Ligação estrela triângulo: como funciona a partida com reversão?
Automação Industrial

Ligação estrela triângulo: como funciona a partida com reversão?

A ligação estrela triângulo (ou partida estrela triângulo) tem atuação destacada a partir da sua alimentação motora com reduzida em suas bobinas já no ato da partida. 

Isso acarreta no envio (e recebimento) de uma tensão proporcionalmente menor, de toda a tensão nominal, e que em seguida vai acontecer — natural e automaticamente — a comutação para triângulo, fazendo com que as bobinas recebam a tensão nominal em sua integralidade. 

Mas como é que funciona a ligação estrela triângulo? Ao longo deste artigo, vamos explicar isso para você. Confira!

Como funciona a partida estrela triângulo?

Essa metodologia de partida de motores elétricos trifásicos funciona, como destacamos acima, de maneira singular para que o componente seja ligado diretamente à rede de disjuntores da rede.

Dessa maneira, é possível fazer com que a corrente de pico, durante a partida do motor, seja reduzida — junto de outras partidas indiretas desse componente.

E, basicamente, para entender como funciona a ligação estrela triângulo é só considerar um fechamento em forma de estrela e, após alguns instantes, na sua conversão em fechamento triângulo. Como destacado, isso apenas reduz a corrente elétrica no momento da partida. 

Quando usar ligação estrela ou triângulo?

Quando usar ligação estrela ou triângulo?

Talvez, uma questão pendente para muitas pessoas que trabalham na indústria e se veem na indecisão de usar (ou não) uma ligação estrela triângulo seja: quando usá-la?

Para isso, vale considerar a própria essência da partida estrela triângulo: a redução da corrente de pico durante a partida de motores e também de outras partidas (diretas ou indiretas) de motores em geral.

Portanto, isso confere mais segurança ao equipamento em geral e também agrega em uma maneira de simplificar um comando. No caso de optar por utilizar uma ligação estrela ou triângulo, especificamente, é interessante compreender o modo de aplicação de cada um.

Começando pelo fechamento estrela: por definição, esse método faz com que o motor receba um nível de tensão de alimentação equivalente ao limite do qual ele próprio foi projetado. Digamos, então, que um motor tenha a tensão de alimentação equivalente a 220/380 V. Com isso, o fechamento triângulo vai permitir que exista a inserção de um tensão a 380 V.

Então, basicamente, vale ter essa definição bem esclarecida conforme o modelo a seguir:

  • na ligação em triângulo, o este motor está preparado para operar com uma tensão de fase que seja igual à tensão nominal de linha;
  • na ligação em estrela, a tensão nominal é equivalente ao máximo da tensão de fase e de linha.

Com isso, pode ficar mais fácil de analisar as vantagens da ligação estrela triângulo.

Vantagens da estrela triângulo

A partir das informações que apresentamos, até aqui, deve ter ficado claro que existem bons motivos para considerar a partida estrela triângulo. E vale sempre destacar, em detalhes, para que você consiga alinhar esses benefícios à sua própria rotina e aos processos industriais do seu empreendimento.

Confira, a seguir, algumas das principais vantagens em usar o método da estrela triângulo:

  • você consegue se beneficiar de uma redução de custo energético durante a operação;
  • o método permite a realização de inúmeras manobras;
  • ocorre uma significativa redução (coisa de ?) da corrente na partida;
  • existe, com isso, um menor índice de queda da tensão;
  • você pode efetuar um meio de parametrizar a partida em intervalos definidos de tempo;
  • é possível otimizar os condutores quando a partida ocorre em motores distantes.
  • existe um baixo custo de implementação (especialmente, quando comparamos com a chave compensadora);
  • os componentes da chave ocupam pouco espaço;
  • a partida se torna mais suave, dessa maneira.

Como fazer uma partida direta com reversão?

Com a partida direta com reversão, você se beneficia, inicialmente, da facilidade de comando e também da execução do motor para isso. Algo que pode ser alcançado por meio do uso de componentes de acionamento de baixo custo.

É, como apontamos anteriormente, um método de simples funcionamento e de baixa manutenção, e ainda capaz de executar a inversão de rotação do motor — se necessário — de maneira segura, rápida e eficiente.

Saiba mais: o que é e como funciona um inversor de frequência

Mas fica a questão: como fazer uma partida direta com reversão? Para que partida estrela triângulo com reversão — que consiste na alimentação do motor com a tensão reduzida nas bobinas — ocorra, e esses elementos recebam ? da tensão nominal, é preciso primeiro conectar o motor à rede de disjuntores da própria rede, diretamente, e também contar com alguns componentes específicos:

  • fiação;
  • contator;
  • fusíveis e disjuntor;
  • relé térmico.

E se você estiver em busca de soluções para o seu negócio, clique aqui e conheça o Inversor de Frequência da Kalatec — um produto capaz de converter a potência de uma rede convencional (50/60 Hz) em potência elétrica com tensão e frequência variáveis!

Tudo isso, com os mais de 30 anos de história da Kalatec no ramo!

Assim, você já entende as aplicações e os diferenciais da ligação estrela triângulo. E também o melhor meio de garantir mais confiabilidade e eficiência (com segurança) às suas operações industriais!

Conclusão

Ao longo deste artigo, nós destacamos o quanto uma ligação estrela triângulo pode agregar valor e segurança a uma série de processos industriais por meio da manipulação da corrente.

Com isso, é possível fazer com que a alimentação do motor seja reduzida significativamente, em sua partida, e em seguida acontece automaticamente a comutação para a ligação em triângulo. O que faz com que as bobinas recebam a tensão integral. 

Esperamos que este artigo tenha te ajudado a entender o que é e como funciona a ligação estrela triângulo. E conte com o nosso auxílio para a execução de projetos desse tipo na sua indústria!

Edilson Cravo

Edilson Cravo

Engenheiro de Aplicação da KALATEC, 23 anos de experiência com mais de 5000 visitas únicas em Indústrias. Especialista em Automação Industrial e apaixonado por Servos Motores, foi treinado nas fábricas EMERSON MOTION CONTROL, YASKAWA, WEG, DELTA, HNC, LEADSHINE e ESTUN. Foi consultor de projetos no Instituto Nuclear Brasileiro, Embraer, Rede Globo, USP (Projeto Inspire) entre outros.