Como garantir a compra de equipamentos de automação industrial com qualidade e bom preço
Automação Industrial

Como garantir a compra de equipamentos de automação industrial com qualidade e bom preço

Automação é uma palavra-chave na indústria moderna, principalmente depois do conceito de Indústria 4.0. O maquinário pode falar muito de uma empresa. Se ela apresenta máquinas ultrapassadas e em condições precárias, pode-se dizer que seu ciclo de produção não é dos mais eficazes.

Na hora de adquirir equipamentos, é muito importante considerar a qualidade e o preço a fim de efetivamente realizar um bom investimento. O custo-benefício é um dos mais relevantes critérios em uma negociação.

Veja como é possível garantir a compra de equipamentos de automação industrial com qualidade e preço satisfatório!

Planeje antes de tudo

Novas máquinas podem ajudar a incrementar e a inovar a fábrica. Mas tudo depende de um planejamento antecipado.

O planejamento envolve os equipamentos de automação industrial, mas também considera o espaço disponível e a quantidade de dinheiro que deverá ser gasto na manutenção desses equipamentos.

Geralmente, produtos usados ou de linhas mais antigas tendem a apresentar custos mais elevados de manutenção, embora o preço de venda costuma ser mais acessível.

Defina a utilidade dos equipamentos de automação industrial

É fundamental definir se o equipamento é realmente necessário e qual sua utilidade para o negócio.

Para ser útil de verdade, a máquina deve contribuir para gerar ou aumentar os lucros. Se ela não impactar positivamente nos lucros ou na diminuição de despesas, é preciso repensar a sua aquisição.

Conhecendo a utilidade, o gestor também terá mais condições de fazer uma boa escolha, já que terá como diferenciar as opções e optar por uma que cumpra sua finalidade.

Desse modo, evitará comprar um equipamento com mais funções que o necessário ou um que não satisfaça completamente as necessidades do negócio.

Analise a marca e o modelo

Os equipamentos de automação industrial de boa qualidade devem gerar lucros. Nem sempre somente o visual arrojado significa que eles serão lucrativos de fato.

A tecnologia avança rapidamente e é recomendado analisar cada modelo e marca e certificar-se de que a aquisição de um determinado produto gerará bons lucros para a indústria.

equipamentos de automação industrial

Lembre que é possível comprar uma máquina a menores custos, mas cuja qualidade baixa não ajude na lucratividade tanto quanto outra máquina mais cara, cuja qualidade é maior.

A marca geralmente é um diferencial. Mas podem existir marcas novas que ofereçam boas soluções. Afinal de contas, as marcas hoje consagradas tiveram que começar um dia para poder desenvolver sua reputação.

Com a tecnologia evolutiva que temos atualmente, é comum vermos aparecerem novas marcas no mercado. Há, inclusive, marcas mais antigas que mudam de nome ou se fundem com outras empresas fabricantes.

Além disso, uma máquina específica pode ser oferecida em modelos diferentes e um deles pode ser mais compatível com suas necessidades que outro.

Ouça a opinião da equipe

O gestor também deve ouvir o que diz sua equipe. Como os trabalhadores vão operar diretamente com as máquinas, vale a pena ouvir o que eles pensam. Talvez, a própria iniciativa de fazer novos investimentos em equipamentos origine-se do que eles dizem.

Eles podem falar sobre o que é mais necessário e qual o modelo mais adequado, respeitando-se o setor em que cada um trabalha e a função que exerce.

Pesquise uma empresa confiável

Convém também pesquisar empresas antes de comprar equipamentos de automação industrial. Como já dissemos, há muita concorrência e nem sempre a que oferece os preços mais baixos é a mais confiável.

Comparar os preços é sempre importante, mas nunca deixe de priorizar o custo-benefício. Considera-se um bom preço justo aquele que realmente faz seu investimento valer a pena.

Confira a reputação da empresa, procurando opiniões sobre ela e tirando conclusões a partir do atendimento que ela oferece aos clientes.

Uma empresa especializada na venda de produtos para automação industrial, além de comercializar, pode orientar o cliente sobre as soluções mais viáveis e com melhor custo-benefício para o seu negócio.

Fique atento ao comprar equipamentos de automação industrial de modo que a indústria saia ganhando e você não se arrependa da compra mais tarde.

Já está conectado nas redes sociais? Aproveite para curtir a página da Kalatec no Facebook e saber mais sobre essa empresa!

Posts relacionados

Edilson Cravo

Edilson Cravo

Engenheiro de Aplicação da KALATEC, 23 anos de experiência com mais de 5000 visitas únicas em Indústrias. Especialista em Automação Industrial e apaixonado por Servos Motores, foi treinado nas fábricas EMERSON MOTION CONTROL, YASKAWA, WEG, DELTA, HNC, LEADSHINE e ESTUN. Foi consultor de projetos no Instituto Nuclear Brasileiro, Embraer, Rede Globo, USP (Projeto Inspire) entre outros.

Veja também