Motores de Passo e Motores DC doados pela Kalatec, integram protótipos de respiradores nacionais
Dicas para projetos

Motores de Passo e Motores DC doados pela Kalatec, integram protótipos de respiradores nacionais

Não é novidade falar sobre a automação e tecnologia na área da saúde, mas a pandemia causada pela COVID -19 transformou não somente o modo de viver e de cuidar, como também o de trabalhar e produzir, causando um impacto em diversos setores, inclusive na corrida contra o tempo para encontrar soluções rápidas e acessíveis que possam auxiliar na recuperação de pacientes. 

Estamos falando de uma disputa mundial dos Centros de Pesquisa e Universidades unindo os diversos setores da engenharia e saúde para desenvolver, além de vacinas, aparelhos respiradores e máquinas fabricantes de EPIs hospitalares.

No Brasil, a Kalatec participou de 7 projetos de construção de respiradores, com a doação de Motores de Passo e Motores DC

Um desses projetos foi criado por um grupo de pesquisadores da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), entre engenheiros biomédicos, mecânicos, mecatrônicos, eletrônicos e de produção e estudantes, batizado de “INSPIRE”. O ventilador pulmonar mecânico, para uso emergencial, pode ser fabricado em até 2 horas, com componentes nacionais, a um custo 15 vezes inferior ao de um ventilador convencional. A proposta do grupo era a criação de um ventilador pulmonar de baixo custo, com tecnologia e componentes nacionais.

O aparelho já foi aprovado nos testes em pacientes do HC – Hospital das Clínicas em São Paulo, e enviado para aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA.

Por que a fabricação de respiradores nacionais é tão importante?

A insuficiência respiratória (IRPA) é uma complicação grave causada por inúmeras doenças que podem ser originadas em distúrbios respiratórios e ou causas externas. E a complicação desses casos tem sido a principal causa de morte provocada pelos portadores infectados pelo coronavírus, que pode desencadear um processo inflamatório nas vias aéreas e pulmões, podendo agravar a insuficiência respiratória, e dificultar a absorção do oxigênio pelos pulmões.

A questão é que todas essas complicações acontecem muito rapidamente e é aí que entra a necessidade dos respiradores fabricados aqui no Brasil.

Um recurso protagonista que visa promover a respiração pulmonar artificial por pressão positiva, preservando o cérebro e a musculatura. Uma alternativa para a manutenção da vida e redução da mortalidade dos pacientes atingidos pela COVID-19.

Mas a velocidade da necessidade de fabricação desses equipamentos ainda não foi possível de ser alcançada. Nem tão pouco a importação de respiradores prontos, já que os principais países fabricantes, como China e Estados Unidos, estão passando pela mesma situação, com fechamento de fronteiras, e restrições comerciais, entre outros inúmeros fatores limitantes.

No Brasil ainda há poucos fabricantes desse tipo de solução, mas algumas empresas de setores como o automotivo, por exemplo, tem sido autorizadas pelo Governo a desenvolverem projetos e possivelmente produzi-los, após aprovados.

Na mesma corrida estão Universidades e Instituições de Pesquisa e Desenvolvimento, como citamos no início, reunindo forças e inteligências no desenvolvimento de soluções com equipamentos nacionais.

As vantagens dessa iniciativa extrapolam a ampliação do atendimento nos hospitais:

– Produção mais rápida e custo mais baixo;

– Favorecimento de uma produção em larga escala;

– Não há dependência de estoque e logística de outros países;

– Estimula a fabricação por empresas nacionais, já que os projetos são abertos.

 

Por que os motores de passo fizeram a diferença nesse tipo de projeto

 

Esse tipo de motor é um atuador eletromecânico que converte sinal digital pulsado em um movimento mecânico discreto. São muito utilizados em aplicações de controle industrial, robótica e instrumentação eletrônica e oferecem a possibilidade de se controlar sua velocidade, direção e ângulo com precisão extrema, o que faz toda diferença no projeto de respiradores.

