5 dicas para aumentar a vida útil do motor de passo
Dicas para projetos

5 dicas para aumentar a vida útil do motor de passo

Vida útil do motor de passo: Saiba quais são os fatores que implicam na durabilidade.

O motor de passo é um dos componentes essenciais em muitos projetos de automação. Ele garante o funcionamento adequado de equipamentos, favorece a redução do momento de inércia das cargas e leva a um bom desempenho.

Como é o “coração” de vários sistemas, o ideal é que atue de forma prolongada. Com algumas medidas, é possível adiar a troca e obter a melhor performance em cada situação de aplicação.

Quer descobrir como fazer? Veja 5 dicas para elevar a vida útil  do motor de passo e entenda quais são os pontos essenciais!

1. Adquira um produto de alta qualidade

Qualquer ação se torna praticamente inócua se o equipamento não for de alta qualidade. Afinal, só dá para ampliar a vida útil de um produto que já promete durar tempo o bastante. A escolha, portanto, é crucial para favorecer as próximas etapas.

O ideal é buscar um fornecedor cujos motores de passo tenham ímãs de alto desempenho. Desse modo, é possível conquistar os melhores resultados, sem ter que se preocupar com enfraquecimento do campo magnético do rotor.

2. Cuide da temperatura de operação do motor de passo

Com itens de qualidade em mãos, você notará que uma das condições essenciais para a durabilidade é o ambiente de trabalho. Ele precisa estar diante de características normais, sendo que a temperatura é o fator determinante.

O recomendado é que o trabalho aconteça na faixa de -20ºC a 50ºC, no máximo. Nesse intervalo, dá para garantir o melhor funcionamento, sem dificuldades ou comprometimento da atuação.

A temperatura de trabalho do motor de passo poderá  aquecer  até 70ºC, e isso não gerará nenhum problema as propriedades do motor de passo, que são classe B. 

motor de passo

3. Tome cuidado com a parametrização da ligação e da corrente

Para trabalhar, o motor de passo precisa ter a ligação ideal. Ela é do tipo bipolar série ou paralela e cada modelo tem a sua indicação, que tem que ser respeitada. Normalmente, a indicação do fabricante já aponta esse fator de modo claro.

Também é importante definir, corretamente, qual será o consumo de corrente. O ajuste, feito pelo driver, deve ser adequado para evitar sub aproveitamento ou aquecimento devido ao excesso. Assim, há uma proteção reforçada para os componentes e para o funcionamento.

4. Escolha uma tensão de alimentação certa

Além da corrente, é preciso avaliar a tensão que será usada. Ela serve para a alimentação do driver do motor e garante a energização adequada dos componentes.

O truque é entender qual é o tipo de ligação, os limites previstos e a qualidade do produto. A partir disso, é essencial fornecer uma tensão de acordo, para que a corrente seja alcançada em menos tempo e com maior eficiência e desempenho.

5. Respeite as indicações de componentes

Se o objetivo for obter máximo rendimento e proteção extra para o funcionamento, é interessante ficar de olho nas recomendações dos fabricantes. Desse jeito, você evita incompatibilidades e melhora o aproveitamento do item.

Em geral, os modelos apresentam indicações de drivers e, em alguns casos, de redutores. Atender às especificações permite que o produto trabalhe de maneira ótima e por um período maior.

O motor de passo deve ser usado nas condições certas para durar mais tempo. Com essas dicas, é possível potencializar sua vida útil e melhorar o retorno sobre o investimento.

Se tiver achado essas informações úteis, compartilhe o post nas suas redes sociais e aproveite para conversar com seus contatos. Confira também outros conteúdos no nosso blog.

Posts relacionados

Edilson Cravo

Edilson Cravo

Engenheiro de Aplicação da KALATEC, 23 anos de experiência com mais de 5000 visitas únicas em Indústrias. Especialista em Automação Industrial e apaixonado por Servos Motores, foi treinado nas fábricas EMERSON MOTION CONTROL, YASKAWA, WEG, DELTA, HNC, LEADSHINE e ESTUN. Foi consultor de projetos no Instituto Nuclear Brasileiro, Embraer, Rede Globo, USP (Projeto Inspire) entre outros.

Veja também