, para trabalhar ou cozinhar, dá para usar a luz natural e intercalar com luz artificial, que se intensifica conforme as horas passam.

Todo isso pode ser feito com a implantação de um sistema de iluminação automatizado, que integra toda a rede elétrica sendo composto por lâmpadas inteligentes e por um dispositivo receptor que atua como um interruptor geral.

Vários “cenários” podem ser criados e alterados em um único ambiente (pequeno ou amplo), de acordo com o desejo do usuário – que pode controlar e ajustar usando um simples aplicativo de celular.

Também é possível programar o desligamento automático de luzes que não estão sendo usadas.

automação residencial smartphone

Home theater

Para quem quer ter uma verdadeira sala de cinema, vale a pena investir em equipamentos que possam ser integrados para uma melhor experiência: telas, projetores, televisores, receivers, blu-rays, DVDs, e assim por diante.

No mercado, há aparelhos para todos os gostos e bolsos e, com um bom projeto de automação, dá para centralizar o comando das caixas de som e dos demais aparelhos, sem a necessidade de levantar do sofá.

Controle de acesso e vigilância

Quando precisamos nos ausentar, nada melhor do que dar uma “checada” no nosso lar, para saber se tudo está bem. E isso pode ser feito observando a tela do computador, do tablet ou de outro equipamento eletrônico.

Basta contar com a praticidade das câmeras inteligentes – que estão realmente cada vez mais espertas, com visão noturna, giro 360º e zoom de alta qualidade – e enviam imagens em tempo real usando a Internet.

Para controlar quem entra e sai do imóvel, podem ser adotadas fechaduras eletrônicas – as mais modernas têm até leitor biométrico, descartando os incômodos molhos de chaves – sensores de presença e de luz para a detecção de intrusos, etc.

Sonorização do ambiente

Assim como a iluminação, um sistema automatizado de som garante momentos de diversão e aconchego. São aproveitados os equipamentos existentes na residência e/ou incluídos novos aparelhos e tecnologias para realizar a integração.

Esse tipo de automação inclui o posicionamento estratégico de caixas de som e amplificadores por toda a casa, incluindo quartos, sala, áreas gourmet e da piscina. Os equipamentos se conectam via wireless e também podem ser acionados por comando de voz.

Limpeza

Atualmente, existe uma extensa lista de dispositivos que auxiliam o momento da faxina, trazendo praticidade e economizando o tempo do cliente.

As soluções incluem purificadores de ar inteligentes, limpeza automática da água da piscina e até lixeiras que abrem e fecham sozinhas.

Robôs aspiradores de pó são também muito procurados, pois podem ser programados para limpar os cômodos em horários pré-estabelecidos.

Quanto custa um projeto para automação residencial?

O valor vai depender de cada caso específico e das intenções do cliente. O projeto pode ser simples, para dar uma solução rápida, com a instalação de persianas automáticas, por exemplo.

Também pode ser ambicioso e complexo, com a elaboração de uma proposta para uma casa que ainda está em construção, que inclua um sistema personalizado de som ambiente, rega do jardim, instalação de alimentadores automáticos para pets – tudo com o controle centralizado em um painel de parede ou um tablet.

Nesse caso, além do investimento em aparelhos tecnológicos, é recomendável a contratação de uma empresa especializada para criar e implantar o projeto, conforme falaremos a seguir.

O tamanho do imóvel e as tecnologias escolhidas também irão interferir no custo total.

Dicas para não errar no seu projeto de automação

Transformar o seu lar em uma casa inteligente exige planejamento e atenção a detalhes que irão fazer diferença na hora de implementar um projeto.

1. Procure uma empresa especializada

Não dá para simplesmente comprar aparelhos tecnológicos e instalar por conta própria. Pode ser perigoso e sair muito mais caro do que o previsto.

Para desfrutar dos benefícios da automação, é recomendável a contratação de uma equipe especializada no assunto, que irá orientar sobre as escolhas mais adequadas.

A implementação dos sistemas será feita com mais qualidade e segurança, com planejamento e testes, garantindo que as soluções de automação atuem como o esperado e até mesmo superem as expectativas.

2. Identifique as suas reais necessidades

Para não gastar com equipamentos caros que são pouco ou nunca utilizados, tenha em mente o que você realmente precisa e faça uma previsão da frequência com que serão usados.

Afinal, é muito fácil se encantar com as inúmeras possibilidades existentes no mercado. Por isso, foque naquilo que realmente agregará valor ao seu dia a dia.

3. Capacidade de expansão

Opte pela compra de equipamentos idealizados para compor projetos de automação residencial. Afinal, é preciso contar com a sua compatibilidade para fazer melhorias ou atualizações no futuro.

