O que é controle de processos industriais e como implementar?
Automação Industrial

O que é controle de processos industriais e como implementar?

Desde que a automação foi aplicada nas atividades industriais, fica difícil imaginar viver sem ela e realizar apenas trabalhos manuais.

Isso porque o uso de tecnologias junto a equipamentos específicos trouxe como grande vantagem velocidade e confiabilidade aos sistemas produtivos. Com a diminuição de erros, também se reduzem custos e o retorno financeiro cresce.

Tais ambientes automatizados exigem o controle de processos, para que as operações mantenham-se claras e objetivas.

Mas como garantir a eficiência e a qualidade na linha de produção? A Kalatec te convida a continuar esta leitura para saber tudo sobre o controle de processos industriais. Acompanhe!

Entenda o conceito do controle de processos industriais

Quais os tipos de controle de processos?

Controle de processos industriais é todo tipo de ação realizada para medir variáveis, determinar sinais de correção e aplicar ajustes. Isso é feito por equipamentos controladores que são responsáveis por partes ou pela totalidade de um processo de fabricação.

É considerado uma solução de automação industrial, que usa algoritmos lógicos e/ou matemáticos previamente definidos para orientar uma forma de trabalho que traga os melhores resultados.

Pode ser adotado em indústrias de produção contínua ou de processamento em lotes, controlando automaticamente as condições em que um item é fabricado. O principal objetivo é garantir eficiência e qualidade.

O controle de processos é composto por sistemas especializados, muitas vezes personalizados, que verificam o fluxo, as saídas e as ações de produção contínua, baseados no feedback de sensores e equipamentos de monitoramento de dados.

Em resumo, os controladores recebem as medições enviadas pelos sensores. Estes dados são, então, comparados com as referências previamente determinadas.

Os sinais de correção são calculados e os comandos de ajustes são repassados aos atuadores.

Saiba como funcionam os switches gerenciáveis – equipamentos utilizados na comunicação industrial.

tipos de controladores

Principais benefícios do controle de processos para a indústria

Uma das principais vantagens do controle de processos é que os sistemas conseguem lidar com ajustes no ciclo produtivo automaticamente, sem a necessidade de intervenções humanas contínuas.

Entre os benefícios, também se destacam:

Aumento da produtividade

Todas as atividades que são automatizadas ajudam a ganhar tempo e, consequentemente, aumentam a produtividade. Com maior velocidade, os setores também elevam sua capacidade de entrega de produção.

Além disso, as formas automáticas de trabalho têm menor chance de erro do que as formas manuais.

Redução de custos

Processos industriais automatizados e bem controlados reduzem os custos operacionais. Isso é reflexo da diminuição de erros, retrabalhos e do tempo usado para produzir.

Os recursos economizados podem ser aplicados em outras tarefas que aumentem a rentabilidade da empresa, como investimento em tecnologias de manufatura avançada.

Padronização

Com a produção sob controle, obtém-se um padrão nas atividades, mantendo um nível de qualidade positivo. Etapas desnecessárias são eliminadas, funções e deveres são delimitados.

O trabalho todo torna-se mais organizado e as irregularidades são identificadas mais rapidamente. A padronização ainda otimiza a experiência com o cliente, já que os prazos também são melhor cumpridos.

Tipos de controle de processos

Existem duas formas principais de controle para processos, que ajudam a alcançar bons resultados em empresas de diversos segmentos, como:

  • indústrias farmacêuticas;
  • alimentícias;
  • de petróleo e gás;
  • de fluidos;
  • de celulose e papel;
  • usinas nucleares; etc.

Multi loop

O primeiro tipo de controle leva esse nome porque atua com até quatro malhas ao mesmo tempo, sendo geralmente implementado em máquinas de pequeno porte.

Esse tipo de controlador é muito preciso e tem funcionalidades como I/O flexíveis e outros recursos avançados. Possui várias entradas e saídas.

Os equipamentos multi loop são programáveis, geralmente necessitando de um computador com software específico. Apresentam os dados das variáveis em um display.

São compactos e conseguem incorporar tecnologias atualizadas, comunicando-se com redes industriais variadas.

Single loop

Neste tipo de controle de processo, que pode ser traduzido como “zona única”, cada controlador atende a apenas uma malha, para medir uma variável específica como nível, pressão ou temperatura.

São equipamentos econômicos e fáceis de usar, indicados para aplicações exigentes.


Veja também: dicas para escolher corretamente o controlador de temperatura.

Como fazer o controle de processos industriais?

sistema de controle de processos

É necessário gerenciar tudo o que ocorre em uma indústria. E isso inclui o controle de processos. Primeiramente, deve ser realizado um mapeamento para identificar quais são as principais atividades realizadas na empresa. 

Avalie a possibilidade de automatizar o maior número poss15/115ível de processos. Várias tecnologias, ferramentas e sistemas podem ser empregados em todas as áreas fabris.

Como exemplo temos a BPM (Business Process Management), técnica que ajuda a criar estratégias para a oferta de produtos. Quanto aos softwares mais utilizados, podemos citar o Automation Direct, o Sartorius ou o PQ Systems.

A instrumentação inclui, basicamente, monitores de computador, que exibem as informações dos processos, além de sensores, IHM’s, controladores e atuadores.

Indicadores de performance, também conhecidos como KPI’s (Key Performance Indicator), também  devem ser definidos. Essa ferramenta de gestão deve estar de acordo com as metas da empresa, para direcionar as ações de controle de processos

As equipes e os KPI’s precisam de análises frequentes, para ter o seu desempenho monitorado. Caso necessário, ajustes devem ser feitos, visando uma otimização contínua.

Devemos levar em consideração que a indústria brasileira tem como um dos principais objetivos de investimento a expansão da capacidade produtiva. É o que diz pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Do total de empresas ouvidas, 39% pretende introduzir novos processos produtivos e/ou melhorar os processos atuais, em 2021. Esse dado demonstra que o controle industrial eficiente é mais do que necessário.

Conte com os melhores equipamentos para automação e controle industrial!

Conclusão

Procuramos esclarecer neste artigo que o controle de processos industriais envolve ferramentas, técnicas e sistemas para aprimorar linhas de produção

O objetivo é adotar a automação para trabalhar com mais velocidade e segurança e oferecer produtos com mais qualidade.

Entendemos que acompanhar as informações sobre as variáveis e compará-las com os KPI’s pré estabelecidos é essencial para o desenvolvimento de qualquer negócio.

Se você deseja implementar soluções de controle de processos na sua empresa, ou melhorar seus sistemas, a Kalatec pode te ajudar.

Entre em contato e descubra as melhores opções para a sua aplicação!

Posts relacionados

Edilson Cravo

Edilson Cravo

Engenheiro de Aplicação da KALATEC, 23 anos de experiência com mais de 5000 visitas únicas em Indústrias. Especialista em Automação Industrial e apaixonado por Servos Motores, foi treinado nas fábricas EMERSON MOTION CONTROL, YASKAWA, WEG, DELTA, HNC, LEADSHINE e ESTUN. Foi consultor de projetos no Instituto Nuclear Brasileiro, Embraer, Rede Globo, USP (Projeto Inspire) entre outros.

Veja também