Ligação estrela triângulo: o que é, funções e mais
A ligação estrela triângulo é um método muito empregado na automação industrial para acionar motores elétricos trifásicos. Seu papel é reduzir a corrente elétrica exigida na partida do motor, suavizando impactos na rede elétrica.
Proporciona um funcionamento suave e eficiente, principalmente para motores de médio e grande porte, que podem ter picos de corrente elevados ao iniciar suas operações.
Mas como é que funciona a ligação estrela triângulo? Ao longo deste artigo, vamos explicar isso para você. Confira!
O que é ligação estrela triângulo?
A ligação estrela triângulo ou partida estrela triângulo é um método de partida de motores elétricos que utiliza uma chave manual ou automática de mesmo nome.
Atua alternando entre duas configurações de ligação dos enrolamentos do motor: tipo estrela e tipo triângulo, com o objetivo principal de reduzir a corrente inicial que o motor utiliza ao ser acionado.
Ou seja, com essa manobra, o motor faz uma partida mais suave. Depois que ele alcança determinada velocidade, a conexão muda para o tipo triângulo, alcançando a capacidade total de operação, fazendo com o motor receba sua tensão nominal.
Como funciona a partida estrela triângulo?
Essa metodologia de partida de motores elétricos trifásicos trabalha para que o componente seja ligado diretamente à rede de disjuntores da rede.
Funciona assim: tomemos como exemplo um motor com alimentação 220/380 de seis pontas, que começa o trabalho com o fechamento em configuração estrela, tornando-se apto a receber uma tensão de 380V, porém recebendo uma tensão de 220V, com sua corrente diminuindo, consequentemente. Com a redução da corrente de partida, ocorre também a redução no torque do motor.
Assim, a corrente de partida será minimizada para ⅓ da corrente nominal, enquanto o torque reduz na mesma proporção.
Entretanto, o motor não pode permanecer muito tempo operando com a tensão reduzida e com o fechamento estrela, por isso, depois de alguns segundos, a partida assume o tipo triângulo, permitindo que o motor receba uma tensão elétrica nominal de 220V em cada bobina. Esse tempo de mudança depende do fabricante do motor.
Fechamento estrela
Tipo de ligação caracterizado por ligar cada um dos enrolamentos do motor a um ponto neutro, permitindo o recebimento da tensão de alimentação máxima, que é dividida internamente nas bobinas.
Essa manobra resulta em uma corrente de partida menor, porém com torque também menor, sendo indicada para os casos em que se deseja evitar picos de corrente que possam resultar em sobrecarga de circuitos e interruptores.
Fechamento triângulo
Esta configuração é contrária ao tipo estrela, com o motor recebendo a menor tensão para a qual foi desenvolvido. Cada enrolamento do motor é conectado diretamente à alimentação, formando um circuito fechado. Quando em fechamento triângulo, o motor opera em sua potência e torque nominais.
Quando usar ligação estrela ou triângulo?
No geral, a ligação estrela triângulo é adequada quando é necessário reduzir a corrente de partida dos motores de média e grande porte. Ela é popular em sistemas de automação industrial, principalmente em máquinas de carga leve ou nula na partida, mas que requerem plena potência durante a operação normal.
Se o motor exige um torque menor no início, como no caso de algumas bombas, ventiladores ou compressores, a configuração estrela é uma boa opção. Após atingir a velocidade desejada, o motor pode ser transferido para a configuração triângulo, pois servirá para entregar toda sua potência para a carga.
Quando não usar a ligação estrela-triângulo?
Em primeiro lugar, não dá para usar a ligação estrela triângulo quando o motor não tiver, no mínimo, seis terminais de conexão.
Após essa observação, é preciso entender que o método não é indicado para todos os projetos, como por exemplo, quando um motor precisa de torque alto logo na partida.
Além disso, a ligação estrela triângulo não é apropriada para motores de baixa potência, pois as vantagens da redução de corrente são bem menos importantes e o custo adicional de sua implementação não torna a medida atrativa.
Vantagens da estrela triângulo
A partir das informações que apresentamos, até aqui, deve ter ficado claro que existem bons motivos para considerar a partida estrela triângulo. E vale sempre destacar, em detalhes, para que você consiga alinhar esses benefícios à sua própria rotina e aos processos industriais do seu empreendimento.