 

Veja quais os tipos de Respiradores construídos com Motores de Passo e Motores DC doados pela Kalatec

Respirador com Motor de passo e Fuso de esferas

motor de passo nema 23

O motor de passo HT23 oferece melhor performance em velocidade.

Utilizando:

Motor de Passo  High Torque HT23                                  

Acoplamentos para absorção de desalinhamento e impactos axiais 

Flange na medida do Motor para facilitar montagem

Driver de Motor de Passo 6A de RMS Robusto e Confiável

Fonte de Alimentação DC certificadas 

 

 

O motor de passo HT23 possui drives que apresentam características de micropasso que concedem movimentos precisos e livres de vibração, e podem ser configurados via software. Com ele os projetos ficam mais compactos e modulares, e os motores, mais práticos e funcionais devido à programação direta. Além disso, são conhecidos pela utilização em diversas aplicações como robôs didáticos, dosadoras, bombas peristálticas, máquinas de hemodiálise, entre tantas outras, como os respiradores.

 

Respirador com Motor de Passo e Cinta de borracha.

Utilizando:

motores de passo kalatec para respirador

O motor de passo KML oferece torque de alta inércia e excelente performance.

Motor de Passo High Torque Série KML

Redutor Planetário Integrado ao Motor de Passo

Driver de 6 Amperes de RMS

Fontes de Alimentação Certificadas

 

Os motores de passo KML são ótimas soluções para as mais diversas aplicações como máquinas rotuladeiras, etiquetadoras, máquinas de corte a laser, máquina router, máquina de plasma, alimentadores, dosadores, e nesse caso atendeu com eficiência a um projeto de Respirador. Sua principal vantagem é a alta inércia, o que favorece inúmeras aplicações, disponibilizando o torque de partida ideal.

 

Respiradores com Motor DC e Tração com cintas

motor dc 12v

O motor DC Bosch são adequados para diferentes aplicações, com ampla gama de potência em um design compacto

Utilizando:

Motor DC com Sensor Hall

Fonte Chaveada DC certificadas

 

Os motores DC  podem ser usados para diferentes aplicações industriais, mesmo sendo conhecido por ter sido muito utilizado na indústria automotiva. Foi incorporado nos protótipos de respiradores por sua velocidade de 51 RPM associado a uma mecanismo, promovendo movimentos mecânicos que simulam a inspiração e expiração.

Mesmo sendo o motor F006.B20.360 um projeto desenvolvido para a indústria automobilística, todos os testes necessários estão sendo feitos para sua utilização nos protótipos de respiradores, assim como a avaliação por órgãos competentes.

São vários os fatores que podem pesar na hora de escolher o motor ideal, mas no caso dos respiradores, era necessário que fosse simples, potente, eficiente e rápido, além de acessível.

A versatilidade na aplicação do motor de passo são alguns dos fatores positivos que o colocaram nos protótipos de respiradores. Um equipamento que possui um torque mais baixo e pode ficar totalmente imóvel quando se encontra em repouso, mesmo que a corrente de alimentação esteja ativa. Um pequeno valente na luta contra um vírus tão devastador.

E um pequeno motor e seus assistentes é capaz de algo tão grandioso, quantas outras conquistas não será capaz de levar para a sua empresa, seu projeto.

Precisa de ajuda para saber qual a melhor opção para o seu projeto? Entre em contato com um de nossos consultores.

Para continuar ligado no mundo da automação industrial, curta a nossa página no Facebook e continue acompanhando o blog!

Posts relacionados

Edilson Cravo

Edilson Cravo

Engenheiro de Aplicação da KALATEC, 23 anos de experiência com mais de 5000 visitas únicas em Indústrias. Especialista em Automação Industrial e apaixonado por Servos Motores, foi treinado nas fábricas EMERSON MOTION CONTROL, YASKAWA, WEG, DELTA, HNC, LEADSHINE e ESTUN. Foi consultor de projetos no Instituto Nuclear Brasileiro, Embraer, Rede Globo, USP (Projeto Inspire) entre outros.

Veja também