Como decidir com segurança se posso usar eixos retificados ou necessito de guias lineares em meu projeto?
Automação Industrial Dicas para projetos

Como decidir com segurança se posso usar eixos retificados ou necessito de guias lineares em meu projeto?

Para planejar um sistema de automação industrial eficiente, é preciso pensar na movimentação das cargas. Além de definir quais serão os motores e os controladores, é essencial considerar a estrutura. É nesse momento que surgem possibilidades como as guias lineares e os eixos retificados.

Ambos incluem o uso de trilhos pelos quais as cargas são movimentadas e apresentam características específicas. Ao conhecê-las, há como tomar uma decisão segura e consistente com o seu projeto.

Para não ficar na dúvida, veja como decidir com segurança é possível usar eixos retificados ou guias lineares.

Quando utilizar eixos retificados ao invés de Guias Lineares?

Ao avaliar a utilização de eixos lineares, os fatores que mais influenciarão nessa decisão serão: Carga, Comprimento e Rigidez necessária ao processo.

Os eixos retificados em geral tem apoio somente nas extremidades, o que limita o curso útil em função da distância entre os suportes e a carga. É verdade que existe a opção de eixos retificados com furos radiais ao longo do comprimento para apoio sobre bases de eixos. Pode ser uma boa opção, mas vale a pena lembrar que precisando eixos retificados com rolamentos são para transporte e não garante rigidez, muitas vezes necessária ao longo do deslocamento da carga.

Avalie o tratamento de temperatura e a composição

Os eixos lineares são retificados, o que garante menor rugosidade e consequentemente maior eficiência e suavidade no deslocamento.

O que garantirá a resistência é a composição do material e o tratamento térmico que assegurará a dureza superficial. Por isso escolha sempre eixos retificados com Liga de Aço Cromo que garantirá maior resistência ao material e aumento da vida útil.

É comum em situações o qual o cliente não escolhe as condições acima, em poucos meses de uso, o eixo retificado aparentar estrias . Esse desgaste superficial irá gerar mais folga ao sistema além do aumento do ruído.

guias lineares

Avalie o custo benefício de guias lineares e eixos retificados

Uma das razões para se dividir entre as opções é o preço associado. Em geral, os eixos são mais baratos, embora ainda ofereçam um alto nível de qualidade e resistência. Por outro lado as guias lineares oferecem benefícios únicos como rigidez, precisão, não encontradas em eixos retificados.

Para a tomada de decisão correta, tenha em mente que eixos retificados serão sempre uma boa escolha para sistema linear de curso útil pequeno e em função da carga. Outra vantagem é a suavidade comparada com guias lineares, e deixa aplicações de movimentos manuais muito mais leves.

Considere qual alternativa encaixa melhor em seu projeto. Avalie, ainda quais são os custos. Se a aplicação é na horizontal ou na vertical e ainda se existe forças radiais e ou momentos aplicados.

Peça a opinião de outros especialistas no assunto

Depois de passar por todas essas análises, é possível ter uma visão ampla sobre a escolha. Mas se quiser ter ainda mais segurança, não deixe de conversar com outros especialistas sobre guias lineares e eixos retificados.

Encontrar um bom fornecedor é essencial nesse sentido, pois você poderá ter o suporte técnico necessário para fazer as melhores escolhas. Aproveite a oportunidade para apresentar o projeto e pedir as impressões de quem lida com essas especificações rotineiramente.

Acrescente a nova opinião à sua avaliação e, então, entenda como tomar a decisão adequada para a automação industrial.

Para decidir, com segurança, entre eixos retificados ou guias lineares, o recomendado é analisar e ambos profundamente. Conheça as especificações do projeto e conte com uma ajuda extra para chegar à conclusão ideal para cada caso.

Independentemente de qual seja sua decisão, veja como comprar equipamentos de automação industrial com qualidade e bom preço!

Posts relacionados

Edilson Cravo

Edilson Cravo

Engenheiro de Aplicação da KALATEC, 23 anos de experiência com mais de 5000 visitas únicas em Indústrias. Especialista em Automação Industrial e apaixonado por Servos Motores, foi treinado nas fábricas EMERSON MOTION CONTROL, YASKAWA, WEG, DELTA, HNC, LEADSHINE e ESTUN. Foi consultor de projetos no Instituto Nuclear Brasileiro, Embraer, Rede Globo, USP (Projeto Inspire) entre outros.

Veja também