Confira, a seguir, algumas das principais vantagens em usar o método da estrela triângulo:
- você consegue se beneficiar de uma redução de custo energético durante a operação;
- o método permite a realização de inúmeras manobras;
- ocorre uma significativa redução da corrente na partida;
- existe, com isso, um menor índice de queda da tensão;
- você pode efetuar um meio de parametrizar a partida em intervalos definidos de tempo;
- é possível otimizar os condutores quando a partida ocorre em motores distantes.
- existe um baixo custo de implementação (especialmente, quando comparamos com a chave compensadora);
- os componentes da chave ocupam pouco espaço;
- a partida se torna mais suave, dessa maneira.
Aplicações do esquema de ligação estrela triângulo
Este método é largamente adotado em motores de indução trifásicos de média e alta potência, em indústrias que trabalham com:
- Máquinas operatrizes em geral;
- Bombas centrífugas;
- Ventiladores industriais;
- Compressores;
- Transportadores de carga;
- Grandes máquinas de produção;
- Guinchos;
- Elevadores;
- Prensas;
- Máquinas agrícolas; etc.
Como fazer ligação estrela triângulo?
Com a partida direta com reversão, você se beneficia, inicialmente, da facilidade de comando. Algo que pode ser alcançado por meio do uso de componentes de acionamento de baixo custo.
Trata-se de um método de simples funcionamento e de baixa manutenção, e ainda capaz de executar a inversão de rotação do motor — se necessário — de maneira segura, rápida e eficiente.
Saiba mais: o que é e como funciona um inversor de frequência
Mas fica a questão: como fazer uma partida direta com reversão? Para que a partida estrela triângulo com reversão — que consiste na alimentação do motor com a tensão reduzida nas bobinas — ocorra, é preciso primeiro conectar o motor à rede de disjuntores da própria rede, diretamente, e também contar com alguns componentes específicos:
- fiação;
- contator;
- fusíveis e disjuntor;
- relé térmico.
Principais cuidados ao fazer uma ligação estrela-triângulo
Ao optar pela ligação estrela triângulo, esteja certo de que o motor e os componentes sejam adequados para esse tipo de manobra.
Verifique a compatibilidade do motor – ele deve ter terminais de ligação que permitam a transição entre as configurações estrela e triângulo. Dimensione os contatores corretamente, para que suportem a corrente e a potência da operação.
Por fim, ajuste adequadamente o tempo de transição entre os tipos estrela e triângulo, garantindo que não haja nem picos de corrente e nem uma subutilização do motor.
Ligação estrela triângulo: dúvidas frequentes
A ligação estrela triângulo é uma verdadeira solução para motores, transformadores e outros sistemas trifásicos. A técnica otimiza o desempenho e a eficiência de instalações elétricas, distribuindo melhor a carga e controlando o funcionamento dos equipamentos.
No entanto, é uma configuração que pode gerar diversas dúvidas, como:
Qual a diferença entre partida estrela triângulo e compensadora?
A maior disparidade diz respeito à utilização, já que para empregar a ligação estrela triângulo é necessário um motor com seis terminais. Ademais, quando comparamos os dois tipos, a partida com chave compensadora é mais cara.
Outra particularidade da compensadora é que ela usa um autotransformador para redução da tensão na partida, permitindo o ajuste do nível dessa redução de tensão, ao contrário da estrela triângulo.
Quais condições um motor deve ter para ser acionado em estrela triângulo?
A ligação estrela triângulo é adequada para motores que contenham no mínimo seis terminais de conexão; suportem a redução de tensão e torque durante a fase de partida; e que sejam compatíveis com as tensões nominais de funcionamento para esse tipo de partida (geralmente 220/380V ou 380/660V).
Conheça a Kalatec Automação!
Na Kalatec Automação, oferecemos soluções completas para controle e automação de motores elétricos. Com uma equipe de especialistas, estamos prontos para atender às necessidades de sua empresa, incluindo o dimensionamento e a implementação de produtos.
Se você estiver em busca de soluções para o seu negócio, clique aqui e conheça nossa linha de inversores — com modelos capazes de converter a potência de uma rede convencional (50/60 Hz) em potência elétrica com tensão e frequência variáveis!
Conclusão
Podemos concluir que a ligação estrela triângulo surgiu para facilitar o uso dos motores elétricos, dando a possibilidade de reduzir a corrente de partida, minimizando o impacto sobre a rede elétrica e protegendo os componentes e equipamentos conectados.
Esperamos que este artigo tenha te ajudado a entender melhor seu funcionamento e vantagens, para que implemente a técnica com mais segurança. Finalizo te convidando a visitar o nosso site para conhecer soluções completas para o seu projeto de automação!
Um abraço e até mais!