Como selecionar um servo motor?
Dicas para projetos

Como selecionar um servo motor?

O servo motor é um dos principais componentes de um projeto de automação industrial. Quando ele é selecionado em detrimento ao motor de passo, oferece resultados específicos para certos tipos de movimentos. Mas, para isso, tem que ser adquirido corretamente.

Mais que escolher uma boa empresa e uma marca de qualidade, é essencial conhecer características técnicas e operacionais. Além de evitar falhas, a decisão adequada ajuda a prevenir o subaproveitamento. Afinal, adquirir um motor muito potente para operações simples só leva ao desperdício de dinheiro e de potencial.

Na sequência, veja quais são os principais passos para escolher o servo motor da maneira correta para cada necessidade.

Entenda qual será a carga aplicada

O primeiro passo consiste em identificar qual será a carga aplicada para que o motor movimente. Um motor com uma capacidade menor que a carga, naturalmente, vai falhar ou não vai entregar os resultados esperados.

Faça um estudo de todo o sistema e considere como deve ser o desempenho nesse sentido. É válido, assim como em todas as outras análises, aplicar um fator de segurança. Desse jeito, dá para evitar problemas com a movimentação do sistema, o que impede o funcionamento adequado da composição.

Conheça as características de transporte da carga

Embora a capacidade do servo motor seja importante, essa não é a única qualidade a observar. Avaliar a velocidade é essencial para escolher uma alternativa que garanta uma atuação melhor para o transporte de carga.

Também é preciso considerar o torque obtido, bem como o pico de torque e o nominal. Esses componentes são tão relevantes que, muitas vezes, decidem qual é a aquisição adequada.

servo motor

Ainda é indispensável avaliar outras características, como a atuação contínua, o atrito cinético e até a quantidade de energia regenerativa.

Normalmente, são elementos altamente dependentes do sistema a ser elaborado, então é necessário analisar com cuidado.

Pense na integração de controle do servo motor

Além de tudo, é preciso pensar no componente do ponto de vista do controle. A integração com os recursos digitais exige conhecer, por exemplo, a inércia do rotor, o modo de acionamento e a atuação intermitente.

Aproveite para identificar referências para o posicionamento e o uso de reguladores de posição, velocidade e corrente. Isso está ligado à capacidade de torque, carga e movimentação, então a análise é feita de maneira integrada.

Avalie a presença de outros componentes

Além de tudo, não se esqueça de considerar a presença de certos itens em sistemas mais complexos. Se o servo motor for acompanhado de um redutor planetário, é possível melhorar a redução de inércia, aumentar a velocidade e diminuir o torque de saída. Fusos de esferas podem otimizar o coeficiente de atrito, mas também dependem do comprimento e do diâmetro.

De acordo com cada elemento que estará presente, dá para definir quais são os modelos mais indicados. Isso garante o funcionamento como conjunto, em vez de apenas como o responsável pelo movimento.

Ao usar essas dicas, escolher um servo motor deixa de ser um desafio. O importante é sempre avaliar as características específicas do projeto e, se for preciso, ter o apoio técnico de uma empresa que entende do assunto.

Depois da seleção, aproveite para conferir 4 passos para ter sucesso na aplicação do componente!

Posts relacionados

Edilson Cravo

Edilson Cravo

Engenheiro de Aplicação da KALATEC, 23 anos de experiência com mais de 5000 visitas únicas em Indústrias. Especialista em Automação Industrial e apaixonado por Servos Motores, foi treinado nas fábricas EMERSON MOTION CONTROL, YASKAWA, WEG, DELTA, HNC, LEADSHINE e ESTUN. Foi consultor de projetos no Instituto Nuclear Brasileiro, Embraer, Rede Globo, USP (Projeto Inspire) entre outros.

Veja também