Servo Motor: 10 vantagens em utilizar o Servo INVT
Dicas para projetos

Servo Motor: 10 vantagens em utilizar o Servo INVT

Os servos motores ganham cada vez mais espaço na indústria brasileira.

Quando se pensa em automação industrial, logo pensa em controle de movimentos, posicionamento de precisão e principalmente repetibilidade.

Muito além de simples motor para posição, o servo motor ganha força também em aplicações de controle de velocidade com precisão e controle de torque.

Na década de 90 o servo motor era um elemento caro para os projetos de automação industrial sendo utilizados apenas em projetos especiais.

Com a redução cada vez maior dos preços, observa-se uma demanda maior na busca desse notável motor com rotor de imã permanente que oferece inúmeras vantagens de aplicação.

Com mais de 25.000 servos motores instalados, a KALATEC AUTOMAÇÃO, é uma empresa especializada  e busca sempre o que há de mais moderno e melhor custo no mercado internacional para oferecer a indústria brasileira.

A INVT, fabricante localizada no Polo Tecnológico de Shenzhen é uma das  marcas  mais atualizadas em servos  motores e firmou parceria exclusiva com a KALATEC para expansão no mercado brasileiro.

10 motivos para você usar o Servo Motor INVT em seu próximo projeto:

1 – Cabos blindados

A KALATEC têm know-how em aplicações em servo motor através dos seus 12 engenheiros de aplicação e por isso consegue ter métricas.

Os servos motores do mercado em geral possuem blindagem apenas no cabo do encoder deixando sensível possíveis problemas relacionados com interferências eletromagnéticas no cabo de potência.

Pensando em trazer o que há de melhor, a Kalatec opta em oferecer cabos blindados tanto para o encoder como para potência nos novos servos INVT.

Isso significa mais tranquilidade nos seus projetos. Segundo o consultor técnico Moreno da IFC/COBRECOM, os cabos de potência  sem blindagem podem gerar força eletromagnética que podem promover  interferência em outros sistemas de menor tensão, como nos casos dos sinais de controle.

Ao adquirir o novo servo motor Kalatec da marca INVT série DA180 ou DA200, você receberá cabos blindados para maior proteção contra interferência eletromagnética.

2 – Encoder Magnético

A KALATEC Automação, empresa de 30 anos de experiência, ao tomar decisões na escolha das tecnologias, analisa os problemas de campo encontrado nas aplicações passadas para a escolha das melhores opções disponíveis.

Vista Interna de Um Encoder magnético

A maior causa de defeitos em servos motores, sem dúvida é o alarme proveniente de erro de encoder. E sabe por que isso acontece?

Os Encoder mais utilizados no servos motores são ópticos e não são resistentes a impactos ou vibrações.

Encoder ópticos são sensíveis e basta uma trinca em seu disco para comprometer todo o conjunto do servo sistema, e isso é comum em máquinas geram impactos ou vibrações.

A nova séria DA180 e DA200 oferecem servo motores  exclusivamente com encoder magnético, isso significa maior vida útil para o servo motor.

blog kalatec

A linha mais  completa de produtos de Automação Industrial

3 – Encoder Absoluto

A principal característica de um servo motor, é o controle de posição ou velocidade em malha fechada.

Os servos motores disponível no mercado brasileiro, são na grande maioria Encoder incrementais.

A diferença entre o encoder incremental e absoluto é que o primeiro encoder não retém a posição na falta de energia elétrica, e necessita do auxílio de um sensor de HOME externo além do referenciamento.

Já nos encoder absoluto, é possível  saber qual o registro da posição atual do servo motor mesmo após o desligamento ou corte de energia ao driver.

A KALATEC visando oferecer a melhor tecnologia dentro do menor custo possível, oferece encoder absoluto em toda a linha de servos DA180 e DA200.

Talvez você cliente, pense: Isso custa mais caro? A resposta é não! Ao contrário de muitas marcas que possuem duas linhas para servos motores, uma com encoder incremental e a outra com encoder absoluto, a Kalatec através da INVT oferece encoder absoluto em todos os servos motores.

