Onde um engenheiro de automação pode buscar atualizações sobre novas tecnologias?

0 Flares Facebook 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

É evidente o quanto a tecnologia se desenvolveu nos últimos anos e continua sua marcha de evolução sem parar. Para se manter competitivo e oferecer as soluções ideais aos seus clientes, o engenheiro deve se atualizar constantemente a fim de acompanhar as novidades.

Isso nem sempre é simples. Os avanços acontecem tão rapidamente que mesmo o profissional mais dedicado pode sentir dificuldades em acompanhar tudo. Mas isso não quer dizer que seja uma tarefa do outro mundo atualizar-se.

Faça a leitura do artigo e descubra onde um engenheiro de automação pode buscar atualizações sobre as inovações tecnológicas!

No site e na biblioteca da faculdade

Para quem ainda não se formou, a própria faculdade é um local rico para ficar a par das atualizações na área de automação.

Toda faculdade séria procura formar profissionais atualizados e, por isso, aproveita as melhores oportunidades para capacitá-los a trabalhar no mercado moderno, conforme as tendências e as exigências do momento. O importante é que a instituição seja reconhecida pelo MEC.

Em cursos de extensão e pós-graduação

O engenheiro de automação também deve procurar cursos de extensão em sua área, que costumam ser frequentes, e também fazer uma pós-graduação, mestrado e, se possível, alcançar o título de doutor.

Com a internet, existem muitos cursos online de boa qualidade que ajudam o profissional a se especializar ainda mais em tecnologia, aprendendo sobre ferramentas tecnológicas mais sofisticadas e modernas, que otimizam os trabalhos industriais, gerando maior lucratividade e economia de gastos.

Como citamos no tópico anterior, o interessado deve se certificar de que a instituição que oferece os cursos tenha reconhecimento do MEC (Ministério da Educação e Cultura).

Em livros e revistas específicas

Para o eterno estudante, os livros sempre serão uma valiosa fonte para adquirir novos conhecimentos. Claro que precisam ser obras mais recentes, que permitam ao leitor ficar a par das inovações da tecnologia.

engenheiro de automação

Nesse sentido, valem as obras impressas ou os e-books em PDF, EPUB ou outro formato eletrônico.

Existem também revistas e outras publicações periódicas específicas que podem ser úteis para manter o profissional sempre atualizado.

Nos eventos relacionados à atividade

O engenheiro de automação deve participar, sempre que possível, de eventos sobre tecnologia. Nesses encontros, é possível aprender muita coisa sobre o assunto, inclusive sobre os novos lançamentos e suas finalidades, como devem ser usados, as vantagens que proporcionam.

Esses eventos incluem palestras, seminários, workshops, encontros acadêmicos e outros.

Em sites úteis ao engenheiro de automação

A quantidade de conhecimentos disponível gratuitamente na internet é imensa, praticamente incalculável. Isso tem pontos positivos, mas também tem pontos negativos, já que existe muita informação duvidosa, errada, enganosa. Sendo assim, o engenheiro não pode acreditar em tudo que lê na web. É preciso selecionar o conteúdo.

Há muitos sites, blogs e fóruns sérios que servem para manter o profissional a par dos últimos acontecimentos no país e no mundo. Por meio deles, fica fácil obter novos conhecimentos e informar-se sobre as novas tecnologias com confiabilidade. Valem ser citados, por exemplo, o Automation World, o The AutomationDirect Blog e o portal NEI, para encontrar fornecedores, ferramentas e mais.

Também vale a pena participar de grupos específicos, destinados aos engenheiros de automação ou a outros profissionais da área. O Facebook reúne muitos grupos, sendo que alguns são sérios e vale a pena conhecê-los. Eles compartilham conhecimentos, mostram as inovações, passam dicas e orientações sobre o tema. É uma forma de melhorar o networking do engenheiro, permitindo que ele contate outros profissionais, empresas e até potenciais clientes.

Usando a internet, é possível também pesquisar diretamente em lojas revendedoras e nos sites das principais marcas fabricantes a fim de saber quais os novos equipamentos de automação disponíveis. As empresas sempre divulgam e comercializam as novidades, oferecendo informações técnicas, preços e outras informações importantes.

Há várias boas opções para que o engenheiro de automação se atualize sobre as novas tecnologias. Quando ele dispuser de mais tempo livre, pode se dedicar à leitura mais cuidadosa de diferentes materiais e participar de eventos, além de fazer cursos presenciais ou online. Quando seu tempo estiver mais limitado, ele pode acessar a internet, pesquisar nos melhores fornecedores e fabricantes para acompanhar as inovações, os lançamentos mais recentes.

Se acha que este post te ajudou, aproveite e ajude outros gestores: compartilhe o artigo nas suas redes sociais e continue acompanhando nossos conteúdos no nosso blog. 

Comentário no facebook

Login to your account below

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

0 Flares Facebook 0 LinkedIn 0 0 Flares ×