Microcontrolador: descubra o que é, como funciona e para que serve
Automação Industrial

Microcontrolador: descubra o que é, como funciona e para que serve

O microcontrolador é um elemento tão comum quanto fundamental em setores tecnológicos, como a informática ou a robótica. E é também por isso que muita gente confunde os conceitos de microcontrolador e microprocessador.

Mas existem as suas diferenças, entre eles, e vamos mostrar ao longo deste artigo explicando o que é microcontrolador, quais são os seus tipos e funções e quais são as vantagens de uso desse componente. Confira, a seguir!

O Que é Um Microcontrolador?

O microcontrolador é um circuito único e integrado que possui, em sua composição, o núcleo processador, suas memórias (voláteis e não voláteis) e qualquer tipo de periférico de entrada e de saída de dados. 

Resumidamente, é um computador em miniatura com alta capacidade de realização de tarefas programáveis — não à toa, está presente nos segmentos tecnológicos que citamos na introdução deste artigo.

Qual a função do microcontrolador?

Mas como usar esse chip de circuito integrado único? A ideia geral é fazer com que o microcontrolador auxilie o funcionamento de dispositivos eletrônicos não digitais — que são aqueles desprovidos de um sistema operacional.

Logo, sua importância é percebida para uma série de aparelhos e equipamentos que, hoje, desempenham variadas tarefas automaticamente. É, assim, por exemplo, que funcionam os controle remotos.

Tipos de microcontroladores

Tipos de microcontroladores

Existem dois tipos de microcontroladores quando falamos especificamente dos dispositivos de memória. Confira, abaixo, quais são!

Microcontrolador de memória embutido

Modelo de microcontrolador que possui todos os seus blocos funcionais no mesmo chip. 

Microcontrolador de memória externa

Já o microcontrolador de memória externa não possui os blocos funcionais disponíveis em um só chip.

Microcontrolador x microprocessador: quais as diferenças?

Lembra-se que falamos que existem algumas diferenças entre microcontrolador e microprocessador? Pois então, vamos entendê-las para que você compreenda onde cada um desses componentes se aplica.

Se o microcontrolador tem a função de controle de sistemas eletrônicos sem um sistema operacional, favorecendo a automação de tarefas programáveis, o microprocessador tem um só processador e não conta com os periféricos que podem ser encontrados no microcontrolador.

Assim, o produto limita as suas atividades à realização de funções aritméticas e lógicas.

Microcontrolador x microprocessador: quais as diferenças?

Principais aplicações do microcontrolador

Há tempos, o microcontrolador tem atuação de destaque na indústria em geral e também em áreas corporativas. Afinal de contas, é por meio dele que conseguimos fazer conexões e disponibilizar o funcionamento de controladores de acesso, programas de reconhecimento (como as digitais), de cartões magnéticos ou mesmo de senhas cadastradas.

No geral, o microcontrolador recebe os dados — que podem vir do sensor de um cartão magnético, por exemplo — e responde conforme a sua programação para realizar uma atividade.

Algo similar ocorre em relógios, por exemplo, por meio do recebimento de informações diversas que permitem a disponibilização de informações, como a data, o tempo e a temperatura naquele momento.

Uma aplicação mais recente e inovadora, nos dias atuais, é o uso do microcontrolador para o manuseio dos drones — um xodó dos aficionados por imagens aéreas, lazer e também para uso industrial (como é o caso da agricultura).

Com o auxílio  da tecnologia de Bluetooth, o usuário consegue controlar o seu drone e praticar as manobras desejadas.

Como são classificados os tipos de microcontroladores?

Vale entender, também, quais são e como são classificados os tipos de microcontroladores para que você aprenda quais são as melhores aplicações de cada um deles. Confira!

4 bits, 8 bits, 64 bits e 128 bits

No geral, as variações de microcontroladores se definem também pelas suas configurações disponíveis — pois existem modelos de 4 bits, 8 bits, 16 bits, 32 bits e até de 128 bits, entre muitos outros. 

Esses valores se referem aos seus números binários. É importante observar que isso reflete diretamente na capacidade de interpretação das informações, permitindo a aplicação de tarefas mais ágeis e até mesmo mais complexas com o tempo.

Quais os benefícios de usar microcontrolador?

Deve ter dado para perceber, já, algumas das vantagens de usar o microcontrolador. Confira, a seguir, as principais delas elencadas para que não restem dúvidas sobre a relevância desse tipo de componente:

  • custo baixo para diferentes aplicações;
  • consumo de energia baixo;
  • fácil de programar e implementar;
  • compacto (modelo all in one);
  • praticidade de reposição, caso necessário.

Ou seja: vale muito a pena contar com um microcontrolador para agregar automação em múltiplas frentes à sua indústria. E nós podemos ajudar nessa empreitada e na sua concretização assertiva.

Bom exemplo disso são as Interfaces de Textos Monocromáticas (ou IHM). Por meio delas, você consegue realizar operações simples e controle de processos e equipamentos por meio de uma interface fácil e intuitiva de utilizar.

Além de economia com o investimento e a implementação de fios e cabos, uma interface monocromática tende a ser uma interessante solução para projetos de poucas variáveis e que mesmo assim necessita de interação para a escrita e a leitura de dados. 

Alguns exemplos de aplicação desse tipo de produto são as dosadoras, rotuladoras e etiquetadoras, entre tantos outros equipamentos do mercado.

Quer saber mais a respeito? Fale agora mesmo com um de nossos especialistas a respeito de uma solução em Interfaces de Textos Monocromáticas!

Conclusão

Neste texto, mostramos como a simplicidade tecnológica torna o microcontrolador tão especial, hoje em dia, no mercado. Afinal, ele permite automações múltiplas para todo tipo de negócio e, certamente, pode se adaptar às necessidades do seu empreendimento também.

Conte conosco para auxiliar no planejamento e na implementação de soluções desse tipo!

Posts relacionados

Samir Kassouf

Samir Kassouf

Engenheiro mecânico formado na UNICAMP. Especializado em Computação, Pneumática, Eletrônica, Trocadores de calor, automação industrial e residencial. Treinado nas fábricas WARNER ELECTRIC , APPLIED MOTION , HIWIN , TBI, NEXEN, GIRARD , ROLLON, WEG , DELTA AUTOMAÇÃO. Gestor da Kalatec Automação participou de projetos na indústria de papel e celulose, metalúrgicas, alimentícias, máquinas agrícolas e vasos de pressão.

Veja também