4 Competências para o engenheiro de automação industrial
Automação Industrial

4 Competências para o engenheiro de automação industrial

O engenheiro de automação industrial é o profissional responsável por planejar sistemas, executá-los e acompanhar seus resultados. Em um cenário de desenvolvimento da Indústrias 4.0, é um colaborador cada vez mais necessário e com atuação crucial para o sucesso.

Para conseguir desempenhar suas tarefas da melhor maneira, é fundamental que reúna algumas características específicas. Com o perfil certo, é capaz de vencer os desafios da profissão e entregar os resultados esperados.

A seguir, veja quais são as competências obrigatórias para um engenheiro de automação industrial e saiba quais são os pontos relevantes.

1. A habilidade numérica é um dos aspectos essenciais

A maior parte dos engenheiros precisa se envolver com cálculos diversos, como probabilidades estatísticas, abordagens físicas e equações complexas. Porém, poucos devem ter tanto entendimento quanto quem atua com a automação.

Esse profissional deve ser capaz de realizar cálculos muito precisos, pois é isso que definirá o movimento adequado dos componentes automáticos. Qualquer erro pode originar um processo que não apresenta as melhores condições.

Ele tem que ter habilidade para transformar essas ações em números e utilizar as diversas variáveis para chegar aos resultados ideais.

2. O entendimento de robótica e eletrônica é indispensável

Do ponto de vista técnico, o engenheiro de automação industrial precisa dominar dois assuntos principais: a eletrônica e a robótica.

A primeira é importante por causa do uso de sensores, máquinas, motores e outros componentes relacionados. É essencial entender como usar os chips e demais itens, de modo a obter um bom desempenho.

engenheiro de automação industrial

Já a robótica tem tudo a ver com os elementos autônomos, como motores programáveis e robôs. Nesse quesito, inclusive, ele deve saber programar e utilizar os cálculos para criar comandos específicos.

3. A criatividade também compõe o perfil do engenheiro de automação industrial

Embora o perfil desse profissional exija conhecimentos robustos e uma abordagem eficiente, também há espaço para a criatividade. Afinal, cabe a ele transformar certas ações em comandos e garantir que tudo aconteça da maneira mais interessante possível.

O engenheiro precisa explorar o pensamento lateral e mesmo buscar jeitos pouco usuais de utilizar recursos como motores, sensores e outros componentes. A imaginação é uma grande aliada no planejamento, já que a intenção é consolidar a melhor performance do sistema.

Para um profissional que atua com recursos limitados, como em uma pequena ou média empresa, essa característica se torna especialmente importante.

4. O interesse em se atualizar é indispensável

Como sua atividade está ligada à tecnologia, o engenheiro de automação industrial não pode abrir mão de ficar por dentro do que acontece no mercado. Afinal, os avanços são constantes e é preciso conhecê-los para explorar as melhores possibilidades.

Uma das competências obrigatórias, portanto, é o interesse em se manter sempre atualizado. Isso é viável tanto pelo acompanhamento de notícias da área quanto pela qualificação profissional continuada. Quanto mais intensa for a sua compreensão, maiores serão os resultados.

Ao explorar quais são as competências obrigatórias para o engenheiro de automação industrial, é possível entender como cada qualidade desempenha um papel importante. Assim, fica simples obter uma configuração que atende às expectativas.

Para tornar toda a etapa mais fácil, veja 4 dicas para descomplicar o processo de automação industrial.

Posts relacionados

Edilson Cravo

Edilson Cravo

Engenheiro de Aplicação da KALATEC, 23 anos de experiência com mais de 5000 visitas únicas em Indústrias. Especialista em Automação Industrial e apaixonado por Servos Motores, foi treinado nas fábricas EMERSON MOTION CONTROL, YASKAWA, WEG, DELTA, HNC, LEADSHINE e ESTUN. Foi consultor de projetos no Instituto Nuclear Brasileiro, Embraer, Rede Globo, USP (Projeto Inspire) entre outros.

Veja também