Prefira sistemas abertos que facilitarão a integração dos dispositivos, que precisam conversar entre si, deixando a casa cada vez mais funcional, prática e moderna.

O que avaliar ao escolher uma empresa de automação?

Como há diversas opções, faça uma triagem, se atentando para alguns pontos relevantes: pesquise a reputação da empresa, procure por depoimentos e avaliações de clientes.

Confira há quanto tempo a empresa atua e quais são as suas certificações – isso comprova a sua experiência e dá credibilidade.

Cheque se há garantia para o serviço e para os equipamentos e materiais adotados e se há um suporte especializado disponível pós-venda.

banner

Principais tendências em automação residencial

Cada dia mais forte e consolidado, o setor de automação em lares sempre apresenta novidades para agradar e alcançar um público crescente.

O que antes parecia um sonho distante ou “coisa de TV”, hoje tem se mostrado uma realidade acessível a todos os bolsos e a todos os portes de imóveis.

O levantamento “Casa do Futuro”, feito pela especialista em hábitos de consumo Hibou revela que 45% dos brasileiros (entre os 2.398 entrevistados) querem lares mais automatizados, com luzes, cortinas ou eletrodomésticos conectados via Wi-Fi.

Diante disso, destacamos algumas inclinações do mercado:

IoT para interligação

Os objetos mais inesperados já podem se conectar à Internet e facilitar o nosso acesso a eles. Trata-se da Internet of Things – tecnologia que permite ligar praticamente qualquer coisa à rede mundial, ampliando as suas funcionalidades, com o intuito de criar  possibilidades ao usuário.

Com ela, a cafeteira prepara a bebida favorita  automaticamente no horário e nos dias desejados; o guarda-roupa escolhe o “look” de acordo com o clima; e assim por diante.

De acordo com projeção da Associação Brasileira de Automação Residencial e Predial (Aureside), “o uso de dispositivos IoT em casas inteligentes deve crescer 20% até 2023.”;

Sustentabilidade

O conceito de construção sustentável está em alta, e isso inclui projetos de automação para smart homes voltados à economia financeira e ao cuidado com o planeta. Na prática, o gerenciamento da iluminação já faz bastante diferença: podem ser adotados módulos de tomadas elétricas que reduzem o consumo. Outras opções mais incrementadas abrangem o investimento em captação e reutilização da água da chuva;

Assistentes de voz

Provavelmente você já conhece a Alexa ou a Siri. A previsão é que assistentes de voz como esses tenham a sua aplicação cada vez mais ampliada nos sistemas de automação residencial. Essa tecnologia é  intuitiva e acessível, e reage com eficiência aos comandos, realizando uma interação ágil e muito útil;

Multi-room

Todos os ambientes da casa podem ter equipamentos de som conectados a uma central de comando. Na palma da mão, o usuário escolhe uma música relaxante para ser reproduzida no quarto e no banheiro, uma dançante para a área gourmet, e outra clássica para a sala de estar – tudo ao mesmo tempo, e com apenas alguns “cliques” em um display.

Conclusão

Agora você já sabe o que é preciso para ter uma casa inteligente. Além de proporcionar experiências conforme o gosto do cliente, a automação residencial valoriza o imóvel, traz conforto, bem-estar, praticidade e entretenimento ao usuário.

Mais do que revolucionar a nossa forma de interagir com equipamentos e objetos, esse conceito reúne tecnologias que otimizam o uso de recursos naturais e aumentam a nossa segurança.

Vale lembrar que, antes de adquirir dispositivos inovadores para o lar, é recomendável avaliar o seu custo-benefício, o que dependerá da modernização aplicada.

Por exemplo: os dispositivos para desligamento de aparelhos que não estão sendo usados, ajudam a poupar dinheiro, o que demonstra valer a pena o investimento.

Não fique com dúvidas sobre o tema! A Kalatec é especialista em Automação Residencial e está pronta para te ajudar a encontrar as soluções ideais para o seu projeto sair do papel! Entre em contato com a gente!

Posts relacionados

Edilson Cravo

Edilson Cravo

Engenheiro de Aplicação da KALATEC, 23 anos de experiência com mais de 5000 visitas únicas em Indústrias. Especialista em Automação Industrial e apaixonado por Servos Motores, foi treinado nas fábricas EMERSON MOTION CONTROL, YASKAWA, WEG, DELTA, HNC, LEADSHINE e ESTUN. Foi consultor de projetos no Instituto Nuclear Brasileiro, Embraer, Rede Globo, USP (Projeto Inspire) entre outros.

Veja também