4 razões para usar um servo motor na sua automação industrial

0 Flares Facebook 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

A automação industrial só é executada com sucesso quando os recursos adequados são utilizados. Entre os diversos equipamentos, está o servo motor. Altamente empregados em robótica, eles têm uma função especial.

Tal elemento eletromecânico permite que ocorra um controle do posicionamento de seu ângulo. Na prática, ele faz com que itens se movimentem ou se mantenham em certa posição. Com isso, é possível mexer braços mecânicos na linha de produção e até robôs pesados.

Quer descobrir quais são outros pontos positivos do servo motor? Continue a leitura e veja 4 motivos para recorrer a ele.

1. O controle elevado é uma de suas características

Esse componente é usado, principalmente, graças ao nível de controle que oferece. Como permite definir o ângulo de operação, é um elemento essencial para “desenhar” a posição correta dos itens. Com a programação adequada, ele fica exatamente no ponto desejado. Para muitos processos dentro da indústria, isso é crucial.

Imagine, por exemplo, um equipamento de automação de soldagem. Se o motor não se mexer de forma precisa, o processo não acontece na área de ligação. Já com o uso do servo motor, é fácil obter um excelente resultado quanto ao posicionamento.

2. O nível de vibração também favorece a precisão

Um dos aspectos que fazem com que o servo motor seja tão preciso é o fato de ele não sofrer tanto com vibrações. Como é estável, garante um posicionamento que se mantém ao longo do tempo, o que aumenta a confiança e a qualidade do “produto” que tem a sua influência.

servo motor

A redução no nível vibratório ainda tem a ver com o barulho gerado. Por ser mais estável, ele é silencioso. Sem tantos ruídos, os funcionários têm chances menores de sofrer com algum impacto negativo na saúde, por exemplo.

3. A força motriz do servo motor também se destaca

Outra razão para utilizá-lo é que o servo motor apresenta uma capacidade de torque alta. Isso está ligado a uma força motriz intensa, e ainda oferece torque de pico de 300% ao valor nominal. Na prática, é um jeito de atender a situações complexas e que demandam mais esforço.

Inclusive, ele aparece em diversos tamanhos e pode se adaptar a quase toda necessidade. Forte, robusto e eficaz, aumenta a produtividade e melhora o desempenho de maneira completa.

4. A manutenção acontece de forma descomplicada

Por ser um componente essencial da robótica, é natural achar que o servo motor é complexo ou exige cuidados muito específicos. No entanto, trata-se de uma possibilidade com manutenção facilitada e que ocorre sem maiores problemas.

Principalmente, é um elemento estável e que, usado dentro das condições ideais, quase não precisa de atuação corretiva. Além de evitar gastos excessivos, isso auxilia a manter a linha de produção em constante funcionamento. No final, a sua aplicação ajuda a tornar os processos ainda melhores.

O servo motor é um componente essencial para a automação industrial porque tem tudo a ver com a robótica. Robusto e muito funcional, é uma ótima escolha para levar a linha produtiva a um novo nível.

Já que é indispensável se manter atualizado, curta a nossa página no Facebook e continue acompanhando o nosso blog!

Comentário no facebook

Login to your account below

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

0 Flares Facebook 0 LinkedIn 0 0 Flares ×