Indústria 4.0: 4 dicas para conseguir posicionamento repetitivo em mesa rotativa

0 Flares Facebook 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

A indústria 4.0 é baseada nos movimentos específicos, na conexão com a tecnologia e na automação de atividades. Para que tudo isso seja possível, é preciso acertar nas configurações e nos componentes. Com o posicionamento em mesa rotativa, não é diferente.

Esse é um procedimento que garante, dentre outras coisas, melhor direcionamento de itens e facilitação para a execução de tarefas. Pode ser usado, por exemplo, para soldas ou inspeções, além de outras etapas produtivas.

Mas como acertar no movimento? Veja 4 dicas ligadas à indústria 4.0 para ter o posicionamento repetitivo desejado em mesa rotativa!

1. Defina corretamente o ângulo

O movimento desse sistema está ligado ao ângulo. Qualquer variação de grau já é capaz de fazer com que a posição seja alterada. Então, é crucial ter atenção redobrada nesse sentido.

Entenda como o movimento vai acontecer e defina o ângulo certo para cada posicionamento final. Ter equipamentos de precisão e que ofereçam essa liberdade aumenta as chances de conquistar o desempenho desejado.

2. Configure o número de paradas

Além disso, é necessário pensar em outras qualidades da movimentação. Na indústria 4.0, cada detalhe importa e é por isso que é essencial estabelecer o número de paradas que devem ser realizadas.

Determine, por exemplo, qual é o total de paradas que deve acontecer e quais são as características, como duração e momento. Com esse setup, é possível obter sincronização do conjunto, o que favorece o deslocamento.

indústria 4.0

3. Cuide da temperatura de trabalho

Na maioria das vezes, os componentes de automação industrial são feitos ou têm metal em sua composição. Mesmo que sejam resistentes, podem ser afetados pela temperatura, se ela estiver acima do valor de trabalho.

Por isso, é fundamental fazer o monitoramento dessa questão e garantir que as condições sejam adequadas, inclusive em relação à contração e à expansão térmica.

Ter esse cuidado é fundamental para obter a precisão e evitar que o componente sofra alguma falha. Além disso, é algo que favorece a transmissão de movimento e impede que ocorram falhas ou sobras indesejáveis.

4. Adquira itens indicados para a indústria 4.0

Não menos importante, é essencial adotar uma boa escolha do fornecedor e dos itens. Compras de qualidade resultam em um sistema robusto e eficiente para o propósito desejado.

Como a intenção é acertar no posicionamento repetitivo em mesa rotatória, o ideal é que ela tenha uma transmissão mecânica excelente. Ela também deve ser rígida, não ter folga e ter um erro de posicionamento muito pequeno.

Além dela, você vai precisar de outros componentes, como servo motor, fusos de esfera e atuadores lineares. Para acertar em cheio, prefira fabricantes reconhecidos e de qualidade.

Para completar, considere fazer a compra em uma loja com suporte especializado. Assim, é possível ter as orientações necessárias para fazer uma boa compra e a configuração adequada.

Com essas dicas, dá para acertar no posicionamento repetitivo em mesa rotativa. Desse modo, a indústria 4.0 dá mais um passo rumo à automação, à eficiência e ao aumento da qualidade.

Para não ter dúvidas na hora de fazer o pedido, veja como escolher uma empresa de automação e tenha o melhor desempenho!

Comentário no facebook

Login to your account below

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

0 Flares Facebook 0 LinkedIn 0 0 Flares ×