Por que um acoplamento flexível e de precisão é importante na minha aplicação com servo motor

0 Flares Facebook 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

O acoplamento é uma peça importante para algumas aplicações com servo motor e até com o motor de passo. Ele funciona como uma espécie de adaptador ou conector, que é usado junto ao motor para alcançar resultados melhores.

Na especificação desse item para o seu projeto de automação industrial, é essencial escolher uma alternativa flexível e de precisão. Desse modo, é possível otimizar o funcionamento do motor e entregar números mais adequados em relação à atuação do conjunto.

Para não ter dúvidas, veja por que é importante recorrer a um acoplamento ao utilizar um servo motor.

Corrige desalinhamentos de forma prática

Ao projetar um “percurso” de automação industrial, nem sempre os eixos ficam perfeitamente alinhados. Embora seja uma situação comum, é algo que precisa ser corrigido para evitar impactos negativos na performance. Com um acoplamento, isso é viável.

Ele ajuda a contornar os desalinhamentos de maneira simples, sem ter que fazer grandes mudanças no projeto. Desse modo, é possível garantir um encaixe adequado e com baixa ocorrência de folga.

Evita a propagação de vibrações e seus impactos

O funcionamento de um servo motor e de outros componentes eletromecânicos pode gerar vibrações de diversos níveis. A questão é que essas “ondas” de energia causam impactos no posicionamento e no funcionamento dos itens. Se não forem amortecidas, prejudicam os resultados.

Como garante maior estabilidade, um acoplamento é essencial para resolver esse problema. Principalmente, ele ajuda a manter o nível de precisão esperado, o que reduz perdas e desvios do padrão.

servo motor

Diminui a inércia e exige um uso menor de energia

Outro ponto indispensável tem a ver com o nível de energia necessário para que ocorra a movimentação de carga. Graças ao acoplamento, ocorre uma redução na inércia de massa, o que reduz a força que é exigida.

Isso é crucial para ampliar o nível de eficiência do sistema e até para reduzir o consumo, sem prejudicar a qualidade. Desse modo, é possível maximizar o desempenho de todo o conjunto.

Amplia a capacidade de aceleração do conjunto

Como o momento de inércia é menor, também há um aumento no nível de aceleração das cargas. Significa que, graças a essa peça, o motor consegue mover as cargas com maior eficiência, especialmente quando partem do repouso.

Isso é fundamental em aplicações de média e grande escala, quando a velocidade de movimentação determina a produtividade e a conquista de resultados. Uma escolha tão simples pode ser a responsável por um desempenho acima da média.

Aumenta a eficiência e a vida útil do servo motor

O uso desse componente ainda é essencial para proteger o servo motor. Isso acontece, primeiramente, porque evita cargas radiais excessivas ou desgaste dos rolamentos. Como consequência, os componentes são preservados.

A escolha de um acoplamento também evita a quebra de eixo do motor e o excesso de força nos mancais. Desse modo, é possível garantir que o componente trabalhe dentro de condições ótimas e por mais tempo, o que melhora a consolidação de resultados diversos.

O acoplamento flexível e de precisão é fundamental para aumentar o desempenho e para proteger o servo motor. Com a escolha de uma peça de qualidade e de fabricante reconhecido, é possível aproveitar todas as vantagens.

Se quiser resultados ainda maiores, veja 4 dicas para reforçar a performance dos servos motores!

Comentário no facebook

Login to your account below

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

0 Flares Facebook 0 LinkedIn 0 0 Flares ×