Ao optar pelo uso do encoder absoluto na série DA180 ou DA200, basta adquirir o cabo especial para encoder absoluto.

Os servos motores são de série com encoder absoluto e a habilitação da função encoder absoluto se dá apenas com o uso do cabo especial, o qual contém a bateria para armazenamento da posição mesmo com o servo motor desligado e sem energia.

A linha de servo motor DA180 oferece o encoder absoluto SINGLETURN, isso significa, que dentro de uma volta você tem o armazenamento do ângulo do eixo do motor.

Já a linha de servo motor DA200 oferece um encoder absoluto MULTITURN, ou seja, é possível armazenar o número de voltas e a posição angular do servo motor dentro de uma volta.

4 – Encoder 17 Bits ou 23 Bits

O servo motor se diferencia das demais opções de atuadores e motores por ser um servomecanismo que atua com um encoder para realimentação.

Essa realimentação é chamada de feedback e controla a posição ou velocidade do motor com uma alta resolução.

O servo Motor INVT DA180 possui de série um encoder magnético com resolução de 17 Bits. Isso significa muito mais precisão para o seu sistema de automação.

Um encoder de 17 Bits oferece uma resolução de 131.072 posições por volta.

A linha de servo motor DA200 da INVT oferece de série um encoder magnético absoluto com resolução de 23 Bits.

O encoder de 23 Bits oferece a resolução de 8.257.536 posições por volta. Isso significa 63 vezes mais preciso que em encoder de 17 Bits.

Para o seu próximo projeto ofereça um sistema de automação com muito mais precisão e controle para o seu cliente final.

5 – Função STO

Ao falar de servo motor, é importante falarmos de segurança. A função STO (Safe Torque Off) é um mecanismo que evita que o servo driver inicie inesperadamente, o que poderia causar acidentes.

A função STO  limpa com segurança eventuais residuais elétricos nos drivers para garantir que o servo motor tenha uma parada de emergência sem torque, oferecendo uma parada segura em conformidade com a NORMA NR12.

A KALATEC na vanguarda nas aplicações de servos motores no Brasil, escolheu a linha DA200 de servos para oferecer ao mercado brasileiro toda a segurança que a função STO oferece.

certificado TUV

Os drivers DA200 possui a função STO certificada e homologada pela organização certificadora TUV. Muito mais segurança e credibilidade ao seu projeto.

Além de segurança certificada, ao optar pelo Servo Driver DA200 com função STO, o seu custo de instalação será menos com menos gasto na montagem e obviamente sem erros de montagem.

Veja as vantagens de utilizar recurso STO dos drivers para maior segurança nas máquinas no webinar especial da Kalatec sobre o assunto.

6 – Função PR (posições pré-definidas)

Com o feedback dos seus engenheiros de campo, a KALATEC opta em oferecer com exclusividade os Servos Motores INVT DA180 e DA200 com a função PR, posições pré-definidas, que é disponível apenas no servo motor ASD-A2.

A versão mais simples, econômica da INVT. A série DA180 oferece como recurso 128 posições programáveis, ajustados via comunicação serial RS485 e que podem ser acionados via I/Os digitais, além é lógico das tradicionais entradas rápidas pulso/direção e analógicas.

No exemplo acima estamos vendo um controle interno com 13 segmentos, o total de segmentos pode ser de 128

No exemplo acima estamos vendo um controle interno com 13 segmentos, o total de segmentos pode ser de 128

Os Servos Motores simples de mercado como o modelo ASD-B2 entre outras opções de mercado, oferecem apenas modo PULSO/DIREÇÃO para o controle de posição.

O modo Pulso/Direção dos servos motores limitam a resolução e a precisão dos servos, visto que a frequência máxima dos CLPs são em geral 100KHz ou 200KHz.

Outra limitação em usar o modo Pulso/direção é uma função da limitada opções de CLPs com múltiplas saídas rápidas. Em geral os CLPs econômicos possuem apenas 02 saídas rápidas.

Ao usar o recurso Plano de Posição, modo PR, o usuário pode utilizar a máxima precisão disponível no driver, comunicando via serial RS485 com dezenas e dezenas de servos motores simultaneamente.

