Curso CLP: por que fazer e qual é a melhor opção online?
Automação Industrial

Curso CLP: por que fazer e qual é a melhor opção online?

sala de treinamento curso clp kalatec

Quando compramos um equipamento, queremos logo utilizá-lo, mas quando se trata de um produto que envolva detalhes técnicos, o mais recomendado é se capacitar para tirar seu melhor proveito. Esse é o caso de quando adquirimos um Controlador Lógico Programável (CLP).

Esse computador especializado, que auxilia o controle e o monitoramento de atividades industriais, requer um curso CLP para dominar os seus recursos.

Com um bom treinamento, dá para acompanhar e comandar diferentes processos. Saiba neste post por que é importante se capacitar e descubra o curso ideal!

curso clp kalatec

Por que aprender programação de CLP?

Para se destacar na área profissional, é imprescindível investir em conhecimento.

Isso torna-se ainda mais relevante em indústrias, pois o trabalhador que domina atividades mais específicas, como a programação de CLPs, tem maiores chances de ser promovido e obter valorização salarial.

Além disso, em um mercado tão competitivo, é praticamente inaceitável que um profissional formado em alguma área relacionada à automação não saiba programar um equipamento. Essa é uma habilidade já esperada pelas empresas.

Um curso CLP é de aprendizagem rápida e há muito conteúdo de qualidade disponível atualmente no mercado, ajudando muitas pessoas a conseguirem colocar sistemas e plantas em funcionamento.

Para quem ainda não está empregado, a busca torna-se mais fácil quando há certificados de treinamentos no currículo, o que deixa o candidato à frente de seus concorrentes e abre portas para oportunidades melhores.

O que é ensinado em cursos de CLP?

Em um curso CLP, o aluno aprende a manusear o equipamento, compreendendo sua estrutura, tipos e funcionamento. Também é instruído quanto a criação de lógicas de controle, usando diferentes softwares.

A programação em si, costuma ser baseada na linguagem Ladder, e diversas instruções são ensinadas, referentes a: temporização, contagem, atribuição, cálculos, comparadores, entradas e saídas, etc.

Geralmente também é mostrado como construir malhas de controle e blocos de funções. O funcionamento básico de recursos como memórias também é apresentado.

A maioria dos cursos disponibiliza conteúdo para download, exercícios e realiza uma avaliação ou um projeto final.

Curso EAD de CLP na Kalatec: o melhor curso online do mercado

A Kalatec oferece cursos de capacitação que fazem a diferença no desempenho de empresas de diferentes setores.

Um dos treinamentos mais procurados é o curso CLP à distância, que busca capacitar os profissionais ligados à área técnica que já possuem experiência em programação de CLP e IHM para apresentação e aplicação das soluções.

Conteúdo do curso de CLP da Kalatec

No curso CLP da Kalatec, são apresentados as famílias de controladores da Delta e o software de configuração ISPSoft.

Os alunos aprendem a configuração da Porta COM e compreendem a estrutura do mapeamento das entradas físicas, saídas e memórias do equipamento.

O conteúdo ainda inclui a configuração de funções básicas como contadores e temporizadores, destacando o controle de motores de passo e servos.

Além disso, o aluno conhece as funções de cálculos básicos no CLP para a criação de escalas e aprende a usar memórias para modificações de valores com o controlador operando.

E mais: o curso ainda traz conteúdo referente à utilização e programação de IHMs Delta.

Diferenciais do nosso curso

O curso CLP da Kalatec é no formato EAD (ensino à distância), ou seja, você faz sem sair de casa!

Há uma plataforma exclusiva para os clientes Kalatec, que têm acesso à uma aula inaugural ao vivo, videoaulas, material de apoio, fórum de discussões, web conferências, além de uma sessão específica para sanar dúvidas.

Após a conclusão do treinamento EAD, os clientes ainda têm acesso a uma MasterClass presencial gratuita para tirar todas as dúvidas que ainda possam existir.

A empresa espera que com isso o aluno saia preparado, entendendo todos os processos ligados às aulas selecionadas, e que possa aplicar esse conhecimento em sua rotina industrial.

Após a conclusão do curso e avaliação, o cliente recebe ainda um Certificado de Participação que o habilitará para outros workshops presenciais sobre discussões de aplicações e também para outros cursos.

Para quem o curso de CLP e IHM da Kalatec é recomendado?

O treinamento é direcionado a clientes que adquiriram CLP e IHM da marca Delta, estudantes de engenharia, engenheiros, técnicos e integradores.

A qualidade do curso é garantida, pois a Kalatec está há mais de três décadas no mercado e é especialista em aplicações de CLPs, contando com uma equipe de especialistas formada por engenheiros e técnicos.

Além disso, é a maior revendedora Delta das Américas, Distribuidora Referência Mundial no suporte e atendimento ao cliente.

Dúvidas frequentes sobre curso de CLP

É normal ter receios antes de realizar um investimento, afinal, queremos que valha a pena, que atenda às nossas expectativas e traga retorno, não é mesmo? A seguir, esclarecemos algumas das principais dúvidas sobre o assunto.

Quanto custa um curso de CLP?

O Curso de Programação de CLP e IHM Delta é totalmente gratuito para os clientes Kalatec. O valor deste treinamento costuma variar muito de empresa para empresa, mas o da Kalatec é simplesmente imperdível, principalmente devido ao conteúdo.

Segundo depoimentos de ex-alunos, mais de 85% das dúvidas de programação são sanadas apenas assistindo às videoaulas.

Qual é o melhor curso online de CLP?

O curso CLP da Kalatec é de fácil compreensão, ministrado por uma equipe especializada que atua há mais de 30 anos na área de automação.

Seu conteúdo é rico em detalhes que farão a diferença no dia a dia dos profissionais nas empresas, capacitando-os para programar e garantir o pleno funcionamento dos sistemas de produção.

Como aprender a programar CLPs?

A programação do CLP requer o domínio da estrutura de programação que será usada, para que seja realmente possível colocá-la em prática.

Para isso, a melhor maneira de aprender é buscando um treinamento que ensine os conceitos e a composição lógica do dispositivo, mostrando exemplos práticos.

Assim, será possível visualizar e compreender melhor todos os processos que envolvem a atuação do CLP, o que ajuda a encontrar soluções para o dia a dia, com o domínio real do equipamento.

treinamento de clp e ihm delta kalatec

Posts relacionados

Edilson Cravo

Edilson Cravo

Engenheiro de Aplicação. 22 anos de experiência com 5000 visitas únicas em Indústrias. CMO da Kalatec Automação. Especialista em Controle e Automação (USP). Engenharia de Processo (MAUA) - Gestão de Inovação (ESPM) - Gestão de PME (FGV) e MBA em Vendas (PUC). Foi consultor de projetos no Instituto Nuclear Brasileiro, Embraer, Rede Globo e USP (Projeto Inspire).

Veja também

Abrir WhatsApp