4 dicas para ter um projeto de máquina router bem-sucedido
Dicas para projetos

4 dicas para ter um projeto de máquina router bem-sucedido

As máquinas Router são foram simplificadas de opções mais complexas, como da indústria automobilística ou aeronáutica. Ela conta com um sistema de eixo complexo e que é responsável por realizar etapas como desbastes, cortes, acabamentos, inscrições e outros processos semelhantes.

Sua atuação inicial era possível graças à presença de um computador número de controle (CNC). Atualmente, permite criar movimentos repetidos e que trabalham com diversos materiais e possibilidades na automação industrial.

Mas como acertar no projeto de máquina Router? A seguir, veja quais são os aspectos que garantem que ele seja bem-sucedido.

1. Entenda as exigências do processo quanto à velocidade

Como o movimento é uma das principais características desse equipamento, é preciso considerar quais são as exigências. Se os pontos forem muito espaçados, a velocidade tem que ser um pouco maior para não comprometer a produtividade.

Em deslocamentos menores, a desaceleração é especialmente importante. Tudo isso influencia a disposição de eixos, o uso de fusos de esferas, a potência do sistema e demais componentes. Portanto, é preciso fazer uma análise criteriosa para que todos os aspectos sejam atendidos com confiabilidade.

2. Entenda o tipo de material que será utilizado

Outro ponto relevante é que uma máquina Router varia de atuação de acordo com o esforço a qual é submetida. Isso significa, por exemplo, que materiais mais duros causam um impacto maior. Com um nível maior de exigência, é essencial que ele seja robusto para atender a essas necessidades.

Por outro lado, um material leve depende da seleção certa de componentes para que a precisão não seja comprometida. Com essa avaliação, fica fácil entender quais são as exigências na seleção de componentes.

máquina Router

3. Considere o motor correto para o projeto de máquina Router

Obviamente, uma das partes mais importantes do conjunto é o motor. Nessa proposta, é possível recorrer tanto a um servo motor, quanto a motores de passo e composições com fontes de potência.

O ideal é avaliar todas as características do sistema — tanto as anteriores, quanto as demais relacionadas. É essencial considerar acoplamentos, guias lineares e outros elementos para ter a melhor composição.

Também é fundamental planejar o acionamento, o que pode ser feito com a ajuda de um suporte técnico. Assim, o motor cumpre a sua função com máximo rendimento, sem comprometer a segurança.

4. Encontre um fornecedor de alta qualidade

Todas essas dicas não serão úteis se você não adquirir os componentes de uma máquina Router em um fornecedor confiável. Afinal, sem a segurança quanto aos itens, fica mais difícil obter os resultados desejados.

Verifique se a empresa oferece marcas conhecidas e se apresenta as características necessárias para que seu empreendimento chegue ao sucesso, como o suporte especializado. Desse jeito, você poderá fazer as aquisições para tornar o projeto bem-sucedido.

Para desenvolver um bom projeto de máquina Router, o ideal é considerar todos esses aspectos no dimensionamento e escolha dos elementos. Assim, você tem a certeza de alcançar os resultados esperados.

Para ter muitas outras dicas e sempre acompanhar as novidades sobre automação industrial, fique de olho em nossos perfis no Facebook, Youtube e no LinkedIn.

Posts relacionados

Edilson Cravo

Edilson Cravo

Engenheiro de Aplicação da KALATEC, 23 anos de experiência com mais de 5000 visitas únicas em Indústrias. Especialista em Automação Industrial e apaixonado por Servos Motores, foi treinado nas fábricas EMERSON MOTION CONTROL, YASKAWA, WEG, DELTA, HNC, LEADSHINE e ESTUN. Foi consultor de projetos no Instituto Nuclear Brasileiro, Embraer, Rede Globo, USP (Projeto Inspire) entre outros.

Veja também