Como funciona o Spindle Motor? Entenda neste guia completo!
Automação Industrial

Como funciona o Spindle Motor? Entenda neste guia completo!

Comum em atividades de usinagem, o Spindle Motor de Alta Frequência se diferencia dos motores elétricos universais por ter rotação cinco vezes maior.

Com alto desempenho, este produto traz a eficiência necessária às árduas atividades industriais.

Conheça agora tudo sobre essa peça potente e aprenda o que ela pode oferecer ao seu empreendimento. Saiba os cuidados necessários e, ainda, qual a diferença entre o Spindle e a tupia.

Você tem Dúvidas, quais motores aplicar na sua CNC? Fale com especialistas

O que é um Spindle Motor?

Spindle Motor é um motor de indução trifásico que suporta alta frequência. Os motores de indução tradicionais giram a 60Hz, enquanto os Spindle Motors são aperfeiçoados com rolamentos cerâmicos e um eficiente balanceamento interno para atingir frequências de 300 a 400Hz. 

Ou seja, atuam acima da frequência padrão da rede de energia. Sua velocidade pode chegar a 18.000 ou 24.000 RPMs, sendo mais veloz em comparação a motores de dois, quatro ou seis polos.

Existem Spindle Motors de corrente contínua ou corrente alternada, que pedem um inversor de frequência para a alimentação – que também evita a queima do estator.

Também é conhecido como Motor de Fuso, Fuso Eletromecânico, Motor de Eixo ou Eletro-Spindle. É muito aplicado a máquinas de usinagem CNC, tornos, fresadoras, routers, entre outras.

Diversas indústrias recorrem ao Spindle, como:

  • automotivas;
  • químicas;
  • de embalagens;
  • alimentícia;
  • metalúrgicas;
  • têxteis;
  • farmacêuticas;
  • celulose e papel;
  • usinagem, etc.
Motor Spindle Kalatec

Como funciona um Spindle?

O Spindle é um fuso ou eixo que tem a função de girar uma ferramenta ou instrumento de corte, fresagem, furação, perfuração, gravação, rosqueamento, entre outros trabalhos, além de girar elementos que estão sendo torneados.

Sua estrutura é formada por um motor principal ligado a um sistema mecânico e hidráulico, com atuação precisa e alta rotação, oferecendo diferentes níveis de potência.

O rotor do motor funciona diretamente como eixo principal da máquina-ferramenta. O eixo fica na base do motor e os demais elementos são usados para realizar a integração do motor e do fuso da máquina-ferramenta.

O equipamento realiza rotações de até 150.000 RPM empregados em atividades de usinagem que utilizam diferentes materiais, como: plástico, madeira, vidro, metais e até pedras.

O Spindle é basicamente o eixo principal do equipamento atuante, realizando movimentos radiais ou axiais intensos.

Processos que exigem força e velocidade costumam contar com a capacidade de rotação e robustez deste tipo de motor elétrico.

Quais as vantagens em um Spindle Motor?

Além das rotações altamente elevadas, em comparação com motores elétricos universais, outro destaque é que o Spindle tem dimensões do conjunto estatórico reduzidas. Ou seja, mesmo compacto, tem torque e potência grandes.

Trata-se de um equipamento moderno, ágil para aprimorar operações de usinagem. Seguro, permite o controle da velocidade por sistemas eletrônicos, mantendo uma confiável estabilidade.

O motor tem características de baixa velocidade para rosqueamento rígido,  permitindo dureza da ferramenta e rigidez do rolamento, possibilitando o uso para metais duros e cortes precisos em larga escala.

Em comparação a motores assíncronos e sob as mesmas condições de potência, o Spindle economiza de 20 a 50% a mais de energia elétrica. E esse número cresce conforme a elevação da potência.

Graças às suas características de baixa velocidade, o motor pode equipar máquinas novas ou antigas, garantindo uma faixa grande de aplicações.

vantagens em um Spindle Motor

Cuidado com os Spindles

Os cuidados com o Spindle devem começar desde a escolha do fornecedor. Este precisa realizar testes e fazer o balanceamento do produto, que ainda tem que ser instalado por profissionais com conhecimento em elétrica e segurança.

O balanceamento é essencial para que os elementos girantes nos mancais tenham seu peso distribuído, sem forçar o equipamento, atendendo à norma ISO 21940-11.

A recomendação é que o motor seja aplicado em local plano e o mais isento possível de vibrações e sujeira.

Para melhor desempenho, o motor não deve ser instalado a mais de 1.000 metros acima do nível do mar e o elemento refrigerador (líquido, ar ambiente ou ar comprimido) deve ter até, no máximo, 40ºC.

A temperatura influencia o desempenho do produto, que pode ser danificado ao atuar sob temperatura menor que -20ºC ou maior que 40ºC.

Muitas vezes operando como o componente principal de uma máquina, o Spindle exige manutenção adequada e frequente, com análise de todos os seus mecanismos, como eixos, pinças, enrolamentos e rolamentos.

Tais avaliações contribuem para prolongar sua vida útil, evitar mau funcionamento e paradas para reparos.

Inversor de Frequencia para Spindle

Qual a diferença entre Spindle e tupia?

Apesar de ambos serem excelentes equipamentos, há diferenças entre eles. O nível de ruído do Spindle é bem menor que o da tupia. Trabalhar com a tupia exige o uso de protetores auriculares, especialmente quando ela fica ligada por longos períodos.

Mesmo fazendo o uso doméstico, é preciso ter esse cuidado. E o barulho fica ainda maior quando ela não é nova e já apresenta folga nos rolamentos.

O Spindle tem um melhor controle de velocidade, permitindo a regulagem feita por uma chave ou por programas de computador (desde que a fonte tenha a opção PWM, para controle de rotação).

Dependendo do material com que se trabalha, é preciso baixa rotação para um corte com mais eficiência. Já o controle de velocidade da tupia é mais difícil de ser realizado, necessitando da aplicação de um regulador de voltagem.

Quanto à refrigeração, a do Spindle é feita por uma ventoinha, ao contrário da tupia, refrigerada pela parte de baixo, o que causa espalhamento de pó, prejudicando o trabalho.

Com relação à potência dos dois equipamentos, ela é praticamente igual. Já o valor tem discrepância, sendo o Spindle mais caro que a tupia.

Linha completa de Produtos para CNC Router com a Qualidade e Tradição kalatec

Conclusão

Procuramos neste artigo apresentar os principais aspectos deste motor que faz a diferença, especialmente em processos de usinagem. 

São claras as vantagens do Spindle: possui excelente velocidade de rotação e estabilidade, ajudando a melhorar significativamente o acabamento superficial das peças produzidas.

Vimos também que a manutenção minuciosa do equipamento é importante para preservar a sua funcionalidade.

Além disso, com seu design flexível, pode ser aplicado em projetos com limitação de espaço. Assim, concluímos que o Spindle Motor é fundamental para aumentar a produtividade.

Entre em contato com os especialistas da Kalatec e tenha à disposição produtos que atenderão de forma segura o seu projeto.

Posts relacionados

Edilson Cravo

Edilson Cravo

Engenheiro de Aplicação da KALATEC, 23 anos de experiência com mais de 5000 visitas únicas em Indústrias. Especialista em Automação Industrial e apaixonado por Servos Motores, foi treinado nas fábricas EMERSON MOTION CONTROL, YASKAWA, WEG, DELTA, HNC, LEADSHINE e ESTUN. Foi consultor de projetos no Instituto Nuclear Brasileiro, Embraer, Rede Globo, USP (Projeto Inspire) entre outros.

Veja também