Como decidir com segurança se posso usar eixos retificados ou necessito de guias lineares em meu projeto?
Para planejar um sistema de automação industrial eficiente, é preciso pensar na movimentação das cargas. Além de definir quais serão os motores e os controladores, é essencial considerar a estrutura. É nesse momento que surgem possibilidades como as guias lineares e os eixos retificados.
Ambos incluem o uso de trilhos pelos quais as cargas são movimentadas e apresentam características específicas. Ao conhecê-las, há como tomar uma decisão segura e consistente com o seu projeto.
Para não ficar na dúvida, veja como decidir com segurança é possível usar eixos retificados ou guias lineares.
Quando utilizar eixos retificados ao invés de Guias Lineares?
Ao avaliar a utilização de eixos lineares, os fatores que mais influenciarão nessa decisão serão: Carga, Comprimento e Rigidez necessária ao processo.
Os eixos retificados em geral tem apoio somente nas extremidades, o que limita o curso útil em função da distância entre os suportes e a carga. É verdade que existe a opção de eixos retificados com furos radiais ao longo do comprimento para apoio sobre bases de eixos. Pode ser uma boa opção, mas vale a pena lembrar que precisando eixos retificados com rolamentos são para transporte e não garante rigidez, muitas vezes necessária ao longo do deslocamento da carga.
Avalie o tratamento de temperatura e a composição
Os eixos lineares são retificados, o que garante menor rugosidade e consequentemente maior eficiência e suavidade no deslocamento.
O que garantirá a resistência é a composição do material e o tratamento térmico que assegurará a dureza superficial. Por isso escolha sempre eixos retificados com Liga de Aço Cromo que garantirá maior resistência ao material e aumento da vida útil.
É comum em situações o qual o cliente não escolhe as condições acima, em poucos meses de uso, o eixo retificado aparentar estrias . Esse desgaste superficial irá gerar mais folga ao sistema além do aumento do ruído.
Avalie o custo benefício de guias lineares e eixos retificados
Uma das razões para se dividir entre as opções é o preço associado. Em geral, os eixos são mais baratos, embora ainda ofereçam um alto nível de qualidade e resistência. Por outro lado as guias lineares oferecem benefícios únicos como rigidez, precisão, não encontradas em eixos retificados.
Para a tomada de decisão correta, tenha em mente que eixos retificados serão sempre uma boa escolha para sistema linear de curso útil pequeno e em função da carga. Outra vantagem é a suavidade comparada com guias lineares, e deixa aplicações de movimentos manuais muito mais leves.
Considere qual alternativa encaixa melhor em seu projeto. Avalie, ainda quais são os custos. Se a aplicação é na horizontal ou na vertical e ainda se existe forças radiais e ou momentos aplicados.
Peça a opinião de outros especialistas no assunto
Depois de passar por todas essas análises, é possível ter uma visão ampla sobre a escolha. Mas se quiser ter ainda mais segurança, não deixe de conversar com outros especialistas sobre guias lineares e eixos retificados.
Encontrar um bom fornecedor é essencial nesse sentido, pois você poderá ter o suporte técnico necessário para fazer as melhores escolhas. Aproveite a oportunidade para apresentar o projeto e pedir as impressões de quem lida com essas especificações rotineiramente.
Acrescente a nova opinião à sua avaliação e, então, entenda como tomar a decisão adequada para a automação industrial.
Para decidir, com segurança, entre eixos retificados ou guias lineares, o recomendado é analisar e ambos profundamente. Conheça as especificações do projeto e conte com uma ajuda extra para chegar à conclusão ideal para cada caso.
Independentemente de qual seja sua decisão, veja como comprar equipamentos de automação industrial com qualidade e bom preço!