Automação industrial: devo buscar soluções prontas do mercado ou soluções customizadas?
Automação Industrial

Automação industrial: devo buscar soluções prontas do mercado ou soluções customizadas?

A automação industrial é uma possibilidade que traz muitos benefícios para o empreendimento. Ela ajuda a aumentar a produtividade, diminui os erros, favorece a economia e até eleva a qualidade. Principalmente, é uma forma de manter o negócio atualizado com as novidades e com o novo modo de trabalhar da Indústria 4.0.

No entanto, ao recorrer a essa alternativa é normal ter dúvidas sobre qual é proposta ideal para o projeto. Além dos personalizados, há soluções prontas já disponíveis no mercado. Como trazem resultados diferentes, é preciso entender cada uma para escolher a melhor.

A seguir, veja se é necessário ficar com soluções prontas ou customizadas para implementar a automação industrial.

Como são as opções personalizadas?

Como o próprio nome indica, um projeto customizado é pensado de maneira específica para cada empreendimento. A escolha de robôs industriais, de motores, de sensores e de todas as peças é feita de modo direcionado. Cada detalhe é planejado para atender às exigências do estabelecimento.

Além de pensar no hardware, é preciso considerar toda a programação envolvida. As escolhas são feitas de forma a contemplar o fluxo de trabalho determinado. Então, pode significar recorrer a alternativas de programação que não são tão utilizadas por outra empresa.

Os benefícios incluem a melhoria de resultados e a capacidade de atender a demandas muito específicas. Isso faz com que o negócio dê um salto de qualidade e produtividade, pois todos os aspectos são contemplados.

Por outro lado, é uma alternativa que pode demorar e custar muito para ser implementada. É preciso fazer um ajuste fino e considerar vários detalhes. Então, nem sempre está disponível para pequenas e médias empresas.

automação industrial

E os projetos prontos de mercado?

Em contraponto, a automação industrial pode ser colocada em prática com a ajuda de projetos que já existem no mercado. De forma simples, eles são “aproveitados” de outros empreendimentos ou situações e cumprem as demandas de uma maneira genérica.

Ou seja, não são consideradas as particularidades, mas a automação atende a um grande número de negócios. Com isso, ainda é possível obter os resultados positivos, como a conquista da produtividade e o aumento da qualidade. Também é uma alternativa mais em conta e que garante algum dinamismo.

Por outro lado, nem sempre é algo que oferece a diferenciação necessária. Como os aspectos individuais não são considerados, determinada solução pode não ser tão útil para certo fluxo. Então, ocorre uma espécie de subaproveitamento.

Qual é a melhor escolha para a automação industrial?

Entre as duas opções, é comum ter dúvidas sobre qual é a correta na hora de fazer um investimento. Contudo, é preciso pensar que a decisão adequada depende das possibilidades e expectativas.

Normalmente, as PMEs se dão melhor com os projetos prontos, por conta do custo menor. Essa também é a alternativa ideal para negócios muito dinâmicos e que mudam rapidamente. Como a escolha personalizada atende a certas características específicas, qualquer mudança altera seu funcionamento. Então, se a configuração estiver sempre em movimento, a opção genérica é a recomendada.

Já quando o objetivo é obter diferenciação e potencializar os resultados, a versão customizada é a ideal. Ela também é a mais indicada quando a empresa tem muitas particularidades que não podem ser ignoradas. Se a ideia é manter a configuração relativamente igual, o investimento faz sentido.

Para não ter dúvidas, a dica é calcular o retorno sobre investimento (ROI). Esse indicador apresenta quanto cada projeto “devolve” ao empreendimento. Às vezes, um customizado custa mais, mas também tem resultados positivos melhores. Já um pronto talvez gere menos ganhos, mas, em comparação, ofereça alto retorno pelos baixos custos. Com o cálculo, é possível comparar e tomar a decisão.

A automação industrial pode ser colocada em prática tanto por soluções customizadas quanto por projetos prontos. Considere os aspectos e os resultados de cada uma para fazer a escolha ideal para sua empresa.

Para ter muitas outras dicas sobre como implementar a tecnologia no seu empreendimento, curta nossa página no Facebook e fique sempre por dentro!

Posts relacionados

Edilson Cravo

Edilson Cravo

Engenheiro de Aplicação da KALATEC, 23 anos de experiência com mais de 5000 visitas únicas em Indústrias. Especialista em Automação Industrial e apaixonado por Servos Motores, foi treinado nas fábricas EMERSON MOTION CONTROL, YASKAWA, WEG, DELTA, HNC, LEADSHINE e ESTUN. Foi consultor de projetos no Instituto Nuclear Brasileiro, Embraer, Rede Globo, USP (Projeto Inspire) entre outros.

Veja também