4 benefícios exclusivos dos redutores planetários para sua indústria
Automação Industrial Dicas para projetos

4 benefícios exclusivos dos redutores planetários para sua indústria

Na hora de desenvolver um projeto de automação industrial é indispensável contar com os equipamentos certos. Entre os componentes, estão os redutores planetários para sua indústria.

Eles são formados por engrenagens dentadas, em um sistema conhecido como planetário. Ligados ao servo motor ou ao de passo, recebem o torque de entrada e favorecem a transmissão de movimentos. Com isso, dão origem ao torque de saída e modificam a atuação dos motores da configuração.

A seguir, veja quais são as principais vantagens exclusivas dos redutores planetários para sua indústria e por que devem ser utilizados.

1. O ganho de eficiência dos motores é um dos aspectos fundamentais

Como esses transmissores conseguem obter excelentes resultados, também ajudam a diminuir a exigência sobre a potência do motor. Na prática, acontece porque ele reduz a velocidade de movimento e aumenta o torque na mesma medida. Com isso, o componente não é tão exigido.

Trata-se de uma qualidade que amplia a vida útil do item e que faz com que a necessidade de manutenção fique menor. Em geral, apresenta eficiência acima de 90%, o que melhora os resultados de processos.

Também é uma característica que auxilia a reduzir os riscos de paradas produtivas e que diminui os custos associados.

2. A redução da inércia da carga cai drasticamente

Além de elevarem o torque, os redutores planetários para sua indústria ajudam a abaixar a inércia da carga movida. A queda acontece em nível quadrático e isso é possível graças à distribuição do sistema de transmissão.

redutores planetários para sua indústria

Essa diminuição ocorre sobre a inércia da carga a ser movimentada e ainda facilita o procedimento. Na prática, é outro ponto que aumenta a performance. Para completar, é um jeito de conquistar maior controle.

3. A precisão dos itens também é elevada

Desde que bons redutores planetários para sua indústria sejam adquiridos, dá para obter um nível bastante satisfatório de precisão. Em um sistema de automação, essa é uma característica indispensável, já que tudo é planejado de acordo com exigências específicas.

A folga, em casos adequados, não passa de 10 arc minutos. Tal questão garante bons resultados na continuidade de operação, bem como em relação à previsão do que será obtido. Assim, há como atender ao nível de qualidade e de movimentação que é esperado.

4. Os redutores planetários para sua indústria são compactos

Embora aceitem velocidade de entrada de até 5000 RPM, os redutores não são grandes. Na verdade, são itens bem compactos e que ocupam pouquíssimo espaço. Mesmo assim, têm elevada capacidade de torque, o que só é possível por causa do sistema de múltiplas engrenagens em posicionamento específico.

Além de essa qualidade servir para economizar área útil dos componentes, garante um peso bem pequeno para as peças. Para completar, eles não requerem acoplamento ao motor, já que é viável utilizar a flange e o furo.

Os redutores planetários para sua indústria são indispensáveis por conta dos impactos positivos no torque. Adquiridos em uma empresa de qualidade, oferecem vantagens essenciais para o alcance de bons resultados.

Não perca nenhuma novidade! Acompanhe os nossos perfis no Facebook, LinkedIn e YouTube e saiba mais sobre projetos do tipo.

Posts relacionados

Edilson Cravo

Edilson Cravo

Engenheiro de Aplicação da KALATEC, 23 anos de experiência com mais de 5000 visitas únicas em Indústrias. Especialista em Automação Industrial e apaixonado por Servos Motores, foi treinado nas fábricas EMERSON MOTION CONTROL, YASKAWA, WEG, DELTA, HNC, LEADSHINE e ESTUN. Foi consultor de projetos no Instituto Nuclear Brasileiro, Embraer, Rede Globo, USP (Projeto Inspire) entre outros.

Veja também