A internet das coisas na indústria 4.0: como aproveitar essa tendência?
Automação Industrial

A internet das coisas na indústria 4.0: como aproveitar essa tendência?

A Internet das Coisas (ou Internet of Things, como também é chamada) prevê o uso de tecnologia de formas inovadoras. Basicamente, ela considera a conexão de dispositivos diversos à internet, de modo a torná-los inteligentes.

Esse é o conceito por trás de tantos recursos conectados e que permitem a automação no cotidiano, como eletrodomésticos e acessórios de uso pessoal. Na Indústria 4.0, essa também é uma possibilidade que pode trazer ótimos resultados, quando explorada da maneira adequada.

Para que não restem dúvidas, veja como aproveitar a Internet das Coisas na Indústria 4.0 e fique por dentro!

Desenvolva um projeto de automação personalizado

Não basta ter elementos conectados dentro da planta industrial. É preciso que eles funcionem de modo específico — ainda mais, para atender a certas demandas do empreendimento. Então, o ideal é elaborar um projeto completo de automação industrial.

Pense de que forma os novos recursos podem ajudar o negócio a conseguir produtividade e a realizar tarefas específicas. Selecione componentes como motores, controladores do tipo CLP e os equipamentos com conexão online. Somente desse jeito é possível aproveitar o melhor que a tendência tem a oferecer.

Integre e reconfigure com auxílio da Internet das Coisas

Ao pensar no projeto de automação, é importante considerar a necessidade de tudo funcionar de maneira integrada. O ideal é garantir que todas as soluções funcionem juntas, dentro de um fluxo que ajude a conquista de resultados melhores.

Para que isso seja possível, também é preciso se lembrar da relevância de reconfigurar vários aspectos. Com uma máquina que agora se conecta à internet, por exemplo, é essencial definir parâmetros específicos de funcionamento e de acompanhamento.

Internet das Coisas

Essa adaptação possibilita utilizar todos os recursos de forma ampla, então é algo que merece a atenção ao longo do uso.

Explore o poder da inteligência artificial

A Internet das Coisas não garante apenas a conexão online. Ela também permite que a Indústria 4.0 aproveite o potencial completo, como com diversos serviços e características. Nesse sentido, vale a pena considerar o uso da inteligência artificial para obter resultados melhores.

Por meio do aprendizado de máquina, os recursos online podem oferecer tomada de decisão e outros caminhos que não exigem uma programação completa. Ao recorrer a essas possibilidades, o empreendimento consegue usar ao máximo a conexão dos elementos com a internet.

Não se esqueça de coletar e analisar os dados

Além de tudo, é preciso considerar que a utilização de itens conectados aumenta o volume de dados gerados. Afinal, os recursos digitais são mais fáceis de acompanhar e esse ponto positivo deve ser aproveitado da forma adequada.

Tão importante quanto planejar a aplicação de IoT e a automação é garantir a coleta e a análise das informações. Desse jeito, é possível entender as condições de atuação do empreendimento, reconhecer oportunidades de melhoria e identificar pontos críticos.

A Internet das Coisas é uma tendência que ganha cada vez mais força no contexto da indústria 4.0. Com a adoção adequada das soluções e aproveitamento dos benefícios, os negócios ficam conectados e conseguem chegar longe.

Gostou deste artigo e quer ficar por dentro de novos assuntos? Acesse o nosso blog e confira.

Posts relacionados

Edilson Cravo

Edilson Cravo

Engenheiro de Aplicação da KALATEC, 23 anos de experiência com mais de 5000 visitas únicas em Indústrias. Especialista em Automação Industrial e apaixonado por Servos Motores, foi treinado nas fábricas EMERSON MOTION CONTROL, YASKAWA, WEG, DELTA, HNC, LEADSHINE e ESTUN. Foi consultor de projetos no Instituto Nuclear Brasileiro, Embraer, Rede Globo, USP (Projeto Inspire) entre outros.

Veja também