Rotuladoras: entenda a sua importância para a indústria
Automação Industrial

Rotuladoras: entenda a sua importância para a indústria

As rotuladoras cumprem um papel importante na indústria e são essenciais em setores como o de alimentos, cosméticos, medicamentos, brinquedos e outros.

Elas padronizam e facilitam a produção, substituindo métodos manuais e otimizando processos, garantindo uma performance rápida e de qualidade.

Acompanhe neste conteúdo o que é uma rotuladora, qual sua finalidade, qual o melhor equipamento e quanto custa.

Boa leitura!

O que é uma rotuladora?

Rotuladora é uma máquina que dispensa ou aplica rótulos em mercadorias, embalagens diversas e caixas. Também chamada de máquina de rotulagem, alguns modelos ainda fazem a impressão dos rótulos.

São diversos os modelos de rotuladoras disponíveis no mercado, atendendo a qualquer volume de produção. Há máquinas especiais de rotulagem, que fornecem tipos diferentes de etiquetas.

Geralmente, o equipamento é composto por um sistema de controle interno, um transportador para mover mercadorias e embalagens, e um aplicador de etiquetas.

Sua função pode variar entre simplesmente distribuir rótulos e etiquetas a até uma automatização completa de processos, com impressão e aplicação.

As rotuladoras são empregadas principalmente em fábricas de remédios, cosméticos, eletrônicos, enfeites, alimentos, e muitas outras.

As máquinas podem ser compactas e manuais ou mais robustas, com porte maior e automáticas, ou seja, praticamente sem a necessidade da intervenção de um operador.

Entre suas vantagens, destaca-se a versatilidade, pois pode personalizar textos, imprimir rótulos em tamanhos variados, criar códigos de barras, etc. Além disso, é uma máquina resistente, com manuseio simples e longa durabilidade.

Rotuladoras Kalatec

Para que serve uma rotuladora?

As máquinas rotuladoras servem para aplicar rótulos ou etiquetas em praticamente todo tipo de produto, incluindo pacotes, frascos, garrafas, caixas e até contêineres.

Portanto, são ideais para uso em linhas de produção, aumentando o nível de qualidade e eficiência.

Elas são úteis para inserção de endereços e outros dados das mercadorias; aplicação de códigos de barras e preços; entre outras funções inerentes às indústrias.

As rotuladoras em geral possuem sensores para identificar a divisão entre os rótulos para que sejam aplicados corretamente, sem variação de posicionamento, mantendo a produção uniforme.

Qual a diferença entre rotuladora e etiquetadora?

Ambos os equipamentos são utilizados para identificar e mostrar informações sobre produtos e itens em geral.

Porém, as etiquetadoras são mais usadas para identificação de kits “leve 3 e pague 2”, ou seja, múltiplos produtos para venda da mesma mercadoria em volume.

Isso a torna limitada em relação à rotuladoras, que criam etiquetas com informações mais completas e podem trazer, ainda, a identidade personalizada de uma marca, atraindo visualmente os clientes.

Normalmente, as etiquetadoras manuais mais populares imprimem etiquetas individuais, enquanto algumas rotuladoras imprimem etiquetas contínuas, em rolos de fitas adesivas.

Quais as melhores rotuladoras?

As melhores rotuladoras são aquelas que atendem especificamente às necessidades de cada negócio e potencializam seus resultados.

Como há diversos modelos disponíveis, para encontrar o mais adequado, é preciso levar em conta o porte, o segmento e os objetivos de cada empresa.

Por isso, é recomendável avaliar a facilidade no manuseio, as funções, o custo-benefício, entre outros fatores.

Também é importante verificar a forma de impressão, a velocidade da esteira, os tamanhos de rótulos que a máquina proporciona e a resolução.

Vale destacar que, além das rotuladoras industriais, existem rotuladoras manuais, que são mais adotadas no comércio; e as eletrônicas, usadas para organização residencial ou de escritórios.

Qual o preço médio de uma rotuladora?

O preço de rotuladoras industriais varia muito, dependendo da entrega de cada fabricante. Podem ser fornecidas com motores DC, motores de passo, stepservos ou, ainda, servos motores.

Há outras variáveis, além dos diferenciais da tecnologia, que interferem muito nos preços, como os tipos de rótulos e a velocidade de aplicação dos mesmos.

As rotuladoras fazem aplicações desde em vidros de esmaltes, com rótulos pequenos e baixa potência na motorização, até em rótulos de embalagens de 5 litros, como amaciantes, que exigem motores e estrutura mais robustos.

Fato é que o equipamento eleva, consideravelmente, a produtividade das empresas, pois permite rotular com qualidade, em processos contínuos, configurando uma verdadeira solução de automação. Além disso, as rotuladoras têm retorno rápido do investimento.

Rotuladoras Kalatec

Conclusão

Concluímos que, para melhorar o desempenho de processos que envolvam embalagens e identificação de produtos, as rotuladoras são de grande valia.

O investimento no equipamento tem retorno rápido e garante aumento na qualidade das mercadorias e na produtividade do negócio.

Vimos que, com tantos modelos à venda, a melhor opção é aquela que atende às necessidades de cada empresa, por isso, antes da compra, é importante ter informações bem claras quanto às demandas de produção, por exemplo.

Gostou desse conteúdo? Continue navegando pelo blog para ler outros artigos relacionados ao mundo da automação.

Posts relacionados

Edilson Cravo

Edilson Cravo

Engenheiro de Aplicação da KALATEC, 23 anos de experiência com mais de 5000 visitas únicas em Indústrias. Especialista em Automação Industrial e apaixonado por Servos Motores, foi treinado nas fábricas EMERSON MOTION CONTROL, YASKAWA, WEG, DELTA, HNC, LEADSHINE e ESTUN. Foi consultor de projetos no Instituto Nuclear Brasileiro, Embraer, Rede Globo, USP (Projeto Inspire) entre outros.

Veja também