7 – Controle de vibração em baixa frequência:

A linha de Servos Motores INVT série DA180 e DA200 possui de série uma função filtro que efetivamente suprime ressonância e oscilações de balanço, aumentando a eficiência da velocidade e aceleração da operação.

Filtro interno para supressão de ressonância

controle para suavidade no servo motor

Algoritmos especiais de controle de vibração de baixa frequência podem ser usados para controlar efetivamente ressonância mecânica de baixa frequência e oscilação de controle na extremidade do balanço de uma alavanca.

O controle de vibração não é conduzido

O controle de vibração não é conduzido

O controle de vibração é conduzido

O controle de vibração é conduzido – com o uso do Filtro anti ressonância

                   

8 – Sincronismo de Pórtico

Para alinhamento e sincronismo de eixo duplo. Aplicação utilizada em pontes rolantes, pórticos que utilizam dois servos motores em uma mesma coordenada, como CNC Router de médio ou grande porte.

O Servo motor realiza um controle síncrono automático, sem a complicação e necessidade do uso de um CLP ou PC para esse sincronismo.

Função Gantry: Sincronismo de eixos

Função Gantry: Sincronismo de eixos

Caso um desvio de posição exceda os valores permitidos, um alarme é relatado para interromper a execução do sistema.

9 – Função E-CAM

Disponível nos modelos DA200, com resolução muito superior ao ASD-A2, os servos motores INVT DA200 estão preparados para as mais diversas aplicações de came eletrônico.

O came eletrônico é Interpolação automática pode ser implementada entre dois pontos da curva, tornando os movimentos mecânicos mais suaves.

Funcao E-CAM para facas rotativas

Função E-CAM para facas rotativas – Disponível no DA200

O perfil do came eletrônico pode chegar a 3600 pontos nos drivers DA200. As Aplicações são diversas como  mestre e escravos, faca e o plano do came eletrônico, rotativas e corte em voo.

10 – Conectividade

servo motor - protocolos

Protocolos Disponíveis nos Servos Drivers INVT

A vivência em campo da Kalatec, permite trazer ao mercado brasileiro os servos motores mais completos em termos de conectividade.

Os servos Motores INVT, é a opção mais econômica e de série já oferece os recursos de comunicação RS485 com protocolo MODBUS e CANOpen.

A série do servo motor DA200 tem a opção de drivers com os protocolos de Comunicação mais utilizados na indústria: Modbus, CANOpen, ProfiNet e Ethercat

A comunicação CANOpen permite o sincronismo de até 08 servos em 4ms ou 16 servos motores em 8ms.

Os servos motores INVT DA200 com ETHERCAT oferece o que de mais rápido existe em sincronismo de eixos. Possibilitando o controle de até 100 eixos em 1ms.

Muito Mais economia

Agora que você já tem 10 motivos para confiar e escolher na nova linha de servos Motores DA180 e DA200 da INVT, solicite um orçamento para se surpreender da economia.

Cliente Kalatec recebe suporte para a aplicação com engenheiros de longa experiência do mercado e conta com  vantagens exclusivas:

  • Software de Programação amigável
  • Fácil Auto-Tunning
  • Treinamento exclusivo e gratuito em plataforma EAD
  • Suporte Técnico especializado gratuito por telefone
  • Acesso a aulas “masterclass” exclusivas para atender a sua dúvida específica.
  • Técnicos e Engenheiros disponíveis em 04 unidades: São Paulo – Campinas – Joinville e Belo Horizonte.
  • Um dos maiores estoques de Servo Motor Pronta Entrega do Brasil.

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Edilson Cravo

Edilson Cravo

Engenheiro de Aplicação da KALATEC, 23 anos de experiência com mais de 5000 visitas únicas em Indústrias. Especialista em Automação Industrial e apaixonado por Servos Motores, foi treinado nas fábricas EMERSON MOTION CONTROL, YASKAWA, WEG, DELTA, HNC, LEADSHINE e ESTUN. Foi consultor de projetos no Instituto Nuclear Brasileiro, Embraer, Rede Globo, USP (Projeto Inspire) entre outros.

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