Como iniciar uma automação industrial na minha empresa

0 Flares Facebook 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

O processo de automação industrial é inescapável. Estima-se que a primeira onda de grande automatização começará no início da década de 2020, com ondas sucessivas indo até meados dos anos 30.

A empresa que iniciar a automação agora, ganhará uma vantagem significativa em relação aos seus adversários, aumentando suas margens de lucro em um momento crucial da História.

Mas como realizar esse processo? No momento, a taxa de fracasso na automação industrial varia entre os 30 e 50%. Onde essas empresas estão errando e como você pode evitar falhar também? Confira a seguir!

Identifique os pontos automatizáveis da sua linha de produção

Cerca de metade das falhas em processos de automação industrial acontecem porque as empresas fazem escolhas erradas durante o desenvolvimento.

Isso acontece porque não há um bom planejamento inicial de como fazer a implementação para a produção automatizada. Falando de maneira simples, as empresas tentam fazer o processo com pressa e fracassam.

Como evitar isso? Comece mapeando a sua linha de produção para identificar os processos que são automatizáveis. Fale com os operários para entender a visão deles da operação e estabeleça métricas para acompanhar o desempenho de cada setor da linha de produção.

Com isso, você conseguirá identificar quais partes da sua operação podem ser automatizadas e quais os ganhos que terá com a transição.

Estude opções de automação industrial com os fornecedores

Depois de mapear a sua linha de produção e identificar os pontos onde a automação pode ser aplicada, é hora de pesquisar pelas opções disponíveis no mercado para fazer essa transição.

Busque as principais empresas do ramo e peça por orçamentos e propostas de automação da sua linha. Estude os laudos técnicos disponíveis e a previsão de desempenho prometida pelas companhias.

automação industrial

Compare essa projeção de desempenho com as suas métricas atuais e calcule quanto você ganhará e quanto custará o processo de transição para ver se vale a pena e qual a proposta mais vantajosa.

Faça um planejamento de curto, médio e longo prazo

Depois de decidir pelo fornecedor ideal para a automação industrial na sua empresa, é hora de planejar a transição do seu modelo atual para o automatizado.

Comece estabelecendo processos e metas de curto, médio e longo prazo. Pense na transição como uma cadeia lógica de eventos: um passo deve conduzir ao outro de maneira orgânica.

Por exemplo, lembre-se que não basta simplesmente comprar as máquinas e colocá-las ali. É importante ter uma interface homem-máquina amigável, profissionais capacitados para a manutenção dos equipamentos e outros cuidados para que o processo não falhe.

Além disso, não tenha pressa. Comece testando soluções em determinadas sessões da sua linha de produção e, aos poucos, vá adicionando mais elementos no seu planejamento.

Execute cada passo do seu planejamento com cuidado

Quando estiver com o plano em mãos, comece a executá-lo com cuidado, um passo de cada vez. É normal que as empresas se empolgue com os primeiros resultados positivos e atropelem o planejamento.

Isso é um erro pois pode comprometer demais a empresa, que não estaria preparada para passos mais avançados no começo da transição.

Por isso, vá com cuidado, sempre considerando os impactos de cada decisão, os requisitos necessários para cada equipamento, cuidados com manutenção e treinamento de pessoal para assumir as novas funções necessárias.

Seguindo esses passos com cuidado, você conseguirá fazer o processo de automação industrial na sua empresa sem falhar e ganhará todos os benefícios que essa transição pode trazer.

Se você gostou deste conteúdo, continue estudando para não errar na hora de fazer a automação industrial na sua empresa. Confira 4 excelentes dicas para descomplicar esse processo com nosso artigo especial!

Comentário no facebook

Login to your account below

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

0 Flares Facebook 0 LinkedIn 0 0 Flares ×