Tornos CNC: o que é, como funciona, vantagens e tipos. Acesse!
Dicas para projetos

Tornos CNC: o que é, como funciona, vantagens e tipos. Acesse!

Um dos mais conhecidos equipamentos industriais, o torno CNC auxilia as atividades de produção, otimizando o tempo. Com alta velocidade e eficiência, traz resultados positivos para as empresas em que é instalado.

Estamos falando de um exemplar da manufatura subtrativa, em que peças são fabricadas a partir da remoção de material.

No artigo de hoje, vamos falar sobre o que é um torno CNC, como funciona, quanto custa, além de expor seus prós e contras, suas principais diferenças em comparação com o torno mecânico, e muito mais! Confira!

O que é um torno CNC?

Torno CNC é uma máquina industrial utilizada em usinagem de precisão para produção e acabamento de peças como eixos, cones, pinos, esferas, entre outras. Recebe esse nome pois seus movimentos e ações são orientados por Comando Numérico Computadorizado (CNC). A maioria deste tipo de equipamento opera de forma automática e possui duas bases, conhecidas como barramento, por onde correm dois eixos.

O torno tem como objetivo principal realizar cortes utilizando uma ferramenta que executa movimentos precisos e eficientes, entregando um produto com as características pré-definidas.

Geralmente, essa máquina é formada por: painel de Interface Homem-Máquina, torre porta-ferramentas, motor, cabeçotes, barramentos e transportador de cavacos. 

Torno CNC: como funciona?

O torno CNC funciona por meio de uma programação compreendida e interpretada pela máquina, convertendo informações para que a peça fabricada siga as instruções desejadas.

Para realizar o torneamento, ou seja, o movimento da peça em torno de si mesma, a ferramenta é inserida nela, permitindo um movimento rotativo uniforme, tendo como referência o seu próprio eixo.

É empreendida uma força para que seja possível esse corte contínuo e regular, formando o objeto final e gerando o cavaco.

Qual a diferença entre torno mecânico e CNC?

Um torno CNC apresenta as mesmas partes básicas do tradicional torno mecânico, porém, sua estrutura e arranjo físico foram atualizados e adaptados para executar suas funções de forma aprimorada, isto é, com mais velocidade e eficiência:

  • a área de trabalho foi confinada, aumentando a segurança do operador;
  • há uma torre que armazena diversas ferramentas, agilizando os processos;
  • o torno CNC também possui um transportador de cavacos para manter a área de corte livre;
  • tem uma interface fácil de usar, que possibilita, dependendo do modelo, a pré-visualização em 3D das operações; 
  • a disposição de seus barramentos, eixo-árvore e carros também foi modificada, para agilizar o trabalho; entre outras otimizações.

Quais são as vantagens e desvantagens do CNC?

Sistemas de automação, que incluem tornos CNC e outros equipamentos, entregam resultados mais precisos e utilizam de forma inteligente os recursos disponíveis. Vamos conhecer agora os prós e contras das máquinas CNC. Confira:

Vantagens

  • os programas podem ser alterados facilmente durante sua execução;
  • ciclos fixos de usinagem e trabalho com sub-rotinas podem ser adotados;
  • o setup das máquinas é rápido;
  • a produtividade é elevada;
  • há flexibilidade para trabalhar com diferentes projetos;
  • sistemas de posicionamento de maior precisão;
  • produção de peças complexas, com baixas tolerâncias dimensionais;
  • melhor acabamento superficial;
  • mais segurança para os operadores;
  • troca rápida de ferramentas;
  • melhor controle de qualidade; etc.

Desvantagens

  • Alto custo de aquisição;
  • Requer manutenção especializada;
  • Não elimina 100% as falhas humanas;
  • Exige manuseio por operadores capacitados.

Quais os tipos de CNC que existem?

As máquinas CNC funcionam com base em circuitos fechados, usando sensores de posição para controle. Seus principais componentes são: elemento de comando; conversor; tacômetro; servo driver; servo motor; e encoder.

Além dos tornos CNC, existem muitas outras máquinas que usam essa tecnologia. Veja exemplos:

  • fresadoras – possuem ferramenta rotativa que corta metal e produz objetos de variados formatos e tamanhos;
  • routers realizam usinagem de alta precisão em três dimensões, muito usada para corte, gravação, moldagem ou subtração de materiais;
  • puncionadeiras – consiste em uma alternativa a prensas em operações de estampagem;
  • injetoras de plástico – utilizadas em processos de fundição e moldagem de polímeros;
  • máquinas de eletroerosão a fio – contêm um eletrodo com um fio bem fino, operado por meio de software para cortar ranhuras estreitas em objetos;
  • centros de usinagem – máquina capaz de realizar vários processos específicos, como fresagem, furação, mandrilamento, abertura de roscas, etc.

Qual o valor de um torno CNC novo?

Em uma rápida busca pela Internet, nos deparamos com centenas de opções de tornos CNC. São modelos compactos, de grandes dimensões, básicos, modernos, usados, novos, entre muitas outras opções.

Um mini torno, por exemplo, pode ser comprado por R$20.000, em média, enquanto um torno CNC novo pode passar dos R$200.000 – preços que variam segundo a marca, modelo, funções, dimensões, origem e outros fatores.

De um modo geral, as máquinas industriais são produzidas com materiais selecionados, seguindo padrões de qualidade e segurança, muitas vezes sendo submetidas a processos complexos de fabricação. Portanto, o custo desse investimento pode ser alto.

Entretanto, dependendo da aplicação e de sua demanda, a relação custo-benefício costuma ser vantajosa para a maioria dos negócios. 

Conclusão

Concluímos que os tornos CNC facilitaram as operações industriais, impulsionando as empresas a adentrarem o universo da manufatura avançada, que busca, entre outras metas, produzir mais em menos tempo.

Percebemos que as vantagens desse equipamento são várias e, quando comparado ao torno convencional, o mecânico, elas destacam-se, como: o aumento da precisão de cortes e do nível de segurança das operações.

Apesar disso, também existem os pontos negativos, porém, são poucos, o que faz o investimento valer a pena.

Esperamos que tenha gostado desse conteúdo! Aqui, na Kalatec Automação, temos produtos para você equipar seus tornos, como servomotores, motores spindle, fusos e interfaces. Entre em contato para conhecer e encontrar soluções para sua empresa. Até a próxima!

Posts relacionados

Edilson Cravo

Edilson Cravo

Engenheiro de Aplicação da KALATEC, 23 anos de experiência com mais de 5000 visitas únicas em Indústrias. Especialista em Automação Industrial e apaixonado por Servos Motores, foi treinado nas fábricas EMERSON MOTION CONTROL, YASKAWA, WEG, DELTA, HNC, LEADSHINE e ESTUN. Foi consultor de projetos no Instituto Nuclear Brasileiro, Embraer, Rede Globo, USP (Projeto Inspire) entre outros.

Veja também