5 dicas fundamentais para ter sucesso na automação industrial
Automação Industrial

5 dicas fundamentais para ter sucesso na automação industrial

A indústria moderna depende muito das máquinas e do processo de automação. O advento da Indústria 4.0, chamada de Quarta Revolução Industrial, estimula a combinação de diferentes tecnologias que vão aparecendo no mercado.

Apesar de todas as vantagens que a tecnologia oferece, é importante realizar um planejamento para que o processo de automação funcione. O diferencial competitivo que a tecnologia assegura compensa o investimento. Mas isso não significa ir comprando máquinas aleatoriamente, sem avaliar o custo-benefício e o payback (tempo de retorno do investimento).

Abaixo, mostramos 5 dicas fundamentais para ter sucesso na automação industrial!

1. Desenvolva projetos-pilotos

Para automatizar a indústria, é necessário ter um time de funcionários especializados e aptos a trabalhar com os impactos que as transformações causarão sobre o negócio.

Uma dica para que a automação industrial funcione é dar vida a projetos experimentais. Com esses projetos, a indústria terá condições de pôr à prova as implementações futuras. Dessa forma, será possível fazer uma análise dos resultados na tentativa de encontrar o melhor modo de automatizar a cadeia produtiva conforme as necessidades da indústria.

Os resultados dos projetos experimentais funcionarão como parâmetros para a implementação efetiva e para a gestão prever qual o valor dos investimentos, os prazos e demais informações pertinentes, como a análise de indicadores.

2. Calcule o payback

Um dos indicadores mais relevantes é o payback, também chamado retorno do investimento. A partir dele, o gestor terá uma noção mais precisa de quanto tempo levará para que o capital aplicado na automação volte à indústria.

Esse índice é importante porque esclarece com antecedência como as máquinas influirão nos aspectos financeiros.

Muitas vezes, os benefícios são sentidos de outra forma e não diretamente nas finanças. Por exemplo, algumas máquinas podem ajudar a melhorar a qualidade de vida dos funcionários, facilitando seu trabalho e melhorando o seu desempenho. Trabalhando melhor, cada funcionário tende a aumentar a produtividade, o que impacta positivamente sobre a economia e os ganhos.

3. Estabeleça os recursos

Realizando testes, a indústria terá como fazer o mapeamento de toda a arquitetura industrial a fim de definir quais serão os recursos necessários para a implementação da automação.

automação industrial

Uma infraestrutura de TI veloz ajuda a melhorar os processos. O gestor precisa avaliar as soluções mais complicadas, que demandam exigências maiores.

Apenas desse modo, a indústria terá como determinar os recursos fundamentais para que a automação seja desenvolvida.

4. Procure trabalhadores especializados

A mudança para a automação industrial é complexa e exige a boa atuação dos profissionais mais qualificados, a fim de obter os melhores resultados na efetivação dos projetos.

Daí a necessidade de procurar e encontrar profissionais preparados que tenham habilidades e conhecimentos suficientes para ajudar a indústria no processo.

5. Implemente a automação industrial

Depois de identificar as necessidades da indústria, de encontrar os trabalhadores mais habilitados, de efetuar os testes (projetos-pilotos), é o momento de começar a implementar as tecnologias de automação.

O gestor deve investir em soluções que gerem flexibilidade para as necessidades industriais. É importante que as máquinas contribuam para integrar os setores da indústria, para monitorar e gerenciar os dispositivos e as informações.

A automação industrial permite que o negócio passe por uma inovação (e mesmo revolução) tecnológica. Ela contribui para criar um importante diferencial competitivo.

Entre as vantagens proporcionadas pelos processos automatizados podemos citar:

·         diminuição dos custos de produção;

·         melhoria na coleta e na análise de dados e informações;

·         aprimoramento na gestão e na segurança do ambiente de trabalho;

·         redução e eliminação de desperdícios e de falhas.

A automação industrial promove melhorias na indústria, mas é fundamental planejar e analisar as melhores soluções, priorizando sempre o custo-benefício de cada máquina!

A Kalatec Automação trabalha com três tipos de máquinas: automação para indústrias e para residências e máquinas especiais. Ela também está nas redes sociais: curta sua página no Facebook e convide seus amigos para curtirem também.

Posts relacionados

Edilson Cravo

Edilson Cravo

Engenheiro de Aplicação da KALATEC, 23 anos de experiência com mais de 5000 visitas únicas em Indústrias. Especialista em Automação Industrial e apaixonado por Servos Motores, foi treinado nas fábricas EMERSON MOTION CONTROL, YASKAWA, WEG, DELTA, HNC, LEADSHINE e ESTUN. Foi consultor de projetos no Instituto Nuclear Brasileiro, Embraer, Rede Globo, USP (Projeto Inspire) entre outros.

Veja também