Arduino o que é? Pra que serve isso? Esta é a expressão de muita gente quando se depara com esta palavra pela primeira vez. E você sabe o que é? Conhece esta inovação tecnológica criada em 2005?
Continue lendo este artigo para ficar por dentro do que é, para que serve e como funciona o Arduino e, também, para ver o que é possível fazer com ele.
Além disso, conheça ainda do que é feita esta tecnologia, quais tipos existem e como utilizá-la.
Desejamos que esta leitura seja esclarecedora para você, cliente Kalatec.
O arduino é uma plataforma de prototipagem (processo de criação e fabricação de protótipos), open source (código aberto), criado para que o desenvolvimento de projetos tivesse um preço acessível para qualquer pessoa.
Ele é um dispositivo que facilita a elaboração de projetos robóticos, operando como uma mente eletrônica programável, de fácil uso e com várias portas para conexões com módulos e sensores.
Essa plataforma interage com qualquer ambiente por meio de hardware e software e pode ser ligado a um computador ou uma rede para o recebimento e envio de dados.
Seu objetivo é testar produtos em desenvolvimento, com baixo custo, a fim de descobrir as possíveis falhas e as capacidades do projeto, durante a prototipagem.
Foi criado na Itália, em 2005, por Massimo Banzi, David Cuartielles, Tom Igoe, Gianluca Martino e David Mellis, que tinham em mente auxiliar estudantes sem conhecimento em programação e eletrônica.
Depois, novos tipos mais modernos e potentes foram criados para atender diferentes aplicações, como impressoras 3D e aplicativos IoT.
Por ser uma plataforma de código aberto, milhares de pessoas têm feito inúmeras modificações e lançado novas versões desta placa, o que tem gerado uma grande quantidade de diferentes versões no mercado, com variados preços e aplicações.
Em suma, o arduino é uma plataforma eletrônica de prototipagem open-source e hardware livre, de fácil utilização, projetado através de um microcontrolador de programação específico, com pinos de entrada e saída.
Na Kalatec, você encontra motores de passo 4 fios para arduino.
O Arduino serve para facilitar o aprendizado de programação, ensinando as pessoas a desenvolverem projetos de eletrônica e de robótica, automatizar escritório, criar um novo brinquedo ou jogos, etc.
A lista de possibilidades é enorme. Com a conexão com outros acessórios, como displays, módulos de relés, teclados, dentre outros é possível controlar abertura de portas e cortinas, controlar volume de som e muito mais.
Pesquisadora brasileira desenvolve nariz eletrônico para avaliar cerveja.
“Com uma série de sensores acoplados a um arduino (placa microcontroladora), o e-nose detecta compostos indesejáveis em amostras de cervejas”.
É uma tecnologia que serve para automação de residência, por exemplo, trancando e destrancando portas eletronicamente, ou acendendo e apagando lâmpadas automaticamente.
Ele serve ainda como dispositivo de segurança residencial, com programação de alarme inteligente, sensores de movimento, sirenes, câmeras, etc. Enfim, é uma ferramenta com infinita utilidade residencial, comercial e industrial.
Com um funcionamento simples, o arduino facilita o controle de sistemas interativos em ambientes doméstico e comercial, da mesma forma que o CLP (Computador lógico programável) controla os sistemas industriais.
A placa funciona através de pinos que a conecta a um circuito eletrônico e, através dessa conexão, controla o circuito, enviando e recebendo informações. Para isso é necessário um software, baixado e instalado em um computador.
O software instalado no Arduino irá determinar todos os comandos feitos pela placa para a realização das tarefas. Ele definirá o início, o tempo de duração, o fim dos processos e as repetições dos mesmos.
A linguagem para a programação é feita em código, semelhante à linguagem C/C++, que após passar pelo compilador, é traduzida para um código compreensível pela placa.
Essa programação é feita por meio do programa IDE Arduino (baixado diretamente do site oficial arduino.cc) e a conexão com o computador via cabo USB, permitindo que os comandos definidos no programa sejam devidamente transferidos até a placa.
Como você já pôde perceber, o Arduino possui infinitas possibilidades de utilização. Por isso, com ele, é praticamente executável qualquer atividade. Segue abaixo uma pequena lista de coisas que essa tecnologia consegue fazer:
As oportunidades com um Arduino são inúmeras, por isso existem várias formas de utilizá-lo. Você pode fazer uso dele para criar um brinquedo, melhorar um equipamento, criar robôs, entre muitas outras utilidades.
Você pode ainda utilizá-lo na área de impressão 3D, robótica, engenharia de transportes, internet das coisas, mecânica, inteligência artificial, enfim, em praticamente todos os ambientes e realidades.
Os principais elementos que compõem uma placa Arduino, são:
Existem muitas opções de Arduino o que é fundamental para aplicabilidade em diferentes funções. A seguir, vamos citar os principais:
Pensar em muitas possibilidades de aplicação nas áreas de automação, sensoriamento e controle de processos e atividades é pensar em arduino.
Com ele pode-se realizar desde coisas mais simples, como acionar uma lâmpada por meio de celular ou regar sua planta automaticamente, até as mais complexas, como o controle de um grande sistema de produção.
A Kalatec está à disposição para te orientar em seu projeto de automação, seja ele industrial, residencial ou predial. Conte com a experiência de nossa equipe especializada.